Ações de SEO para melhorar o seu site! Leia e conheça

Ações de SEO para melhorar o seu site! Leia e conheça

Categoria: Notícias

28/11/2022 às 20:09

As estratégias de SEO são fundamentais para que o site consiga atrair um bom tráfego na internet. São elas que vão atuar no posicionamento de um site nos mecanismos de buscas, aumentando suas visitas e como consequência sua autoridade.

Para criar um anúncio nos buscadores ou nas redes sociais, a empresa precisa ter para onde direcionar usuário, e a plataforma certa para isso é um site institucional. Mas, mesmo que os anúncios ajudem a atrair as pessoas, o tráfego orgânico continua sendo primordial.

Ele torna a plataforma relevante na internet e mostra para os usuários que a organização sabe o que está fazendo e falando. As pessoas sabem quando os links que aparecem nos resultados de pesquisa são anúncios ou não.

Quando querem esclarecer uma dúvida, sempre recorrem aos links orgânicos que são conseguidos por meio das estratégias de SEO. É com elas que a plataforma será bem projetada e terá conteúdos de valor.

Mas para usar adequadamente as ações de SEO, primeiro é necessário entender o conceito dessa estratégia, sua importância para os negócios e quais são suas principais práticas.

O que é SEO?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (otimização para motores de busca), e consiste em uma série de ações, ferramentas e estratégias usadas dentro do site para que ele apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

Aparecer bem posicionado na primeira página é indispensável para atrair visitantes de maneira orgânica. Só que existem cerca de 200 exigências que os algoritmos dos buscadores fazem, principalmente o Google, para indexar os links.

Além dessa enorme quantidade, uma empresa de terceirização de mão de obra construção civil precisa estar sempre atenta porque eles mudam frequentemente.

Mesmo que essa constante mudança ocorra, o SEO reúne ações que conseguem manter a página bem posicionada e é de fundamental importância para os negócios.

Importância de investir em SEO

Ao longo do tempo, o Google determinou alguns parâmetros que os sites precisam seguir para melhorar seus conteúdos e conquistar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

Antigamente, esses critérios costumavam ser técnicos e qualquer plataforma que seguisse alguns parâmetros poderia aparecer entre os primeiros resultados.

Mas esse buscador cresceu muito nos últimos anos, tanto que cerca de 3,5 bilhões de pesquisas são feitas nele todos os dias. Esse número altíssimo fez com que a plataforma aprimorasse seus parâmetros e passasse a priorizar a experiência do usuário.

É exatamente por isso que quando o negócio investe em estratégias de SEO ele não se volta apenas para a parte técnica, mas também para as necessidades das pessoas. Isso se dá por meio de conteúdos relevantes e que esclarecem as dúvidas dos usuários.

Se um fabricante de tanque de queijo 100 litros investir em SEO vai conseguir superar a concorrência e ser encontrado por uma quantidade maior de pessoas.

Cerca de 72% dos cliques são direcionados para a primeira página, mais especificamente para os primeiros 5 links orgânicos, as outras posições dividem entre si 67,6% dos cliques.

Isso significa que além de ajudar a página do negócio a estar sempre bem posicionada, o SEO também faz com que mais pessoas encontrem a companhia, algo que fortalece sua autoridade de marca.

Os conteúdos criados com base nos critérios dessa estratégia transmitem confiança para os usuários em relação aos produtos e serviços oferecidos pela marca.

Além disso, investir em SEO é muito importante para reduzir custos, visto que a partir do momento em que a organização recebe acessos orgânicos, começa a reduzir os investimentos em SEO gradativamente.

A qualidade dos leads gerados a partir de uma estratégia de SEO também pode melhorar e, inclusive, eles são muito melhores do que aqueles que são provenientes das estratégias pagas.

Principais estratégias de SEO

Depois de conhecer o conceito e a importância das estratégias de SEO, fica muito mais fácil conhecer suas principais estratégias. São elas:

Escolher boas palavras-chave

Ao começar a investir na estratégia, as palavras-chave usadas por um fabricante de empilhadeira retrátil Toyota devem estar relacionadas com o segmento de atuação do negócio e os assuntos de interesse do público.

Em linhas gerais, elas precisam ser exatamente os mesmos termos que o público-alvo do negócio utiliza para encontrar as respostas que procura. Por conta disso, é muito importante conhecer o público e elaborar a persona da organização.

A persona é um personagem semi fictício que mostra todas as características do cliente ideal da empresa, tais como:

  • Idade;

  • Gênero;

  • Escolaridade;

  • Profissão;

  • Estado civil;

  • Desafios;

  • Problemas;

  • Necessidades.

