Mini sites: Como criar e qual é o impacto que pode gerar na estratégia?

Mini sites: Como criar e qual é o impacto que pode gerar na estratégia?

Categoria: Notícias

13/09/2021 às 18:55

Os mini sites são plataformas elaboradas com uma funcionalidade específica, geralmente criadas e colocadas no ar para viabilização de estratégias pontuais dentro de empresas, como o lançamento de um novo produto, uma promoção ou um canal de vendas.

Ainda que sejam menores do que as páginas tradicionais de empresas, possuindo em torno de 1 até 5 páginas, mini sites conseguem agregar uma expedição na hora da informação.

Isso acontece, principalmente, pela vantagem da incorporação de dados muito mais certos e diretos, com menos palavras em espaços claramente reduzidos, como em:

  • Contatos;

  • Descrições;

  • Mídias;

  • Categorias.

Além de trazer um melhor custo-benefício às empresas, essa é uma vantagem e tanto para campanhas pontuais, agregando resultados em muito menos tempo. 

Isso acontece justamente pela otimização da comunicação, seja textual ou visual, que a empresa faz.

Por exemplo, toda essa possibilidade se inicia no momento em que as páginas são criadas, contendo poucos espaços e caminhos em relação a um site tradicional.

Essa questão acaba tocando em uma forma mais enxuta de trabalho das informações que indicam algo que é oferecido dentro daquele espaço. 

Dessa forma, podemos dizer que os mini sites são menores, mais práticos e com certeza mais em conta para empresas.

Por que os mini sites são importantes?

O nível de importância de alguns mini sites são máximos, o que explica sua ampla popularidade e utilização. 

Dessa maneira, vamos entender nos tópicos a seguir o porquê dessas vantagens e como elas podem ser interessantes para a sua empresa.

  1. Custo-benefício

Por serem menores e terem menos páginas em comparação com um site tradicional de perfumes importados, os mini sites são muito mais baratos para serem colocados no ar, seja em relação à construção em si como no investimento em comunicação visual.

Esse custo benefício vem a ser interessante para empresas, ainda mais para aquelas que dependem constantemente de lucros e retornos financeiros de seus produtos e serviços.

Dessa forma, com pouco dinheiro e com resultados de montagem dentro de um bom tempo, é possível começar a vender e ter contato com clientes. 

Em relação a produtos digitais, como o caso de um mini site, essa vantagem pode ser interessante e bem quista.

  1. Informação direta

O mini site é muito mais direto ao ponto do que outra plataforma de aluguel de impressora, e isso acontece, especialmente, pelo tamanho de todo a plataforma, que tem um número menor de páginas que podem ser navegadas pelos visitantes na web.

Por isso, o esforço pela valorização da informação prática e rápida é um ponto que vem a contar para os negócios, além da satisfação desse quesito pelos clientes.

Por exemplo, dentro de um site de vendas de embalagem papel kraft personalizado os espaços de compra, de explicação de produtos e serviços e também de dados sobre a empresa são mais fáceis de serem visualizados do que em relação a outras plataformas.

  1. Viabiliza promoções

As promoções, bem como ações curtas feitas por empresas, são excelentes opções para serem abordadas dentro dos mini sites.

Tendo em vista que demandam um tempo específico de ocorrência, e podem ser facilmente dispostas dentro de plataformas mais enxutas.

Caso contrário, seria necessário criar um outro site para colocar uma campanha pontual, o que não seria interessante, tendo em vista os custos, gastos de tempo e de produção.

Além disso, em meio a uma estratégia pontual de um negócio de coleta e entrega de encomendas, é muito mais fácil tornar as informações práticas dentro de páginas pequenas ou em um site onde a usabilidade é prática e rápida, em especial na navegação.

  1. Usabilidade máxima

A usabilidade é um ponto que traz grande importância hoje em dia. 

Isso porque diz respeito a forma de como o usuário consegue ter ou não uma boa experiência, desde o momento em que encontra a página de uma empresa, até a própria locomoção dentro do site.

Quanto melhor e mais longa for a experiência dentro de um mini site, melhor serão os resultados de tráfego, principalmente, em relação ao ranqueamento em buscadores.

