Planejamento de design: O que não pode faltar na construção do layout do seu e-commerce?

Planejamento de design: O que não pode faltar na construção do layout do seu e-commerce?

Categoria: Notícias

20/08/2021 às 21:40

Hoje em dia já não existe novidade em dizer que a internet mudou totalmente a realidade das empresas, seja qual for o segmento de atuação. O que poucos sabem é como um planejamento de design pode agregar ainda mais valor a isso.

De fato, em uma época de crescente concorrência, na qual cada empresa ou marca precisa disputar por poucos segundos de atenção do cliente, é urgente começar a buscar a excelência nos elementos mais básicos de um e-commerce.

Por exemplo, quando um cliente em potencial pesquisa por algo como caixa de papelão personalizada para presente, certamente os primeiros sites que aparecem com uma boa experiência de navegação, serão os que vão trazer mais resultados.

Afinal, quem nunca teve essa experiência, de entrar em uma loja virtual ou em uma página qualquer, e antes mesmo de ler qualquer palavra, simplesmente correr a barra de rolagem do começo ao fim, só para “escanear” o estilo da página.

É disso que se trata o design e o elemento visual, que faz toda diferença quando o assunto é o comércio eletrônico. 

O conjunto desses elementos equivale ao que antes eram a fachada e as vitrines de um estabelecimento físico (ou de um showroom).

Por exemplo, se houvesse uma avenida comercial cheia de lojas, porém, uma delas utilizava uma fachada com LED piscando, de modo a chamar a atenção das pessoas, nem era preciso dizer que esse diferencial ia tornar a loja mais atraente na comunicação visual.

Na internet as regras mudam um pouco, mas a lógica é a mesma, e segue na linha daquela verdade de que “uma imagem diz mais do que mil palavras”. 

Em outras palavras, design e o layout nunca foram tão importantes quanto hoje.

Por isso, decidimos escrever este artigo, trazendo aqui todos os pontos mais importantes sobre um bom planejamento de design para e-commerce.

Além das boas práticas da área e os impactos positivos que isso pode trazer aos resultados gerais.

Além disso, apresentaremos o que não pode faltar na construção do layout, bem como dicas práticas de como dar os primeiros passos e seguir adiante. 

O mais bacana é que esses conselhos servem para qualquer segmento ou nicho de mercado.

Seja para venda e despacho de produtos ou para prestação de serviço como o de uma empresa que faz instalação de fachada de loja ACM, a construção de um layout de excelência pode trazer resultados simplesmente incríveis.

Portanto, se você quer entender como exatamente isso é possível e já começar a mudar o seu negócio online de patamar, basta seguir adiante na leitura.

Design e layout: o que eles são?

Você já ouviu falar em “percepção de marca” ou já parou para pensar em como o seu público-alvo percebe a sua marca, quando confrontado com ela.

Muitos empresários e gestores podem pensar que o mais difícil é chegar no cliente, ou seja, chamar a atenção da pessoa certa. 

Contudo, fazer isso “do jeito certo” pode ser algo tão importante quanto.

Aí é que entra o papel do design, como um esforço feito pelo marketing e pelo branding da empresa, no sentido de trazer inovações, firmar a identidade da marca e aprofundar a qualidade da sua comunicação com o público.

Assim, se a empresa trabalha com convites personalizados, seu design vai precisar repensar as bases da fundação da marca, confrontando seu estágio atual com o mercado, com a concorrência e com o público-alvo almejado.

Deste modo, seus pontos constituintes podem incluir os seguintes elementos:

  • A identidade visual;

  • A identidade verbal;

  • Os materiais promocionais;

  • O logotipo e o slogan;

  • As embalagens;

  • As formas e as cores.

Sem falar no e-commerce e no layout que ele oferece, segundo nosso foco central aqui. 

Nesse sentido, o layout gráfico nada mais é do que a “aparência geral” de uma página, ou seja, o projeto gráfico que materializa tudo que o design discutiu.

A importância da identidade da marca

Ao falar sobre a identidade visual e verbal de uma empresa, estamos falando de algo que somado sintetiza a filosofia daquela marca. É o coração do negócio, sem dúvida.

Por isso mesmo, é preciso deixar esse ponto bastante claro antes de iniciar o planejamento de design propriamente dito ou o projeto de layout enquanto tal.

É muito comum alguém sair correndo logo atrás de questões mais práticas como templates, paleta de cores, uma boa hospedagem (que carregue a página rapidamente). 

Contudo, sem essa base da identidade bem definida, tudo pode se perder.

