Cronograma de postagens: Como montar o ideal para o seu site?
Manter um cronograma de postagens em um site é muito importante para organizar a produção de conteúdos que serão publicados na plataforma. Trata-se de um documento que contém títulos, datas de postagens e outras informações relevantes.
Por meio dele, fica mais fácil visualizar as estratégias que precisam ser trabalhadas para alcançar um objetivo. Os proprietários de sites precisam fazer esse planejamento para que suas ações estejam sempre alinhadas ao plano de marketing.
Sem falar no fato de que por meio do calendário é mais difícil perder o foco na persona do negócio e os materiais são criados com base nas necessidades desse público.
Hoje em dia, criar postagens de valor para o site e outros canais usados pela marca é indispensável para atrair o público e criar oportunidades de negócios, mas isso não significa simplesmente criar um texto e colocá-lo lá.
Além disso, é muito importante que essas postagens tenham uma frequência adequada, para que os usuários possam acompanhá-las, e é aqui que entra o cronograma.
Pensando nisso, este artigo busca mostrar os benefícios do cronograma, como montar o modelo ideal para seu site e a importância de criar conteúdos de qualidade.
Benefícios do cronograma de postagens
Os empreendedores precisam se planejar com antecedência para organizar a rotina da companhia, tanto na hora de falar com os fornecedores, clientes ou com as pessoas que deseja atrair para o negócio.
Deste modo, torna-se imprescindível centralizar a estratégia e usar o cronograma para organizar tudo o que será publicado no site. É assim que a organização terá acesso a vários benefícios, como:
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Boa frequência de posts;
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Controle das publicações;
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Redução de atrasos;
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Mais visibilidade.
Um fabricante de braquete polysafira morelli, após fazer o planejamento do que vai publicar em seu site, consegue aumentar a frequência dos conteúdos. Dessa forma, é possível acostumar os visitantes a consumir os materiais.
Os empreendedores precisam se organizar para conseguir organizar as diversas tarefas que possuem ao longo do dia. Mesmo porque quando tudo está programado os resultados aparecem de forma mais natural.
Controlar a frequência das publicações, de modo que ela se mantenha, faz com que a corporação ganhe mais notoriedade por parte do público. Assim, estará visível a todos os usuários da internet.
Quando existe um cronograma, os conteúdos do site são planejados com antecedência, o que evita problemas com atrasos e erros na preparação dos posts. Tudo é pensado e construído com antecedência.
Também é uma forma de visualizar os posts e tudo o que eles precisam para atrair os visitantes. Se uma escola de curso de reciclagem operador de empilhadeira quiser fazer alguma alteração, basta retirar ou adicionar alguma informação.
O cronograma também é uma ferramenta que ajuda a medir os resultados e identificar aquilo que precisa ser melhorado. Por exemplo, se o número de visitantes diminuir, pode ser que o tema trabalhado não interesse ao público.
Também pode ser que a frequência não seja adequada, que os textos não estejam otimizados para os buscadores, dentre outras possibilidades que podem ser trabalhadas para melhorar os resultados.
Como montar um cronograma de postagens
Independente de qual seja o público do negócio, as pessoas gostam que as empresas sejam previsíveis em relação aos dias e horários de publicação no site.
Pense que esses materiais são como as séries que elas assistem, por isso, querem organização para acompanhar. Para agradar seus visitantes, existem algumas práticas que você pode seguir, como:
Escolher uma ferramenta
A primeira coisa que você precisa fazer é escolher uma ferramenta para criar o cronograma, de modo que ele seja documentado.
Dentre as opções está a planilha, principalmente se ela for em nuvem. Assim, o planejamento pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo, além de possibilitar que outras pessoas autorizadas acessem.
Uma autoescola especializada em cnh especial para moto pode usar o Google Calendar, visto que a ferramenta ajuda a criar um calendário. O usuário pode criar eventos para as postagens, convidar a equipe para editar e ativar alertas.
Por fim, outra opção é o Plugin Editorial Calendar para WordPress, caso o site seja hospedado nessa plataforma. Por meio desse recurso, é possível gerenciar rascunhos, alterar datas das postagens, acompanhar status de conteúdo, entre outros.
Definir a frequência de publicação
Depois de escolher a ferramenta que vai usar para organizar as publicações e antes de começar a produzir os materiais, é necessário definir qual será a frequência das postagens no site.
