Landing pages: Aprenda a criá-la em poucos passos!

Landing pages: Aprenda a criá-la em poucos passos!

Categoria: Notícias

19/05/2022 às 13:07

O meio digital possibilita as mais diversas opções para que uma empresa consiga capturar consumidores, e um dos mais usados nos dias de hoje são as páginas de aterrissagem, mais conhecidas como landing pages.

Tratam-se de páginas cujo principal objetivo é possibilitar a conversão, portanto, as landing pages são onde um usuário é levado a realizar uma ação específica, como o download de um e-book.

Esse redirecionamento que o usuário faz ao clicar em um anúncio de regador de plástico infantil, tem a intenção de atrair os consumidores e convertê-los em leads, portanto, as landing pages são feitas com o objetivo de aumentar o número de vendas.

O usuário poderá chegar a essas páginas por meio de anúncios no topo de sites ou em formatos de banner em e-mails, podendo ser utilizados tanto para empresas que optam pelo tráfego orgânico, quanto pelo tráfego pago.

Embora muitas vezes seja confundida com uma página inicial comum de um site ou de um blog, as landing pages são mais objetivas em seu layout, pensando sempre em despertar o interesse do visitante e estando ligadas ao anúncio do qual direcionou para essa página.

Assim, se o anúncio for relacionado a um ensaio de newborn, a landing page deve estar organizada de forma clara, para que ofereça a ideia ao usuário de como funciona o serviço para convencê-lo a realizar, ou servir como forma de fácil compartilhamento na rede.

Os tipos de landing pages

Embora o objetivo principal deste modelo de página seja converter leads, sendo uma ferramenta que faz parte do funil de vendas do marketing, existem meios diferentes para que possam diversificar as landing pages e fazê-las se destacarem dentre os concorrentes.

Alguns dos modelos de landing page podem ser:

  • Captura;

  • Confirmação;

  • Venda;

  • Agradecimento.

As páginas de captura são umas das mais populares para que o consumidor seja transformado em lead, e isso ocorre por meio do preenchimento de dados do usuário, como e-mail, nome e telefone.

Com esta lista, é possível que uma empresa de tecido de parede infantil possa ofertar novidades ou disponibilizar algo em troca, como um e-book sobre como usar o tecido de parede das mais diversas maneiras para combinar com a mobília.

A página de aterrissagem também pode ser de confirmação pendente. Muito utilizada após um cadastro online, a função deste modelo é que o usuário seja orientado para concluir ou verificar alguma recompensa da qual obteve.

As landing pages de vendas são voltadas para apresentar ao consumidor tanto um produto quanto um serviço, tal como uma limpeza em condomínio residencial, onde seu principal foco é sanar dúvidas junto às ofertas apresentadas.

Essas páginas podem conter abas com as perguntas mais frequentes sobre o produto, e suas respostas em forma de depoimentos feedbacks ou de explicações, para que o consumidor não tenha dúvidas e mais certeza a respeito de sua compra.

Páginas de agradecimento também são landing pages, posto que surgem para o usuário como uma confirmação de compra, para baixar o material ou realizar inscrições, portanto, a concretização de uma conversão do lead.

Focando em construir uma relação com o usuário que se tornou um lead, esse modelo pode conquistar a confiança por conta da atenção que se dá ao cliente, demonstrando que toda ação realizada irá ajudar não somente a empresa, como ele próprio.

Como criar ou otimizar landing pages?

Ao planejar uma landing page, é necessário ter em mente uma série de pontos enquanto se está na etapa do esboço da página, para que durante a sua confecção, não fique nas entrelinhas ou não tenha uma informação explícita.

Portanto, seu objetivo deve ser bem especificado e, com base nele, promover a criação de um layout que se enquadre e, ao mesmo tempo, seja cativante para o consumidor. Afinal, é a partir dele que se pode criar uma sequência visual das partes mais importantes.

Podendo ser comparado como ao fazer compras com um carrinho de supermercado, do qual em um primeiro momento da lista, é colocado o que é necessário, e depois, o que não possui muita importância mas que não pode ser dispensado.

