Fatores que fazem um site ficar nas primeiras posições do Google

Fatores que fazem um site ficar nas primeiras posições do Google

Categoria: Notícias

15/07/2021 às 16:33

O sonho de todo empreendedor que tem um site na internet é deixá-lo sempre nas primeiras posições da primeira página de resultados do Google. Afinal de contas, essa é uma excelente maneira de ganhar visibilidade online e vender mais. Mas você conhece os fatores que deixam um site ocupando as primeiras posições do Google? Se a resposta for negativa, gostaríamos de te convidar para ler todo esse post, que vai te mostrar quais são eles.

Relevância dos links 

Esse fator se refere a relevância dos links do seu site que estão presentes em outras páginas que também fazem parte do mesmo segmento de mercado. Quanto mais o seu site for citado por outros, mais o Google vai entender que você oferece um conteúdo relevante e deixará o seu site bem posicionado.

Autoridade do domínio do site

Um site que vende óleos essenciais, por exemplo, se não tiver domínio, não é bem visto pelo Google, que vai o considerar irrelevante e o deixará nas últimas posições. O maior motor de buscas da internet também dá uma nota de 1 a 100 para o domínio de um site, ou seja, quanto mais alta ela for, maior será a autoridade do domínio do seu site. Pode até não parecer, mas isso conta bastante. 

Qualidade do conteúdo

Todo site deve oferecer um conteúdo original e relevante para o seu público-alvo. Um texto com informações importantes e que agreguem algum tipo de valor, pode fazer o Google entender que o seu site tem autoridade no assunto em questão e deixá-lo nas primeiras posições do ranking de buscas. 

Tamanho do conteúdo

Quanto mais extenso for um conteúdo, maior será o número de informações relevantes, certo? Para o Google, quanto maior for o conteúdo, melhor para o posicionamento do site. E essa lógica faz todo sentido, já que um texto de 500 palavras sobre NR 35, por exemplo, tende a ser mais superficial do que um 3000.

Pagerank

Trata-se de uma métrica bem antiga do Google que dá uma nota de 0 a 10 para a autoridade de um determinado site sobre uma palavra-chave. Essa nota é baseada na quantidade e na qualidade dos links externos que o site recebe. Ou seja, quanto maior for a autoridade do seu site a respeito do seu segmento de atuação, melhor. 

Uso da palavra-chave

Um conteúdo relevante e original deve ter uma palavra-chave de referência que deve estar presente em todo o texto. Mas existem locais estratégicos que a palavra-chave é obrigatória: no título, em um ou mais subtítulos, primeiro parágrafo, último parágrafo e na meta description. Fique atento quanto a isso. 

Velocidade de processamento do site

Imagine a sensação que você teria se acessar um determinado site e ele demorar 30 segundos para carregar. Seria a pior possível. Quanto mais rápida for a velocidade de processamento de um site, mais bem-visto pelo Google ele será. Afinal, ninguém está disposto a ficar esperando um site carregar, certo? 

Tempo de permanência na página

De nada adianta o internauta acessar algum conteúdo do um site que oferece curso de PNL, por exemplo, e 1 minuto depois fechar a página. Quanto mais tempo o usuário permanecer navegando em seu site, mais relevância ele terá para o Google, que vai entender que o seu conteúdo tem importância para os internautas. Por isso, procure prender a atenção das pessoas que acessam o seu site. 

Imagens otimizadas

Um conteúdo que disponibiliza imagens com descrição e legendas para complementar as informações, também é visto com bons olhos pelo Google. Imagens otimizadas podem agregar mais valor ao conteúdo oferecido por um site e, por consequência, deixá-lo mais bem posicionado. 

Site com design responsivo

Se o site do seu negócio não foi desenvolvido para ser acessado através dos dispositivos móveis como celular ou tablet, é melhor rever essa questão. Um site com design responsivo tem a capacidade de se ajustar a qualquer tipo de tela, independentemente do dispositivo que o esteja acessando. Até a velocidade de processamento é afetada positivamente. 

Usabilidade

Se o seu site tem uma navegação ruim, mesmo que ofereça um conteúdo de extrema qualidade, o Google não vai deixá-lo bem ranqueado nas suas páginas de resultados. Lembre-se: o seu site precisa oferecer uma navegação fácil e agradável para todas as pessoas. A experiência do usuário precisa ser positiva.

Frequência das postagens de conteúdo

Não adianta um site postar um conteúdo relevante, original e com palavras-chave colocadas em locais estratégicos, somente de vez em quando. É preciso ter consistência nas postagens. Quanto mais frequentes elas forem, mais importância o site terá para o Google. O ideal é que as postagens de conteúdo sejam diárias. 

Certificado SSL

O certificado SSL diz respeito à segurança das informações do seu site e de todos os clientes que compram nele. No mundo digital, segurança de dados é coisa séria e sempre deve ser prioridade para quem tem um site. O Google costuma penalizar sites que não são protegidos com o certificado SSL. 

Arquivos multimídia

Conteúdos com arquivos multimídia são reconhecidos como sendo de qualidade para o Google. Eles podem deixar o texto mais rico de informações e aumentar o engajamento dos internautas. Áudios, vídeos, infográficos e imagens bem trabalhadas, são formas de agregar mais conhecimento a quem lê uma postagem. 

Agora é ficar atento para todos os fatores de ranqueamento do Google e fazer o seu site ter mais visibilidade. 

Pensou em marketing digital? O criewebsite é a melhor solução 

Se você é empreendedor e deseja que o seu negócio marque presença na internet e nos meios digitais, a Criewebsite conta com 12 anos de experiência na criação de sites, serviços de marketing digital e suporte técnico eficiente. 

São mais de 1.800 sites já desenvolvidos para empresas de todos os segmentos de mercado. Nossos profissionais são altamente qualificados e têm altíssima expertise nessa área. Venha fazer um orçamento conosco. Aqui, nós entregamos resultados para os nossos clientes. Pode confiar!

Top