Funil de vendas: Passo a passo para montar o mais adequado para o seu site.

Funil de vendas: Passo a passo para montar o mais adequado para o seu site.

Categoria: Notícias

16/06/2021 às 22:43

O funil de vendas é uma ferramenta de análise que ilustra todas as etapas pelas quais os clientes passam, desde o momento em que conhecem uma marca até o instante em que efetuam uma compra.

Ele transforma o negócio porque é capaz de identificar os pontos de foco e faz com que a empresa descubra como o mercado ao seu redor funciona.

Toda empresa precisa compreender o que os clientes e potenciais clientes buscam, inclusive, no que diz respeito a produtos similares, para poder apresentar uma proposta de valor para eles.

A compra não é um processo direto, e isso mudou desde que a internet se tornou nosso principal veículo de comunicação.

Se antes transmitir um comercial na TV para convencer o cliente, resumindo a relação de compra e venda entre divulgação e compra, hoje o consumidor quer muito mais do que isso.

E é exatamente essa situação que tornou o processo de compra mais complexo. Só que para facilitá-lo, as marcas podem fazer uso do funil.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o seu conceito, como desenvolvê-lo e qual a importância de mantê-lo sempre atualizado.

Importância do funil de vendas para gerar clientes

A estratégia de Inbound Marketing tem crescido continuamente, mesmo assim, ainda vemos alguns empreendedores dizendo que acompanham seus clientes diariamente, que postam nas redes sociais e que têm uma lista de contatos ativa.

Tudo isso, de fato, é importante, entretanto, não é o suficiente para aumentar o número de vendas. 

O consumidor moderno está cada dia mais exigente, isso significa que eles querem os melhores produtos e serviços e que suas necessidades sejam atendidas.

Portanto, é importante monitorar o gráfico do site, oferecer cartao fidelidade doces e acompanhar os clientes, no entanto, é necessário saber o que leva uma pessoa comprar com uma empresa em detrimento de outra.

A marca deve saber como as pessoas chegam até ela, o que pesquisam sobre suas soluções às dúvidas que possuem, dentre outros aspectos.

Essas informações chegam até o seu negócio por meio de técnicas de vendas e marketing, além da construção de um funil com foco em atrair mais pessoas e transformá-las em clientes.

E ter essa jornada de compra bem definida é o que vai possibilitar que o lead descubra o problema dele, saiba como solucioná-lo, entenda o valor da marca, amadureça sua decisão de compra, e finalmente, seja convertido.  

Sendo assim, agora que você já sabe a importância do funil para gerar mais clientes, no próximo tópico, vamos mostrar como elaborá-lo. 

Como desenvolver o funil de vendas para um site

A criação do funil de vendas pode ser dividida em um passo a passo, que você pode seguir, conforme a realidade do seu negócio, confira:

Entender a jornada do cliente

É importante observar, mapear e entender a jornada do cliente para montar as etapas do funil do jeito certo. Por exemplo, se um profissional precisa de grafica cartao de visita, ele vai entrar em contato com uma gráfica para fazer um orçamento.

Além disso, ele precisa conhecer os modelos, os tipos de papéis e impressões que podem ser usadas, dentre outras características e o valor de cada uma.

Ele vai analisar as propostas dela e compará-las com as de outras gráficas, e assim decidir com quem fechar negócio.

Se você souber como funciona a jornada do seu cliente, vai entender um pouco mais sobre as características dele, dentre outros aspectos, como:

Necessidades;

Fatores decisivos para a aquisição;

Tomada de decisão de compra;

Momento mais adequado para a venda;

Canais que utilizam.

A partir disso, é possível seguir os demais passos para criar o funil de vendas de um fabricante de embalagens delivery personalizadas.

Conhecer o ciclo de vendas

Ao saber como funciona a jornada de compra dos clientes, conseguimos montar um ciclo de vendas mais adequado. Trata-se de uma divisão por etapas, com base nas perspectivas da empresa.

No caso do cartão de visitas, podemos dizer que o ciclo de vendas da gráfica se dá pelo orçamento, apresentação dos tipos de cartão, proposta, negociação, decisão de compra. É isso que vai servir como base para o próximo passo.

