Destacar um e-commerce é fácil? 4 dicas para crescer no mercado

Destacar um e-commerce é fácil? 4 dicas para crescer no mercado

Categoria: Notícias

30/10/2021 às 13:20

Se tem um fenômeno que cresceu muito nos últimos anos é o do e-commerce, como algo que impactou decisivamente a vida de milhões de pessoas pelo mundo todo, sem falar nas marcas que passaram a precisar se adaptar a essas novidades.

Nosso próprio país passou por algumas fases de adaptação desde os idos dos anos 2000, até ganhar mais confiança e acreditar na segurança de comprar pela internet. Hoje isso faz parte da rotina de pessoas de todas as idades.

De fato, poucas coisas são tão fáceis quanto comprar algo pela internet, que agora já oferece as soluções mais inusitadas e nichadas possíveis, como a venda de um software de gestão para pequenas empresas, que pode ser toda digitalizada.

Quem comprova esse crescimento e aceitação por parte do público são as pesquisas da área. 

Uma das mais recentes e interessantes foi realizada pela Pesquisa Mensal do Comércio, como uma frente do próprio IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O que esse levantamento mostra em seu boletim é que o comércio eletrônico nacional está surfando uma curva de 47% de crescimento, algo nunca verificado nos anos anteriores. Inclusive, é um dos únicos que cresce mesmo em tempos de crise.

Aliás, algumas crises podem fazê-lo evoluir até mais do que o normal. Por exemplo, alguns problemas de transporte, razão por que as pessoas preferem contratar um serviço de avaliação de ativos remotamente, mais do que indo até um escritório para isso.

Por outro lado, se a internet tem esse poder de abrir portas e gerar oportunidades, inclusive de um modo democrático que permite que qualquer autônomo ou iniciante também abra seu e-commerce, por outro lado ela tem seus desafios e regras próprias.

Basta observar que a concorrência na mesma esfera digital tem crescido cada vez mais, de modo que hoje as marcas brigam por um segundo da atenção de seus clientes em potencial. 

Além das 4 dicas práticas sobre como destacar o seu e-commerce, vamos abordar os conceitos e as características principais desse modelo de negócio. 

Isso ajuda com que as dicas não fiquem abstratas demais, mas ajudem qualquer um no seu caso a caso.

O mais bacana é que atualmente essas alternativas evoluíram tanto, que hoje elas já podem ser aplicadas a qualquer tipo de empresa, seja na área de serviços de comunicação visual ou no setor primário e secundário de indústrias e afins.

Deste modo, se você quer entender de uma vez por todas como destacar seu e-commerce e crescer seu negócio digitalmente, fortalecendo sua marca e aumentando as vendas no curto e longo prazo, basta seguir abaixo e aproveitar este artigo.

Os conceitos e as características pertencentes

Um erro muito comum de ser cometido é quando algumas pessoas entram no universo digital dos e-commerces sem levar em conta sua natureza, pensando que ter uma loja virtual é o mesmo que ter uma loja física.

Lembrando que há várias semelhanças, e que o empresário que já teve sucesso no mundo offline aproveitará muito de sua experiência ao migrar para o online. 

Contudo, também há diferenças que precisam ser levadas em conta o quanto antes.

A primeira delas é a do público-alvo, uma vez que na internet as novas gerações são quem dominam o cenário, especialmente, as famosas Gerações Y e Z.

Basicamente, se antes uma pessoa buscava um serviço de fachada de loja em listas, jornais, revistas ou mesmo por indicação, hoje a primeira coisa que a pessoa faz é abrir um motor de busca como Google, Bing ou Yahoo, os mais utilizados em nosso país.

Isso que parece ser um detalhe, na verdade pode ser a diferença entre ter um bom tráfego em seu e-commerce e prosperar de modo sólido ou simplesmente ficar para trás por falta de visitantes, leads e consumidores, em geral.

Por isso, a primeira dica prática que daremos trata disso, por ora, o que precisa ficar claro é que uma loja virtual não é apenas a digitalização de um portfólio ou de um menu. É preciso dominar suas características e seus conceitos próprios.

1. Entenda seu público-alvo

Com a concorrência e competitividade do mundo digital, não é possível destacar um e-commerce e crescer nesse mercado sem antes entender melhor as expectativas do público-alvo que aquela marca quer atingir.

Para começar, hoje a noção de público-alvo é apenas o início do esforço, que levanta traços como idade, gênero, profissão e poder aquisitivo. 