Portanto, se a marca atua com venda de produtos de papelaria e informática, como na área de bloco de pedido, primeiro ela precisa definir muito bem sua autoimagem, entendendo sua missão, sua visão e seus valores.

Isso vai gerar vários impactos em termos de definição de cores, traços, logotipo, slogan e todos os demais elementos já referidos. 

A diferença é que ao fazer isso com o viés da identidade, tudo formará um conjunto harmonioso, e depois um layout de excelência.

Sobre o design responsivo

Se tem algo que absolutamente não pode faltar na construção de um layout para e-commerce é a questão da responsividade, que hoje atua até mesmo como SEO.

Sigla para Search Engine Optimization, a Otimização de Páginas para Motores de Busca é a configuração que permite a um e-commerce ser bem ranqueado nos motores de busca.

Portanto, quando uma pessoa busca por algo como folder promocional, a loja virtual que tiver responsividade vai aparecer com prioridade nos resultados da busca.

Isso é assim, pois a responsividade garante que a página seja aberta de igual maneira em um computador (laptop ou desktop), um smartphone, um tablet e daí em diante.

Sendo assim, o layout “responde” à proporção da tela, tornando a experiência melhor, já que as imagens, menus e demais elementos se adaptam automaticamente.

Lembre-se do lema “Less is more”

Termo em inglês para “Menos é mais”, o que esse lema mostra é que não adianta ficar procurando maneiras requintadas de desenvolver algo, se o esforço só está tornando a proposta mais complexa e menos acessível.

É preciso simplificar, especialmente nos dias atuais, em que as marcas disputam alguns poucos segundos de atenção em meio a um oceano de informações e conteúdos digitais.

Na realidade do design e do layout de uma loja virtual isso vai se traduzir no famoso “minimalismo”. 

Ele consiste em explorar apenas os elementos realmente imprescindíveis para que a página possa ficar no ar e ser operada.

Portanto, esqueça os menus infindáveis, os mapas de página com ramificações enormes, e claro, os textos grandes e prolixos. Se você reparar, já tem grandes e-commerces que oferecem soluções do tipo “Compre com um clique!”.

Sendo assim, não é difícil imaginar como seria ruim uma página que não parasse de fazer perguntas, em vez de simplesmente permitir que o cliente escolha um produto, a quantidade, a forma de pagamento e a de envio. 

A hospedagem e o carregamento

Falamos, de passagem, sobre uma hospedagem que permita que o site carregue rapidamente. 

De fato, esse fator impacta diretamente nos resultados mais importantes de um e-commerce.

Para começar, também se trata de SEO, tal como a responsividade. 

Assim sendo, os grandes motores de busca já são capazes de “ler” quanto tempo a página demora para carregar todas as suas funções, até se tornar navegável.

Se o site lida com soluções gráficas, como da área de flyer de festa, é ainda mais importante encontrar soluções de otimização, para que as imagens não fiquem muito grandes, nem tornem o site pesado demais.

Hoje existem softwares e até aplicativos online que reduzem o tamanho de uma imagem sem comprometer sua qualidade, melhorando assim a velocidade de carregamento.

Além disso, existe um KPI (Key Performance Indicator), que é um Indicador-Chave de Performance que pode ajudar a mensurar esse ponto.  

É o “bounce rate”, ou taxa de rejeição, que indica quantas pessoas estão entrando na loja virtual e passando poucos segundos ali, logo abandonando o site. 

Portanto, se identificar esse problema, tente corrigi-lo diminuindo o tempo de carregamento.

Como vai a credibilidade do site?

Finalmente, um último erro muito comum é focar demais na questão visual ou na experiência do cliente, e acabar esquecendo a questão dos selos de segurança.

Além de uma hospedagem segura, é preciso ter algum selo ou “cadeado” antifraude. 

Assim como uma fachada de loja física precisa de uma tranca eficiente, é isso o que vai garantir a idoneidade da sua página online, deixando o cliente mais tranquilo.

Hoje um dos protocolos mais importantes é o do Certificado SSL (Secure Socket Layer), que conta com criptografia avançada, e uma validação de domínio e de CNPJ.

Considerações finais

Portanto, com o crescimento da concorrência na esfera digital, é importante que cada marca saiba se posicionar e estabelecer seus diferenciais.

Um bom planejamento de design e um layout eficiente podem trazer esse destaque tão desejado, tornando a experiência do cliente memorável e melhorando as vendas.

Com os conceitos e conselhos práticos que trouxemos aqui, você poderá implementar o necessário para isso, atingindo os melhores resultados no curto e longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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