Estratégias de conteúdo ajudam o site a performar melhor no Google?
Com o aumento da concorrência dentro do ambiente digital, estar de acordo com os mecanismos de busca para uma melhor performance no Google é essencial.
Por essa razão, um bom marketing de conteúdo é um dos fatores determinantes para a garantia de sucesso nesse meio.
Esse é um aspecto muito importante para qualquer marca que deseja estabelecer o seu legado online, uma vez que é pelo Google que grande parte dos usuários se encontram com as empresas.
Além disso, é preciso que todo o conteúdo estabelecido esteja de acordo com o que o público espera ao entrar naquele site.
Nesse sentido, o Google criou uma série de ferramentas para entender se aquelas postagens são ou não relevantes para serem ranqueadas.
Por exemplo, é possível que os algoritmos consigam identificar se os elementos de um texto sobre balança pesar caminhão estão correntes com a proposta de seu site.
A partir desse ponto, é viável entender que há uma urgência na necessidade de se conhecer as dinâmicas dos mecanismos de busca dessa plataforma.
Foi, inclusive, por causa dessa massiva demanda do entendimento dessa ferramenta que o SEO passou a ser utilizado de forma amplificada pelo mercado.
Essa modalidade se relaciona com a capacidade que um site e seus conteúdos têm de estarem ou não de acordo com os critérios de ranqueamento do Google.
Ou seja, a partir da compreensão de alguns critérios utilizados, pode-se estabelecer uma política de conteúdo para conseguir se destacar na plataforma.
Afinal de contas, todas as empresas que estão buscando estar presente para o seu público precisam, sobretudo, criar uma boa relação com os mecanismos de busca.
O ranqueamento, por sua vez, é a disposição de resultados que uma plataforma apresenta mediante uma pesquisa.
Se um usuário pesquisar por limpeza de sofá, diversos resultados aparecerão para que ele escolha o melhor.
Contudo, os primeiros colocados sempre acabam atraindo o maior número de cliques e, sabendo disso, as empresas buscam estar naquelas colocações. É possível, também, obter destaque a partir de outras perspectivas, por exemplo, por links patrocinados.
Essa modalidade diz respeito à compra de palavras-chave na plataforma do Google para que seja possível a marca aparecer na parte de anúncios.
Uma empresa que vende um lavador de gases para caldeira pode comprar o espaço referente a esse tipo de pesquisa e aparecer para os usuários.
No entanto, é viável que uma estratégia de conteúdo seja bem delineada pela marca, uma vez que esse tipo de produto pode gerar uma série de conteúdos e engajar com o público.
É por isso que há uma necessidade de evidenciar alguns pontos que uma boa estratégia de conteúdo ajuda a trazer para a performance no Google:
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Aumento de fluxo;
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Qualificação de leads;
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Engajamento;
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Conversão de vendas.
O primeiro item diz respeito ao ranqueamento que uma boa estratégia de conteúdo pode trazer ao site. Esse ponto, consequentemente, irá influenciar no aumento de acesso que aquela plataforma vai passar a ter.
Além disso, os leads que estão se inserindo no ambiente digital da empresa passam a ser oriundos de pesquisas específicas, o que os levam a uma qualificação maior.
Então, por exemplo, se um determinado público estava pesquisando por restauro de fachadas e caiu no site de uma empresa de casa e construção, é possível que haja uma chance de fechar alguns negócios.
A partir disso, o engajamento passa a ser só uma questão de tempo, já que o conteúdo passa a ser atraente o suficiente para o público.
Diante de toda essa questão, os elementos expostos naquele ambiente poderão levar um maior número de clientes para a consolidação da compra.
O que é estratégia de conteúdo?
Antes que uma empresa assuma qualquer postura diante do mercado, é crucial que ela compreenda quais são os pormenores de cada uma das estratégias propostas.
Nesse sentido, a estratégia de conteúdo surge como um norte para aquelas empresas que querem se fixar em um mercado de forma mais direta. Esse ponto consiste na elaboração de conteúdo que sejam atraentes e relevantes para um determinado grupo de pessoas.
Uma loja de música, por exemplo, pode criar um conteúdo dizendo qual é a melhor capa para sax soprano e quais são os modos corretos de guardar esse instrumento.
Ou seja, esse conteúdo pode não fazer muito sentido para uma série de pessoas, mas fará a diferença para um grupo específico. Portanto, cada estratégia de comunicação precisa ser considerada para a manutenção de uma boa prática de conteúdos.