Contudo, isso diz muito pouco sobre os perfis reais das pessoas que podem vir a comprar de você.

Portanto, o marketing criou o conceito de persona do público, com base em dois ou três perfis bem mais detalhados que cada marca precisa criar para sua equipe.

Assim, se a solução oferecida é fachada comercial moderna, já não basta ter dados demográficos sobre quem consome nessa área. 

Até porque, a internet permite negociar com o país todo e até com o mundo, e já não mais de modo local ou provinciano.

Esses perfis são o subsídio que as ações e campanhas vão utilizar como horizonte. 

Inclusive, eles podem contar com nomes e até fotos de pessoas reais, para ilustrar ao máximo os seguintes questionamentos:

  • Onde meu cliente ideal está?

  • Como chamar sua atenção?

  • O que ele realiza nas suas horas vagas?

  • Como ele tem contato com notícias e novidades?

  • Quais plataformas digitais ele mais utiliza?

  • Quais são suas redes sociais prediletas?

  • Que tipo de músicas, filmes e séries ele curte?

  • O que ele adora que uma marca faça por ele?

  • O que odeia que ocorra na negociação?

Perceba que cada pergunta dessas tem um teor conceitual, mas também prático. 

Deste modo, mesmo partes mais abstratas como perguntar de que tipo de série seu público gosta, é algo fundamental.

Imagine, por exemplo, quando uma série de streaming estiver “bombando”, como se diz, e você postar um meme baseado nela. 

Isso serve como isca, pois na sequência você já anuncia uma promoção do seu e-commerce, com link para compra e pagamento.

2. Aprenda com a concorrência

Até aqui já ficou claro que a concorrência e a competitividade atuais são muito grandes no universo digital. Mas, também é possível transformar isso em algo positivo e estratégico.

Por exemplo, ao fazer um benchmarking, que é uma pesquisa ou estudo de mercado focado em comparar sua marca com as demais do mesmo segmento ou nicho de atuação.

Lembrando que cada um tem sua história e sua velocidade de crescimento, mas a verdade é que ao estudar a fundo as estratégias digitais das outras plataformas, o seu próprio e-commerce poderá se beneficiar disso.

Uma empresa de coworking sala privativa pode descobrir maneiras de apresentar o produto, como lidar com multimídias como fotos e vídeos, quais legendas mais chamam atenção e até as palavras-chave que fazem mais sentido.

Outro ponto de comparação e crescimento próprio está nas formas de pagamento, de entrega e até no trato com o público, em termos de atendimento e suporte. 

Ao estudar tudo isso você saberá onde precisa melhorar e o que pode manter como está.

3. Venda uma solução

Comprar um produto por dez reais e vender por vinte é algo que qualquer um pode fazer. Contudo, quando sua marca começa a oferecer uma solução, ela ganha um diferencial.

Assim, atinge-se a excelência em todos os quesitos que já citamos, por exemplo, se a firma lida com endereço comercial virtual, pode facilitar o pagamento de todos os modos, até fazer faturado, customizando a solução para cada cliente, sem generalizar.

Um modo certeiro de fazer isso é pensar sempre na experiência do cliente, inclusive simulando os passos que alguém precisa fazer para comprar no seu site.

Assim você mantém a usabilidade e a navegação agradável, o que também aumenta as vendas, especialmente no médio e longo prazo.

4. Saiba impulsionar o negócio

Por fim, além de estratégias internas que você faz em relação à sua plataforma, é possível e necessário saber impulsionar o negócio, por meio de táticas de disseminação do seu portal.

O primeiro passo para isso é fazer Link Patrocinado nos buscadores. Assim, quando o cliente em potencial procurar por uma palavra-chave como projetos de comunicação visual, você aparecerá com destaque no topo das primeiras páginas.

Também há um modo orgânico de fazer isso, por meio do SEO (Search Engine Optimization), que faz justamente a Otimização de Páginas para Motores de Busca.

Por fim, não deixe de utilizar as redes sociais como base de apoio. Assim, a cada novo produto lançado no e-commerce e a cada nova promoção, faça links nas mídias sociais, chamando seu público de lá para visitarem a loja virtual.

Considerações finais

Sendo assim, hoje em dia uma marca não pode se dar ao luxo de não marcar presença no e-commerce, que é um dos principais modos de crescer no mercado.

Mas, para isso, é preciso levar vários conceitos fundamentais em conta, bem como as 4 dicas essenciais que detalhamos acima. Com elas se torna mais seguro tomar o bom caminho e conseguir resultados sólidos e sustentáveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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