Instituir as etapas do funil

Isto posto, sabendo como funciona o ciclo de vendas dentro do site, está apto a estruturar o funil. Ele deve ser facilmente lido, com etapas mensuráveis, já que ele será usado para fazer previsão de vendas e vigiar os indicadores de desempenho.

O funil será acompanhado por várias pessoas, como gestores, equipe de marketing e outros interessados. Sendo assim, uma gráfica de banner impressao pode fazer uma reunião para alinhar todas as etapas.

Estabelecer a duração de cada etapa

Para definir o tempo de duração de cada etapa, analise o histórico da empresa. Caso ela ainda não possua, é possível se basear nos comentários dos vendedores ou acompanhar a evolução das vendas, fazendo os ajustes necessários.

Outra forma de definir o tempo é observando a jornada do cliente, de qualquer forma, essa definição é importante para saber o tempo máximo que a equipe de vendedores pode gastar em cada etapa.

Essa definição é importante, mas na prática, nem todos os clientes vão passar pelas mesmas etapas.

Firmar as metas de cada etapa

Para uma gráfica de impressao digital ou qualquer outra empresa, as etapas precisam ser facilmente mensuráveis. Para fazer isso, uma dica é começar pela última etapa até chegar a primeira.

Tenha em mente o faturamento que se pretende atingir em um período, visto que isso garante que você pague todas as despesas e tenha um bom lucro.

Depois, é importante calcular o ticket médio, que representa o quanto seu negócio lucra com cada venda. Com base nesse número, olhe o histórico e a taxa de conversão entre uma etapa e outra.

Agora que você já sabe como estruturar o funil de vendas dentro do site, no próximo tópico, vamos mostrar a importância de mantê-lo sempre atualizado.

Importância de manter o funil de vendas atualizado

Tanto uma gráfica de flyer de divulgacao quanto qualquer outra precisa manter o funil de vendas atualizado.

Dessa forma, não faltará oportunidade. As informações estão sempre atualizadas, centralizadas e organizadas. Isso mantém os contatos sempre aquecidos e dificilmente o time de vendas ficará ocioso.

O funil de vendas estabelece uma relação mais próxima com os clientes e potenciais clientes. Ao estabelecer essa conexão com eles, mesmo que a empresa não efetive a venda, por algum detalhe, essas pessoas voltarão a considerar a possibilidade.

Isso porque elas conheceram seus materiais e entenderam o valor da solução que oferecem. Portanto, da próxima vez que precisarem, já sabem que poderão contar com você.

Outra vantagem que explica a importância do funil de vendas sempre atualizado é que, dessa forma, é possível prever melhor as conversões.

Além de investir em acao de marketing promocional, a empresa passa a ter uma equipe comercial bem estruturada e comprometida.

Com isso, fica mais fácil trabalhar o lead até que ele efetue a compra, o que traz mais previsibilidade para os faturamentos futuros.

Manter o funil de vendas atualizado também é uma forma de garantir que o seu negócio tenha sempre em mãos os melhores conteúdos para os leads e as necessidades deles.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes atualmente. Trata-se da criação de materiais ricos e de valor para o público-alvo da empresa.

Todos os conteúdos podem ser adaptados às necessidades de cada etapa do funil, portanto, para os leads que estão no topo, meio e fundo do funil.

Ter bons conteúdos, de forma a abordar os assuntos de interesse do público, é a forma como uma empresa de administracao de restaurante corporativo tem de mostrar o seu valor e se posicionar como autoridade.

Materiais atualizados que se encaixem perfeitamente às etapas do funil atraem a atenção das pessoas, o que facilita a passagem delas em cada etapa.

Conclusão

O site é um dos principais canais de venda de uma marca hoje, mas não basta anunciar os produtos e serviços e esperar que eles se vendam sozinhos.

O funil de vendas mostra com clareza todas as etapas pelas quais os consumidores passam desde o primeiro contato deles com uma marca.

Ter essa visualização permite entender o comportamento dos consumidores e estabelecer uma espécie de rota até o fechamento do negócio.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre a importância do funil para gerar mais clientes, como ele pode ser desenvolvido para os sites e a importância de mantê-lo sempre atualizado.

Com ele, o processo de vendas será muito mais inteligente, e conquistar clientes será apenas uma consequência natural de uma boa estratégia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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