8 dicas de produção de conteúdo para a internet

8 dicas de produção de conteúdo para a internet

Categoria: Notícias

12/10/2021 às 11:42

A produção de conteúdo é uma das estratégias de marketing digital mais usadas pelos profissionais dessa área. Afinal, um conteúdo relevante pode fazer os clientes comprarem de uma empresa sem pensar duas vezes. Mas a grande questão é: como produzir um conteúdo para a internet que seja persuasivo? Esse post vai te dar 8 dicas para melhorar a produção de conteúdo do seu negócio online. Vamos lá!

Escolha temas que são de interesse do seu público-alvo

Se você está pensando em produzir conteúdo diário para alimentar o seu site ou blog na internet, deve escolher temas que são de interesse do seu público-alvo. Isso é primordial para atrair a atenção dele e aumentar o número de visitantes.

Mas é fundamental que você mantenha uma relação saudável e estreita com seus clientes, para ficar por dentro dos assuntos que, de fato, interessam a eles. Se você ignorar isso e produzir conteúdo pouco interessante, simplesmente ninguém vai consumi-lo. Aí é a mais pura perda de tempo!

Técnicas de SEO: elas não podem ficar de fora

Todo conteúdo para internet deve ser otimizado com técnicas de SEO, que são as responsáveis por deixar o seu site ou blog nas primeiras posições da primeira página de resultados do Google. Não é somente abrir o Word e começar a escrever sobre um determinado tema e postar.

Um artigo para a internet que fale sobre drenagem linfática, por exemplo, deve ter uma palavra-chave e fazer uso de outras normas de SEO. Dessa forma, os usuários terão mais facilidade de encontrá-lo na hora em que estiverem pesquisando no Google. Ignorar as técnicas de SEO nunca é recomendado. 

Inclua as fontes

Na hora de produzir conteúdo para a internet, é necessário incluir no final do post todas as fontes que foram consultadas para a elaboração do mesmo. Isso dá muito mais credibilidade ao site, pois mostra que as fontes foram usadas somente para consulta e que não houve nenhum tipo de plágio. 

O Google também acaba enxergando com bons olhos todos os conteúdos em sites que incluem fontes de consulta, principalmente se elas forem confiáveis ou bastante conhecidas pelos internautas. Pode até parecer um detalhe sem importância, mas não é.

O seu conteúdo deve ser direcionado

Quando o assunto é produção de conteúdo para a internet, é preciso que ele seja direcionado a um público específico. Por isso, antes de sair escrevendo em seu blog sobre NR 35, por exemplo, pense no direcionamento do conteúdo que você pretende postar. 

Tudo deve ter relação com os interesses e necessidades do seu público-alvo, caso contrário, não fará o menor sentido. Até o tom da linguagem e o posicionamento da sua empresa perante um determinado assunto devem ter um direcionamento para quem tem o hábito de consumir seus conteúdos. 

Inclua conteúdos visuais

Para um conteúdo que é postado em um site ou blog ser considerado relevante, imagens com boa resolução, infográficos e até legendas devem ser incluídas. Ou seja, quanto mais rico em informações o conteúdo for, maiores serão as chances dele ser bem ranqueado pelo Google.

Conteúdos visuais deixam o material bem mais completo e prendem mais a atenção do leitor, que provavelmente vai ler até o final. Por isso, trate de caprichar no visual do seu conteúdo. Por exemplo, um artigo em texto, sem fotos, gráficos ou animações, podem ser mais cansativos de ler. 

Faça pesquisas sobre o que você está falando

Mesmo que você acredite que tenha total domínio sobre algum tipo de assunto de interesse do seu público-alvo, fazer uma boa pesquisa é sempre uma opção inteligente. Muitas vezes, você pode se enganar e colocar informações inverídicas ou desatualizadas no conteúdo do seu site. 

Por isso, é fundamental buscar dados relevantes sobre o tema discutido em seus artigos, para complementar as informações que você já sabe. Quando o assunto é produção de conteúdo para internet, quanto mais valor o seu blog post agregar na vida dos clientes, melhor.

Analise a relevância do tema

Em todos os nichos de mercado, existem temas que são mais relevantes para o público-alvo e outros nem tanto. Por isso, antes de sair produzindo conteúdos sobre hipnose, por exemplo, para postar em seu blog, faça uma análise da relevância de cada tema escolhido. 

Você pode usar ferramentas para te ajudar com essa tarefa. Lembre-se de que o assunto deve ser interessante para o seu público-alvo e ter uma procura considerável no Google, caso contrário, não valerá a pena produzir um conteúdo a respeito. Quanto maior for a procura pelos internautas, maior é a importância do assunto. 

Ofereça conteúdos em diversos formatos

Você é daqueles que só postam conteúdos em formatos de texto? Não que isso esteja errado, mas é importante oferecer conteúdos em diversos formatos, para o Google deixar o seu site bem posicionado nas páginas de resultados. 

Dessa forma, o seu site também deve oferecer conteúdos em formato de vídeo e áudio (podcast). Isso pode fazer uma baita diferença, já que existem pessoas que preferem consumir conteúdos em diferentes formatos. Por mais que seja trabalhoso, pode valer muito a pena investir nessa estratégia. 

Agora que você está por dentro das nossas dicas sobre produção de conteúdo para a internet, que tal segui-las à risca e aumentar o tráfego orgânico em seu site ou blog? Boa sorte! 

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