Isso é importante porque influencia a estratégia e a quantidade de conteúdos que precisam ser produzidos. Publicar frequentemente ajuda a manter a plataforma sempre atualizada, algo muito positivo para engajar os visitantes.
No entanto, a escolha da periodicidade deve ser feita com muito cuidado, é importante estipular uma meta que possa ser cumprida.
Não adianta postar todos os dias durante uma semana e depois abandonar o site por mais tempo. O cronograma precisa ser consistente, sem prejudicar a qualidade daquilo que será publicado.
Desenvolver uma estratégia de conteúdo
Depois de planejar a frequência das publicações, um fabricante de caixa personalizada semi joias deve fazer o planejamento dos conteúdos.
Isso abrange questões como a data de publicação, que deve ser definida de acordo com a frequência escolhida. Outro ponto importante é o horário de publicação, pois se o site existe há um tempo, deve ter notado os melhores horários de postagem.
Também existe a data limite de entrega, que deve ser definida com base na data de publicação e no tempo necessário para programar a postagem.
Outros aspectos importantes são as pessoas que vão criar os textos, o assunto abordado, palavras-chave usadas, resumo do conteúdo e oferta.
Manter o cronograma atualizado
De nada adianta criar um calendário editorial se ele não for seguido, visto que isso traz mais atrasos e desorganização.
Um fabricante de cimento refratário para forno deve manter seu cronograma sempre atualizado, de modo a fazer melhorias que tragam bons resultados.
A atualização só deve ser feita depois de um período de testes, portanto, quando a empresa estiver certa de que o planejamento atual não está trazendo os resultados esperados.
Importância dos conteúdos
Criar conteúdos de qualidade e relevância pertence à estratégia de Marketing de Conteúdo. Trata-se da produção de materiais com planejamento estratégico que ajudam a produzir com qualidade e de maneira direcionada para a audiência da marca.
É formado por etapas de distribuição, tendo como objetivo aumentar o alcance de público, por meio de conteúdos bem elaborados. É dessa forma que um fabricante de lembrancinhas de aniversario infantil squeeze vai converter os visitantes em leads.
A conversão é um dos objetivos da produção de conteúdo, e quanto mais usuários são convertidos em leads, maiores serão as chances de vendas. O cliente em potencial vai reconhecer a marca e o que ela oferece, enxergando-a como referência naquilo que faz.
Quando os usuários tiverem a necessidade de comprar alguma coisa, vão se lembrar imediatamente daquela companhia que esclarece suas dúvidas e ajuda a resolver problemas com materiais relevantes em seu site ou blog.
Conteúdos de qualidade também são essenciais porque ajudam a conhecer melhor o consumidor, ajudam a elaborar boas estratégias e desenvolvem maneiras inteligentes de impactar as pessoas.
Um fabricante de piso concreto polido com resina deve investir na produção de postagens relevantes porque elas promovem a marca e a tornam mais conhecida no mercado em que atua.
Trata-se de uma estratégia que fideliza os consumidores e possibilita a interação com leads classificados. Os conteúdos são ferramentas para educar, informar e entreter as pessoas, sendo estas clientes ou potenciais clientes.
Criar postagens com base nas diretrizes do Marketing de Conteúdo também favorece um relacionamento mais engajado com os consumidores, além de ser uma estratégia de marketing financeiramente mais acessível do que as demais.
A empresa pode usar o site para postar seus conteúdos, mas eles também podem ser compartilhados em outros canais. Por exemplo, um fabricante de fonte bobreak volt 48v pode compartilhar suas postagens nas redes sociais.
Além disso, criar materiais ricos e relevantes é uma ação conveniente para negócios de qualquer tamanho ou segmento. Mas para aproveitar todas essas vantagens, é necessário trabalhar com um cronograma de publicações.
Considerações finais
As empresas já entenderam que os consumidores estão cada vez mais ávidos por informação e que o site institucional é o canal mais buscado nesse momento. Mas ele só terá bons resultados se os conteúdos entregarem valor aos visitantes.
Mas além de prezar pela qualidade daquilo que está sendo produzido, é imprescindível contar com o cronograma de postagens para o site. Essa ferramenta ajuda a organizar as ideias e a publicá-las de acordo com os interesses da audiência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.