Anúncios no Facebook: Ainda vale a pena fazer investimentos altos?

Anúncios no Facebook: Ainda vale a pena fazer investimentos altos?

Categoria: Notícias

19/05/2022 às 13:01

Investir em anúncios de redes sociais é parte fundamental das estratégias de marketing atual. O impulsionamento no Facebook ainda é um desafio para muitos e acertar nesse processo é fundamental para que o seu perfil se destaque. 

Quando as plataformas surgiram, os conteúdos eram divulgados organicamente, com mais pessoas consumindo as redes sociais e mais empresas investindo, os anúncios pagos se tornaram necessários para organizar e definir qual conteúdo será mostrado.

O dinamismo das redes sociais faz com que implementar anúncios que deem resultados seja uma grande questão para gestores. Para isso, é preciso entender como e quando investir.

O Facebook Ads é a ferramenta utilizada pela rede social de Mark Zuckerberg para promover empresas que investem e garantem lucro para a plataforma. 

Especialistas analisam que como uma plataforma que não cobra o usuário pelo uso, a atenção das pessoas conectadas são o próprio produto vendido através do impulsionamento de publicações. 

O impulsionamento de publicações no Facebook e em outras redes sociais pode ser o foco de uma campanha toda estruturada ao redor disso, pode ser a ação recorrente de uma empresa de pequeno porte ou até uma ferramenta auxiliar para alcançar novos contatos. 

Quais são os resultados que podem ser alcançados? 

Em geral, quem investe em impulsionamentos na mídia digital busca alcançar os seguintes resultados: 

  • Alcance;

  • Segmentação; 

  • Engajamento;

  • Remarketing ou retargeting.

Lembrando que existem casos de sucesso que chamam muito a atenção e quem já tentou fazer um anúncio sem base de conhecimento sobre a plataforma sabe como isso pode ser frustrante. 

Para avaliar se um investimento vale a pena, precisamos verificar a média de resultados e custos. 

O impulsionamento da mídia digital surgiu em um universo onde o que dominava a publicidade era a mídia física e televisiva.

Portanto, investir em redes sociais se tornou a opção mais viável por necessitar de um investimento mínimo menor e a capacidade de gerar mais resultados. 

Vale deixar muito claro que não existe uma receita de bolo para impulsionar publicações e o resultado pode variar por uma série de circunstâncias. 

É muito esperado que uma empresa de limpeza de colchão a seco não tenha os mesmos resultados que marcas de entretenimento ou bens de consumo rápido. 

No entanto, alcance não é tudo, se uma empresa não pode buscar um grande número, a aposta deve ser na conversão e na retenção do seu público dentro do perfil para que ele seja impactado novamente no futuro. 

O impulsionamento de publicações é uma ferramenta bastante acessível, com um piso de investimento baixo e possibilidade de personalização, essa se tornou uma possibilidade até para profissionais autônomos de ação regional como prestadores de serviço de jardineiro.

Sendo assim, o Facebook e o mercado de marketing digital estão saturados e realmente tem muita gente investindo, mas nem de perto esse número completa a demanda de uma plataforma que mantém centenas de milhões de usuários ativos. 

Outra mentira que é muito difundida é que é tarde para investir nessa área. Hoje o Facebook alcança cerca de 80% da população brasileira e esse número tende a se manter e aumentar com inovações na plataforma, por isso, se manter atualizado é fundamental. 

Público: encontrando, engajando e mensurando resultados

Uma das ferramentas mais eficientes e que ajudam as empresas a alcançarem o público certo e fazer com que eles interajam com a divulgação é a segmentação. 

Esse recurso possibilita que a empresa estipule um público-alvo e direcione suas ações para ele. 

A partir de interesses relacionados, localização geográfica e interações passadas se pode fazer com que um usuário interessado em cuidados para carros seja alcançado por um anúncio de lavagem de estofados automotivos

Esse direcionamento do conteúdo publicitário torna a campanha mais eficiente. Com o anúncio chegando ao público certo, se reduz o custo por impressão, ou seja, o custo de cada primeira visualização, além de aumentar significativamente a taxa de conversão. 

A segmentação também é uma forma de agilizar e transformar o processo de divulgação, por exemplo, de madeira aparelhada uma vez que todos os dados são fornecidos pela plataforma. 

Gênero, idade e até em que momento o usuário está ativo são informados para embasar o planejamento.

Um conceito que foi criado a partir do surgimento da publicidade na internet é o engajamento. Apesar do senso comum fazer parecer que se trata de curtidas e comentários, engajamento se trata de toda a energia que o público dedica para a empresa.