Conhecer todas essas informações sobre a persona é fundamental para que a marca identifique quais são suas dúvidas e possa usar os termos corretos ao criar os conteúdos para o site.

Mas além de conhecer sua persona, um fabricante de placa de obra reforma também deve pesquisar sua concorrência e encontrar os melhores assuntos para as páginas da plataforma.

Usar meta title e description

Os motores de busca costumam ler o título ou meta title para identificar qual é o assunto tratado dentro da página. Trata-se daquele link azul visualizado na página de resultados.

Assim sendo, é muito importante inserir a palavra-chave na URL, e para ter ainda mais cliques, é interessante escrever uma descrição, também chamada de meta descrição, de cerca de 140 caracteres para a página.

Conhecida como meta description, ela aparece logo abaixo do título nos resultados de pesquisa e se trata de um resumo do conteúdo presente naquela página específica.

Criar landing pages

É um engano pensar que apenas os conteúdos do blog ou as páginas do site vão aparecer nos resultados. Na verdade, as páginas de conversão que têm como foco gerar leads também aparecem, mas para isso precisam ser otimizadas.

Uma autoescola que oferece aulas de direção categoria D precisa focar na geração de leads orgânicos, e para isso, nada melhor do que trabalhar o SEO em uma landing page.

As páginas de conversão precisam entrar no ar atendendo aos parâmetros de ranqueamento, com um volume considerável de conteúdo, visto que isso ajuda a aumentar os acessos orgânicos e a geração de leads.

Promover os conteúdos nas redes sociais

Para atrair ainda mais visitantes para o site, nada melhor do que usar o perfil comercial da empresa nas redes sociais para compartilhar os conteúdos.

Além de levar diretamente as pessoas para o que foi publicado, os buscadores percebem que existem várias fontes de acesso para a página, algo que a torna mais relevante para os buscadores.

Compartilhar os materiais nas redes da empresa e incentivar os seguidores a compartilhá-los também, são estratégias de grande importância para as empresas, pois tudo isso colabora com as estratégias de SEO.

Criar URL amigável

URL amigável é aquela que não contém caracteres embaralhados, símbolos e números, sendo mais simples, fácil de entender e com a palavra-chave aplicada.

Por exemplo, uma clínica veterinária especializada em cirurgia em olho de cachorro deve criar uma URL que tenha a palavra-chave do seu conteúdo presente nela.

Isso é importante porque, além de permitir que o usuário memorize o link, ainda facilita a leitura por parte do algoritmo dos buscadores, colaborando com o bom posicionamento.

Otimizar conteúdos antigos

Além de criar materiais ricos e relevantes que serão postados na plataforma, os conteúdos mais antigos também precisam de atenção e melhorias. Mesmo porque, os mais novos demoram um tempo para aparecer nas páginas de resultados.

Quando algo inteiramente novo é publicado, ele costuma ser indexado nas últimas posições e é escalado gradativamente para as primeiras.

Agora, os materiais antigos postados por um centro veterinário próximo a mim já estão aparecendo nos resultados de busca e conseguem atrair um grande volume de visitantes.

Para potencializar ainda mais o alcance e resultados, é fundamental atualizá-los para que o mecanismo possa fazer a leitura rapidamente e ajustar a indexação de acordo com as informações disponíveis.

Para aqueles que desejam obter crescimento orgânico rapidamente, otimizar conteúdos antigos é uma das principais estratégias. A companhia vai trabalhar com páginas que já foram ranqueadas, mas que podem melhorar ainda mais.

Fazer link building

Por fim, uma gráfica de entrega panfletos na rua deve fazer referência a outros tópicos que já foram publicados na plataforma, e com isso trabalhar uma estratégia de link building.

É necessário selecionar uma frase ou palavra e adicionar um hiperlink para referenciar outro conteúdo já publicado no site. Essa estratégia faz com que os visitantes acessem outras páginas e naveguem mais tempo dentro do site.

As palavras-chaves são conhecidas como texto âncora e fornecem ao usuário e aos buscadores um contexto para o link criado.

Considerações finais

As estratégias de SEO são fundamentais para o sucesso de qualquer página na internet, e sem ele, não é possível conquistar um bom posicionamento orgânico nos resultados de pesquisa.

Neste artigo, foram apresentadas as principais estratégias de SEO e a importância de trabalhar com esse recurso para construir a autoridade e a visibilidade de um negócio na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Top