Dicas de gestão de marketing para o seu negócio

Dicas de gestão de marketing para o seu negócio

Categoria: Notícias

14/10/2021 às 23:22

Para que qualquer site se torne mais relevante nos meios digitais e mantenha a competitividade do negócio sempre em alta, uma gestão de marketing eficiente não deve ser esquecida. Afinal de contas, a concorrência está cada vez mais desenfreada no mercado. Elaboramos esse artigo que vai te dar dicas valiosas sobre como fazer uma gestão de marketing para que o seu site consiga um maior tráfego orgânico e ganhe ainda mais destaque na internet. Vamos lá? 

Faça um levantamento interno

Quando o assunto é gestão de marketing, o primeiro passo é fazer um levantamento interno para identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio. Isso permite que você tenha uma visão mais clara das ações que devem continuar sendo feitas e daquelas que precisam de alguns ajustes, para que os resultados sejam alcançados. A dica é focar nos pontos que necessitam de alterações e procurar identificar as falhas, que podem ser bastante nocivas ao seu negócio.

Defina o seu público-alvo

Após um minucioso diagnóstico da sua empresa, a segunda coisa que precisa ser feita é uma definição clara do seu público-alvo. É preciso ter em mente as características que o cliente ideal do seu negócio deve ter. Você precisa ter o seu público-alvo muito bem definido e estar atento a todas as suas necessidades e anseios, para que as suas estratégias de marketing o atinjam em cheio. Tudo precisa estar bem alinhado para que você ofereça aquilo que o seu público-alvo está procurando. Se a sua empresa oferece curso de hipnose, por exemplo, conheça bem o perfil das pessoas que possam interessar a ela. 

Escolha o seu mercado de atuação

Depois das duas etapas anteriores concluídas, chegou a hora de conhecer o seu mercado de atuação e, principalmente, a sua concorrência. Você precisa ter em mente que, independente do nicho escolhido, existirão concorrentes que vão competir de igual para igual com o seu negócio. Não se esqueça de focar nas redes sociais, pois elas são a sensação do momento, já que milhões de pessoas procuram por produtos ou serviços nelas. Só tome cuidado com as armadilhas, para que tudo não vá pelo ralo. 

Crie conteúdo relevante e de qualidade

Apostar na criação de conteúdo relevante, original e de qualidade, sempre é uma excelente alternativa e uma estratégia de marketing interessante. A postagem frequente de conteúdo em diversos formatos (texto, vídeo e áudio) pode atrair a audiência certa para o seu negócio. O motivo é simples: um site ou blog que oferece informações relevantes sobre drenagem linfática, por exemplo, e que agregam valor, pode ser um prato cheio para os internautas criarem uma certa afinidade com a sua empresa, o que é o primeiro passo para eles se tornarem clientes dela. 

Planejamento estratégico é tudo

Mas de nada adianta seguir todas as dicas anteriores sem um planejamento estratégico, certo? Uma gestão de marketing eficiente requer um bom planejamento de todas as ações que deverão ser executadas. É preciso que o empreendedor tenha muita organização e um cronograma bem definido para colocar em prática tudo aquilo que foi planejado. Tudo que é feito com planejamento pode ficar muito mais fácil e assertivo. Só não vale estipular metas ousadas demais, principalmente se o negócio estiver no início das atividades. 

Método 5W2H

A ferramenta 5W2H é bastante usada pelos profissionais do marketing para definir as tarefas que serão executadas, organizar processos, demandas e estipular as metas do negócio. Esse recurso funciona como se fosse um guia que faz um minucioso acompanhamento da execução de cada atividade, bem como os resultados do plano de ação.  O método 5W2H, se for bem usado, pode ser uma arma eficaz na gestão de marketing de qualquer negócio, já que traz resultados satisfatórios.

Use métricas

Bastante usadas pelos profissionais do marketing digital, as métricas servem para fazer uma análise dos resultados de uma campanha de vendas ou de novas estratégias adotadas por uma empresa que oferece serviços sobre a NR 35, por exemplo. As métricas são fundamentais para saber se um negócio está alcançando os resultados almejados. Uma das mais conhecidas é o ROI (Return on Investment), que mostra o valor investido e o resultado obtido com aquele investimento. Isso é fundamental para alterar aquilo que não está dando certo. 

Indicadores de desempenho

Outra dica bacana para fazer uma gestão de marketing eficiente é fazer o uso do indicador chave de desempenho (KPI). Essa importante ferramenta é bastante utilizada para mensurar o desempenho de uma ação em seu negócio. Levando-se em consideração todas as variáveis possíveis, esse recurso permite que o empreendedor tenha uma noção se tudo está indo conforme o esperado ou se algo precisa ser modificado ao longo do caminho. Se você não tem muita familiaridade com o KPI, recomendamos buscar ajuda de profissionais especializados.

Agora que você conheceu as nossas dicas sobre como fazer uma gestão de marketing eficiente em sua empresa, que tal começar a colocar todas elas em prática o quanto antes? Asseguramos que vai valer muito a pena. 

Pensou em marketing digital? O criewebsite é a melhor solução

Se você é empreendedor e deseja que o seu negócio marque presença na internet e nos meios digitais, a Criewebsite conta com 12 anos de experiência na criação de sites, serviços de marketing digital e suporte técnico eficiente. 

São mais de 1.800 sites já desenvolvidos para empresas de todos os segmentos de mercado. Nossos profissionais são altamente qualificados e têm altíssima expertise nessa área. Venha fazer um orçamento conosco. Aqui, nós entregamos resultados para os nossos clientes. Pode confiar!

Top