É fundamental, por essas razões, que a aplicação dessas estratégias seja considerada em todas as instâncias comunicacionais de uma marca.
Até mesmo o serviço público de uma determinada cidade pode adotar uma política de conteúdo relevante para os cidadãos.
Suponha que há um grande contingente de novos comércios aparecendo na região e, por exemplo, a prefeitura pode fazer uma política de conteúdo explicando todos os detalhes da emissão de um laudo de bombeiro para comércio.
Principais estratégias de conteúdo
Entendendo quais são as perspectivas que um marketing de conteúdo tem, é possível analisar algumas possibilidades de sua aplicação.
Para isso, alguns passos precisam ser dados rumo ao sucesso dessa estratégia tão difundida no mercado.
Conhecer o público-alvo
Entender quais são as dinâmicas de acesso de conteúdo de um público-alvo é fundamental para perceber quais serão os tipos de linguagem a serem aplicadas.
Baseando-se em dados obtidos a partir de uma análise cuidadosa do mercado, é que alguns pontos poderão ser definidos.
Se a necessidade é de fazer uma postagem sobre blindagem de estofados, entender quais serão os leitores em potencial daquele tipo de conteúdo é fundamental.
Todos os pontos irão depender de alguns fatores demográficos, como idade, gênero e extrato social e, também, alguns pontos culturais e psicológicos.
Com todos esses dados analisados, é bem provável que não haja nenhum tipo de ruído de linguagem na hora de aplicar a estratégia.
Produzir que geram engajamento
A produção de qualquer tipo de conteúdo para a internet depende, acima de tudo, da capacidade que ele tem de dialogar com o público.
Por isso, é imprescindível entender quais são as principais demandas daquele mercado e os hábitos de consumo daquelas pessoas. Esses pontos nortearão todas as perspectivas de cronograma de criação que aquela empresa terá que elaborar.
Nesse sentido, ter em mente os tópicos que irão fundamentar um blog, por exemplo, de construção civil, é o que garantirá sua estrutura para que se perpetue nesse ambiente.
Matérias que explicam o que é e como fazer uma fachada acm 3D pode ser um assunto coerente dentro do guarda-chuva de possibilidades que aquele site terá.
Ou seja, todo o conteúdo tem que ser inserido de forma coerente dentro do eixo temático que se deseja abordar.
Palavra-chave, título e meta descrição
É certo que para além de uma boa política editorial, é necessário que a equipe voltada ao marketing de conteúdo assuma alguns critérios para práticas em SEO on page.
Sendo assim, entender quais serão as palavras-chave que vão permear o texto a fim de ranqueá-lo no Google é fundamental. Para que isso ocorra, é necessário que essa plataforma reconheça o uso coerente daqueles termos.
Ou seja, apostar em um título chamativo que consiga abordar essa palavra de forma clara é fundamental. Além disso, a meta descrição aparece como um dos fatores determinantes para a consolidação de uma boa prática em SEO.
Essa categoria diz respeito àquele texto que o Google coloca como prévia do site logo abaixo do título da pesquisa.
Portanto, fica visível a necessidade de uma produção coerente, sob todos os aspectos, para que a plataforma reconheça aquele conteúdo como relevante o suficiente para ser colocado em destaque.
Considerações finais
É certo que o mercado tem cada vez mais imposto novas dinâmicas para que a concorrência aconteça de forma mais intensificada. Há, nesse sentido, por parte das empresas, a necessidade de agir nesse ambiente de forma consciente.
Por isso, entender quais são as potencialidades de uma boa estratégia de conteúdo se faz importante. Ademais, é preciso entender quais são as dinâmicas que o Google impõe para as empresas que desejam disputar os espaços nessa plataforma.
A partir da compreensão dos mecanismos de SEO necessários para o melhor ranqueamento, já se pode começar a pensar a política de conteúdo daquele site.
O primeiro ponto a ser levado em consideração para garantir que eles sejam acessados é, justamente, entender o que aquele público-alvo está querendo acessar.
Depois, produzir um conteúdo que gera engajamento é fundamental para que o Google reconheça aqueles textos como algo relevante.
Por fim, uma dica importante para a manutenção de boas práticas em SEO é garantir a coerência de todos os textos com o tema proposto.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.