Aprenda a analisar um site: tráfego, conversão e performance

Aprenda a analisar um site: tráfego, conversão e performance

Categoria: Notícias

30/09/2022 às 10:04

A presença digital se tornou uma questão essencial para qualquer empresa que deseja estruturar suas vendas online, um dos elementos fundamentais para isso é a capacidade de avaliar a performance do seu domínio e trabalhar para otimizar os seus resultados.

Um bom site assumiu um papel fundamental no dia a dia das organizações presentes nos meios digitais, mesmo disputando protagonismo com as redes sociais os sites tem seu espaço como um canal de contato, descoberta e vendas extremamente eficiente.

Mesmo que plataformas, como as redes sociais, permitam que empresas de piso tipo paver tenham uma boa presença digital e garantam resultados a partir disso, os gestores de marketing devem compreender alguns fatores que valorizam a criação de um site efetivo.

Ao investir nas plataformas de redes sociais, todo o conteúdo é subjugado ao algoritmo e as mudanças dessa ferramenta que podem priorizar ou esconder determinadas produções conforme for conveniente para ela.

Uma analogia é pensar que nas redes sociais a empresa constrói sua casa em um terreno alugado, podendo ter que fazer alterações ou deixá-la a qualquer momento, já quando constrói um site a empresa garante total propriedade sobre o seu domínio digital.

Quando uma organização decide estruturar um site, é fundamental que ela garanta uma compreensão do seu trabalho e das melhores formas de garantir uma otimização deste trabalho ao longo do tempo fazendo com que os investimentos tenham mais retorno.

Quando se fala de otimização de um site, é importante compreender que esse processo ocorre em duas frentes diferentes, tanto quesitos técnicos quanto do ponto de vista de conteúdo são importantes de serem levados em consideração nesse processo.

Existem diversas formas de analisar o desempenho de uma determinada página de internet, e a escolha do método de análise está relacionado de forma direta com a forma com que as empresas querem direcionar o seu trabalho do dia a dia e seus objetivos. 

O site ideal para empresas venderem mais

Mais do que apenas agir e implementar novos recursos em seu site, uma empresa especializada em patches termocolantes deve estabelecer um processo rígido de análise do desempenho do seu domínio tanto em tráfego, retenção e até em conversão de vendas.

Os sites se comprovam cada vez mais como uma potente ferramenta de vendas, em geração de leads, fidelização de clientes, engajamento e outros quesitos que no final das contas geram um grande fortalecimento de branding.

Para que isso aconteça, o domínio digital das empresas depende de uma atenção detalhada em muitos pontos que afetam diretamente o seu desempenho, seja ele de cunho técnico, visual ou de conteúdo.

Entre os pontos que devem ser pensados para que uma organização que trabalha com o comércio de chapa de pvc colorido para que o investimento em otimização do seu site seja maior estão:

  • Melhoria da experiência do usuário;

  • Geração de mais conversões de venda;

  • Aumento do desempenho dos anúncios pagos;

  • Melhores resultados nas buscas orgânicas.

Quando uma companhia está investindo na melhoria do seu site, um dos principais passos é otimizar tanto o layout do domínio quanto a usabilidade daquele espaço virtual. Do ponto de vista técnico, falhas e erros são o ponto final que faz com que o visitante saia do site.

Em geral, o site perfeito para que uma marca garanta uma valorização do seu branding e o aumento das suas vendas através daquele canal, é o que garante uma melhor experiência para o maior número de consumidores que chegam nesse espaço.

Em especial, quando se fala de compras online, é fundamental compreender que a segurança se torna ainda mais fundamental.

Quando um usuário se sente seguro para com os seus dados, as compras são muito maiores, assim como o sentimento de credibilidade da marca.

Por que uma empresa deve ter seu site?

Mesmo que garantir mais resultados no meio digital seja importante para uma empresa de placa de compensado 15mm, esse motivo para investir em um site eficiente em tráfego e em conversão pode parecer bastante vago, por isso, é preciso se aprofundar nesse tema.