Por isso, é muito importante investir nessa modalidade dentro de sites de empresas de venda de adesivo redondo personalizado

O ideal é sempre contar com indicações e exemplos de plataformas de venda nas quais você se sente bem recebido como cliente.

  1. Maior retorno financeiro

Quando todos os pontos vistos acima forem atingidos, certamente será esperado um maior retorno financeiro para a empresa. 

Isso acontece porque, quanto melhor e mais rápido tudo isso é viabilizado dentro de um mini site, mais clientes o negócio consegue atingir.

Portanto, não é à toa que mini sites de negócios de serviço de entrega motoboy conseguem fazer com que essas empresas sejam cada vez mais famosas entre os consumidores.

No mais, podemos dizer que um site onde as informações estão claras, bem dispostas e que todos os mecanismos que auxiliam dentro de uma compra ou escolha de um serviço estão bem dispostos, certamente existe um maior interesse para um negócio ser fechado.

De que forma construir um mini site?

Agora que já entendemos mais sobre quais as chances de um mini site ser benéfico para empresas, é o momento de sabermos como colocar essa plataforma em prática. 

Confira as principais dicas a seguir, e veja como elas podem te ajudar.

Comece pelo domínio

O domínio é o ponto inicial e talvez até mesmo principal em relação ao início de um mini site. 

Ele se faz tão importante porque nem sempre ele indica o site principal da empresa, logo, seu nome deve ser escolhido em relação ao que está sendo oferecido.

Por exemplo, se o seu negócio de necessaire brinde está trabalhando uma comemoração diferenciada, o domínio pode ter o nome da empresa e a especificação do produto.

Lembre-se que é importante manter as informações principais do negócio, que agrega tudo aquilo que ele tem a oferecer dentro da perspectiva dessa ação ou estratégia.

Escolha bem o conteúdo

O conteúdo dentro de um mini site, como já vimos acima, deve ser bem disposto e altamente pensado, para que possa corresponder ao que o usuário espera.

Além de ser distribuído bem em um espaço menor, com dados mais claros e bem acessíveis.

Por isso, comece sempre pensando nas melhores formas de resumir o que é necessário, mas destacando o que é mais importante dentro do que é a comunicação.

Para treinar, comece a delimitar em parágrafos ou frases tudo aquilo que sua empresa deseja informar, não deixando de colocar nas explicações e descrições pontos importantes, que venham a fazer diferença para o cliente da sua loja de camisa social atacado.

Foque na experiência

A experiência engloba diferentes frentes onde o cliente se permite entrar no universo da empresa, o que pode ocorrer tanto em relação a uma comunicação visual, incluindo imagens, o design e a disposição de elementos, quanto na rapidez do site.

No entanto, o mais interessante a trazer dentro desse viés é a relação dos elementos de experiência do usuário em relação à escrita e à interface da página.

Isso tudo acaba sendo importante para uma leitura com palavras e frases que ativem gatilhos mentais, relacionados ou não às compras. 

Portanto, em questão do design, a experiência do usuário pode conduzi-lo para pontos importantes, como à compra imediata.

Pense em formas de inovar

O ideal dos mini sites são as possibilidades que eles agregam para que as empresas se tornem únicas, principalmente, em relação aos seus consumidores.

Um bom exemplo disso são páginas feitas a partir de pontos inovadores, entregando algo que é inédito, e pode ser considerado pelos usuários como um diferencial para uma compra feita naquele espaço, podendo ser uma boa forma de atingir melhores resultados.

Integre com redes sociais

É essencial pensar na integração com as redes sociais, ainda que dentro de mini sites que possam ter uma funcionalidade temporária para algumas empresas. 

Isso porque, quanto maior for a conexão entre as páginas oficiais de uma empresa, melhor.

Para isso, é ideal deixar esses endereços em espaços visíveis para os usuários, de modo que eles possam entrar em contato com o negócio por outros meios possíveis.

Considerações finais 

Em suma, os mini sites são plataformas online com um tamanho menor em relação às páginas de conteúdo, o que impacta diretamente na apresentação e explicação feita por uma empresa nas ocasiões onde elas são utilizadas. 

Uma boa situação de uso, por exemplo, é em meio a estratégias pontuais de vendas, como promoções e datas comemorativas, agregando uma comunicação mais prática, rápida e direta com o consumidor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Top