As métricas mais conhecidas são apelidadas de métricas de vaidade, mas elas cumprem sim uma função importante. Os comentários podem ser um poderoso espaço de vendas e convencimento e os likes impulsionam as publicações organicamente. 

Comentários também são espaços para recolher depoimentos positivos e tirar dúvidas de possíveis novos compradores. 

A retenção em um vídeo sobre capa para sofá ajustável, o número de engajamentos com cliques e direcionamento para páginas de venda são os quesitos que vão influenciar mais na taxa de conversão da campanha. 

No fim, todas as métricas vão apenas apoiar a melhor forma de identificar que o sucesso no impulsionamento de publicações, a conversão. Isso ocorre quando uma pessoa impactada pelo anúncio completa a venda. 

Por mais que as redes sociais sejam feitas para pessoas interagirem entre elas e com marcas, a presença digital também pode compor o planejamento de empresas B2B, que produzem e atendem outras empresas 

No caso de uma assessoria para laudo de insalubridade e LTCAT, pode-se usar o impulsionamento para educar sobre esse serviço e gerar autoridade para a empresa. 

O Facebook oferece também uma interface intuitiva para as informações sobre o seu público e os resultados, essas informações podem guiar suas ações após o final da campanha e até correções de rota durante o processo. 

Já está claro que investir em impulsionamento no Facebook vale a pena, mas onde conseguir a formação adequada para tal? Resolvendo essa questão, o próprio site oferece apoio técnico e conteúdos gratuitos sobre a plataforma. 

Quais tipos de anúncios são possíveis?

O Facebook proporciona vários tipos de anúncios para campanhas focadas ao interno da plataforma e também que extrapolam as redes sociais. 

É possível programar anúncios com interesses diversos:

  • Prospecção de clientes;

  • Geração de leads;

  • Remarketing/ retargeting; 

  • Publicidade local.

Os anúncios podem ser voltados para a geração de Leads, que são clientes potenciais listados pela empresa em listas de emails, telefones ou grupos. 

Esse catálogo de contatos pode ser utilizado para o envio de orçamentos, novos produtos, conteúdos ricos e entre outros.

Uma empresa especializada em art laudo técnico pode enviar aos leads com um ebook sobre o tema explicando e tirando dúvidas para ser consultado por pessoas já interessadas no serviço. 

Quando empresas que você já interagiu reaparecem no seu feed com post patrocinado, se trata de um remarketing ou retargeting. Ambos os nomes tratam da estratégia que foca em pessoas já impactadas. 

Empresas de atendimento local ou regionalizado podem fazer campanhas de impulsionamento direcionadas para a área de atuação.

Por exemplo, uma empresa que faça limpeza de fachada com hidrojateamento em uma região específica pode fazer seu anúncio ser visto apenas naquela localidade. 

Em geral, o maior objetivo das empresas ao impulsionar o perfil no Facebook é a prospecção de clientes, esse formato apresenta o seu produto para clientes que não conhecem o seu perfil. 

Entretanto, segundo os hábitos de navegação desse usuário pode se interessar pelo seu perfil. 

A prospeção segue a lógica que se pessoas se interessam pelos assuntos que a sua empresa trata, ela pode ser impactada pelo anúncio e isso se converter em venda. 

Considerações finais

Sendo assim, com todas as informações acima, podemos identificar que impulsionar as publicações não é só clicar no botão abaixo dos seus conteúdos, é necessário se aprofundar nas possibilidades da plataforma para chegar ao resultado esperado. 

Além de investir em anúncios, podem ser feitas ações que estimulem a interação orgânica, reduzindo a necessidade de investimento e garantindo o sucesso da campanha. 

O Facebook é uma das melhores ferramentas para divulgação, tanto para pequenas quanto grandes empresas.

Isto porque a média de retorno é positiva para investimentos pequenos e a possibilidade de escalar uma grande campanha é eficiente. 

As expectativas e investimentos devem ser estabelecidas levando em conta o nicho de atuação e o público a ser alcançado. As empresas B2B podem não ter o mesmo volume de interação, mas mesmo assim podem usar as redes sociais em seu planejamento. 

A interação e o engajamento surgiram junto com o marketing para internet, além de dados que baseiam futuras decisões, essas métricas servem como prova social para a empresa promovida. 

Para começar a investir, é importante aprender com o conteúdo disponibilizado pela plataforma a gerir o perfil e analisar os dados sobre desempenho de anúncios e sobre a audiência. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Top