Um dos principais objetivos de um negócio que passa a investir em um site é garantir que sua marca seja mais encontrada. Até uma empresa que apresenta um excelente produto e um atendimento impecável fora do digital sofre com um baixo alcance de seu público.

Criar um site e investir nele como um canal de contato pode ser uma forma simples e eficiente de uma companhia de outorga eletrônica ser encontrada por mais pessoas dentro da internet.

Anúncios e buscas orgânicas relacionadas a temas em que sua empresa atua podem ser a porta de entrada da marca para um processo que gera muito mais acessos de visitantes qualificados e interessados na proposta de transformação da marca.

Um dos principais objetivos que levam as marcas a investir em um site é o ganho de autoridade dentro do seu respectivo mercado. Através dessa presença, a empresa consolida sua imagem e pode inclusive ditar o andamento da produção no seu nicho.

A lógica desse processo funciona na base da reciprocidade. Uma empresa que quer chegar até um público com a confiança desse visitante deve oferecer algo para que ele compreenda o valor entregue pela empresa e gere desejo por essa transformação.

A internet é um gigantesco celeiro de negócios que nasceram há pouco tempo, mas que com os passos certos conseguiram explodir seu alcance e também o seu faturamento.

Isso acontece porque os meios digitais geram a capacidade de alavancagem de uma empresa.

Através de um site bem estruturado, uma entidade pode garantir um aumento exponencial nas vendas, no alcance e na percepção de marca dentro do mercado. O investimento nessa plataforma consegue multiplicar os acessos com ações específicas bem direcionadas.

O site não deve ser entendido apenas como uma ferramenta de captação de novos clientes em potencial e de descobrimento da empresa por parte do seu cliente. Uma corporação que está ativa com o seu site pode fazer dele uma plataforma de relacionamento.

É com um site que aparece frequentemente nas buscas do seu público com informações relevantes que durante o dia a dia do seu consumidor a sua empresa de habilitação tipo B vai ganhando em reconhecimento em valor que futuramente se torna uma compra.

Como medir o desempenho de um site

Mais do que estabelecer a presença digital de uma empresa a partir do seu site, os gestores de marketing devem saber avaliar seu trabalho no dia a dia e garantir ações que gerem um melhor desempenho digital para o domínio digital da marca.

Um dos fatores mais fundamentais é o potencial de persuasão do site. Isso dita sobre os elementos visuais e discursivos da página que fazem com que o usuário tome uma ação seja de compra ou de inscrição, em especial, quando se trata de uma landing page.

Outros valores que fazem com que um site de uma empresa de usinagem de mdf consiga mais resultados para a sua organização são a responsividade e a velocidade de navegação. Esses pontos podem fazer com que o consumidor desista da compra ou sinta inseguranças.

Por fim, depois do site atender todas as especificações ideais tanto técnicas quanto no conteúdo, chegou a hora de pensar no alcance ou no tráfego, seja através apenas de uma estratégia de SEO ou também com tráfego pago, esse quesito é essencial.

Considerações finais

Mais do que ter um site, é cada vez mais importante que os negócios envolvam em seus processos do dia a dia um conjunto de técnicas e ferramentas para mensurar e otimizar os resultados do domínio digital da organização.

Essa tomada de atenção sobre o desempenho de um site depende de conhecimento e organização para que esse processo se torne mais prático e eficiente. Nesse sentido, é preciso hierarquizar os pontos de acordo com a sua relevância diante do desempenho.

Antes de diretamente agir para fazer mudanças em um site de uma organização focada em fantasia de índio infantil feminina deve-se fazer uma análise profunda do seu site, apenas a partir disso será possível garantir que uma marca chegue a resultados satisfatórios.

Além de olhar com um viés de prioridade, é preciso pensar na capacidade de resolução e validação de estratégias de forma rápida, ou seja, ir fazendo o que é possível, mesmo que aos poucos, para valorizar o domínio digital da companhia.

Assim como todo processo envolto dentro do marketing digital e a sua operação no dia a dia, a checagem de desempenho e a otimização de um site passam a oferecer de forma essencial um acompanhamento para observar seus resultados positivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Top