Experiência de conteúdo: o que é e como ela afeta a estratégia de marketing?

Experiência de conteúdo: o que é e como ela afeta a estratégia de marketing?

Categoria: Notícias

10/10/2021 às 11:42

Diante de tamanha competitividade nos meios digitais, os sites precisam se munir de estratégias eficientes para ganhar mais visibilidade online. E uma das mais importantes e que pode afetar positiva ou negativamente a estratégia de marketing de qualquer site, é a experiência de conteúdo. Se você ficou curioso para saber o que é e como isso pode acontecer, continue a leitura e saiba mais a respeito desse importante assunto. Bora lá! 

O que é experiência de conteúdo? 

Podemos dizer que é uma estratégia criada pelos profissionais do marketing digital e que tem o objetivo de promover a satisfação do público-alvo, que se dá com a interação saudável com uma determinada marca. Mas para que isso aconteça efetivamente, é preciso que sejam criados conteúdos de alta relevância e que agreguem algum tipo de valor no dia a dia dos internautas. 

A experiência de conteúdo nada mais é do que uma interação positiva que os usuários tiveram com os conteúdos de um site ou blog, que podem ser em formato de texto, vídeos ou até nas principais redes sociais. Em suma, um conteúdo relevante e de qualidade pode convencer o internauta a comprar algum produto ou serviço oferecido por um site, desde que o mesmo atenda a uma necessidade específica. 

Como colocar em prática a experiência de conteúdo?

Primeiramente, vale ressaltar que um conteúdo que fala sobre óleos essenciais, por exemplo, publicado em um site ou blog, pode contribuir positiva ou negativamente para a experiência do público-alvo de um negócio. Veja como você pode colocar a experiência de conteúdo em prática para gerar um bom retorno para o site da sua empresa:

Colocar-se no lugar do consumidor

Antes de produzir qualquer tipo de conteúdo, seja em texto ou vídeos, você precisa conhecer bem o seu público-alvo e estar a par dos seus principais interesses. Por isso, coloque-se no lugar dos seus clientes e pense em um ou mais termos que possam ser usados por eles como fonte de pesquisa no Google e que os levariam a ter contato com a sua marca. 

Dessa forma, surge a necessidade de criar um conteúdo que seja exclusivo, original, relevante e que ajude o seu público-alvo a sanar alguma necessidade ou problema. Uma boa dica é se questionar sobre como você gostaria de encontrar um determinado conteúdo que solucionasse aquilo que você precisa. Depois de encontrar as respostas, é hora de colocar a mão na massa. 

Crie conteúdos únicos

O seu público-alvo deve sentir que o seu site/blog produziu os conteúdos unicamente para ele, que vai se sentir especial, aumentando as chances de comprar algo da sua empresa. O conteúdo deve ser exclusivo e proporcionar uma leitura agradável, dinâmica e de fácil entendimento. 

Somente dessa forma, a experiência de conteúdo (positiva) vai acontecer efetivamente. Algumas ferramentas ou estratégias podem direcionar melhor todo um conteúdo sobre andaime suspenso, por exemplo, para que ele chegue até o público que realmente o interessa.

Invista na diversificação dos formatos

Vale ressaltar que o seu público-alvo pode ser extenso e que cada pessoa prefere consumir conteúdos em um determinado formato. Por isso, você deve oferecer conteúdos em vídeo, texto e até em áudio (podcast). Quando existe essa diversificação, as chances de prender a atenção dos internautas podem ser enormes.

Sem mencionar que a interatividade com os conteúdos do seu site, que são oferecidos em diversos formatos, pode ser bem maior. Até mesmo o layout do site da sua empresa pode ficar mais atraente para o público. Vale lembrar que cada formato de conteúdo deve ter um tom de voz  e uma abordagem diferente, pois isso está diretamente ligado à aceitação. 

Estimule a interação com o conteúdo

Um conteúdo personalizado e interativo pode gerar um excelente engajamento entre o seu público-alvo. Imagine um blog post que traz uma linguagem clara e é bem estruturado: ele pode ser estimulante e levar os consumidores a comprar um produto ou serviço na sua mão. 

Todo conteúdo que é relevante e criativo pode contribuir para que a experiência do usuário seja positiva e também pode fazê-lo passar para a próxima etapa do funil de vendas. Você precisa induzir o cliente a criar uma conexão que seja indispensável com a sua marca. Quanto maior ela for, melhor! 

Como posso melhorar a estratégia de marketing? 

Saiba como você pode fazer isso usando a experiência de conteúdo de maneira mais assertiva:

Defina um objetivo para a sua comunicação

Antes de criar um conteúdo para postar em seu site ou blog, defina qual será o seu objetivo principal. Isso ajuda a direcionar seus esforços para que esse objetivo seja alcançado. Antes de agir, você precisa conhecer o objetivo da sua ação, certo? Somente dessa forma, a experiência de conteúdo poderá acontecer.

Conheça a fundo a sua persona

Quanto mais você conhecer a sua persona, maiores serão as chances do seu negócio atender às expectativas dela. Por isso, uma boa dose de planejamento é fundamental para que seja criada uma conexão saudável com quem está acessando o seu conteúdo e até alcançar novos clientes. A hipnose pode te auxiliar nesse processo.

Agora é seguir nossas dicas e aprimorar a experiência de conteúdo do seu público-alvo. Afinal de contas, essa estratégia costuma dar muito certo! 

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