Algumas dicas e tutoriais se mostram essenciais para gerar bons resultados para uma landing page, sendo alguns deles:

1. Títulos e textos de apoio

Por ser a primeira coisa que atrai a atenção do usuário, tanto o título da página quanto os seus textos de apoio devem descrever o que o cliente irá obter ao comprar aquele produto ou serviço.

Os textos de apoio servem como um complemento para os títulos, que por sua vez devem ser sucintos. É necessário que este texto seja persuasivo para induzir o visitante a fechar a compra, ou também ser um complemento da ideia que o consumidor viu anteriormente.

2. Cores e imagens em boa qualidade

Tratando-se de um site do qual a intenção é captar consumidores, quanto melhor for o visual trabalhado na página e que tenha a ver com o anúncio do qual direcionou até ela, mais emergido o consumidor fica na compra do item ofertado.

Imagens de boa qualidade são pontos atrativos para uma página, isto porque demonstra um melhor visual e ao mesmo tempo permite apresentar, de forma mais ilustrada, o que se trata a empresa ao fazer uma limpeza de colchão box.

As cores marcantes de um anúncio e de uma landing page transmitem ao consumidor a sensação de lembrança, visto que, ao olhar para o padrão de cores estabelecido pela empresa, ele logo se lembra do empreendimento.

Por esse motivo, apostar em cores-chave para deixar a marca no anúncio e nas landing pages são excelentes alternativas.

3. Formulários

Em landing pages cuja intenção é captar dados, é importante que haja um formulário pronto para que o usuário preencha com informações como nome e contato.

De forma simples e objetiva, os formulários acabam ajudando a empresa na captação dos dados que julga necessário para montar um padrão de público-alvo e saber conquistá-lo através destas informações.

Os formulários devem especificar que os dados informados estão protegidos segundo a LGPD (Lei Geral da Proteção de Dados), bem como que a empresa garante a privacidade do que lhe foi enviado. Assim, a sensação de confiança é passada para o usuário.

Quanto menos houver perguntas para serem preenchidas, melhores são as chances de que haja uma conversão.

4. Gerar ações na página

Fazer o visitante ou o possível consumidor interagir na página é uma dica importante para que a conversão funcione cada vez mais.

Podendo ser feito de maneira simples, a call to action (CTA, ou chamada para ação) é feita por palavras ou frases simples, com um leve teor atrativo para o consumidor, de forma que fique destacada para incentivar aos seus visitantes a realizar a ação. 

5. Escolher o modelo de tráfego

Com uma landing page pronta e interligada a um anúncio, é importante que sejam escolhidos os modelos de tráfego do qual uma empresa de espuma poliuretano resistente ao fogo irá investir para atrair ainda mais consumidores.

O tráfego pago é quando há um investimento para trazer ainda mais visitantes à página e fazer com que o anúncio chegue para mais pessoas.

De forma que, se em uma plataforma de busca for digitado um termo igual ou semelhante ao que está na página, tanto o título, texto de apoio ou até mesmo o endereço eletrônico, com o tráfego pago levará a um melhor posicionamento nas páginas.

Já o tráfego orgânico precisa contar com um bom sistema de SEO para funcionar, porque a otimização dos motores de busca é feita através de palavras-chave que também estão presentes no texto e no título do conteúdo.

Essa otimização também pode ser de ajuda durante a condução pelo funil de vendas que se iniciou na landing page, portanto, deve ser planejada de forma que a atenção do consumidor fique presa do início ao fim, bem como no processo de pós-venda.

Considerações finais

Uma landing page é importante para servir de base para a venda de um produto ou um serviço através de um anúncio. Isso porque grande parte do que está sendo anunciado de forma virtual está diretamente ligado a essas páginas.

Até mesmo uma empresa de refrigeração industrial e comercial pode utilizar alguns dos formatos de landing pages para transformar os visitantes de seus anúncios em potenciais clientes, coletando os dados através de formulários e elaborando campanhas específicas.

Podendo ser feita de mais de um tipo diferente, a landing page se tornou uma forma de marketing bastante utilizada pelas empresas que desejam investir progressivamente em anúncios e concretizar vendas através de páginas.

É algo prático de ser montado ao se ter um bom planejamento, as landing pages podem contar com técnicas do marketing digital que alavancam um empreendimento, e assim, se torna destaque para os consumidores e para a concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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