Quais são os benefícios que uma boa estratégia de marketing digital pode dar a pequenas empresas?

Quais são os benefícios que uma boa estratégia de marketing digital pode dar a pequenas empresas?

Categoria: Notícias

20/08/2021 às 23:12

Não há dúvidas de que o marketing digital transformou o modo como divulgamos um produto ou serviço. Isso se deve à evolução das tecnologias de comunicação que deram origem a uma era de crescimento e disseminação de conteúdos.

Essa transformação está acontecendo por conta da internet, que se transforma e evolui continuamente. Hoje em dia, temos acesso à informação de maneira rápida e em grande volume.

Mas, ao mesmo tempo em que as informações estão disponíveis, também cresce o grau de incerteza na hora de escolher estratégias mercadológicas que atendam às necessidades dos negócios.

De qualquer forma, é fato que o uso das estratégias digitais está mais diversificado por conta das ferramentas, e podemos citar como exemplo os aplicativos de smartphones e as estratégias de otimização dos sites de busca.

O marketing digital é acessível para qualquer tamanho de negócio, independentemente de seu mercado de atuação, mas ele é ainda mais benéfico para as pequenas empresas.

É por isso que, neste artigo, você irá entender a importância das estratégias de marketing aplicada aos pequenos negócios, como elas podem impactar o crescimento deles e daremos algumas dicas. Acompanhe!

Importância das estratégias para pequenos negócios

O marketing digital é fundamental por diversas razões. Em primeiro lugar, porque ele garante que o negócio tenha uma presença forte na internet, o que melhora o seu posicionamento no mercado.

Logo, se você investe em marketing vai fazer com que as pessoas te encontrem quando elas precisarem. Além disso, se for bem planejado, ajuda a atrair pessoas, assim como uma boa fachada para comércio.

Por outro lado, a ausência na internet e o fato de não produzir conteúdos de valor tornam a empresa menos acessível aos consumidores e abre espaço para a concorrência.

As empresas passam a utilizar ferramentas que montam seu plano de marketing, permitindo um alto poder de segmentação, personalização e otimização do conteúdo. Ademais, o processo de automação é muito mais barato do que o marketing tradicional.

Essas ferramentas também permitem que o negócio entenda melhor o seu público, qualifique os resultados e otimize as campanhas.

Por fim, as estratégias de marketing, quando bem elaboradas para diferentes canais, como as redes sociais, aumentam a satisfação dos clientes e ajudam a criar um relacionamento com eles.

Consequentemente, a companhia consegue melhorar sua performance e alcançar mais visibilidade.

O marketing digital e o crescimento das empresas

Agora que você já entendeu a importância do marketing digital para os pequenos negócios, neste tópico, vamos mostrar como suas estratégias podem impactar o crescimento deles.

Mesmo uma loja de conserto tela iphone 6 em ascensão pode se beneficiar quando investe em marketing digital. Ele ajuda no desenvolvimento das pequenas empresas, por meio de vantagens, como:

Mais engajamento com a persona

Mais do que atrair o cliente e aumentar as oportunidades de venda, as organizações de pequeno porte conseguem estabelecer relacionamentos duradouros com os clientes.

Isso acontece porque a comunicação digital permite a interação de todos, então ao mesmo tempo em que você cria conteúdos relevantes, os consumidores podem responder e interagir.

Essa interatividade cria laços entre as empresas e as pessoas, e dentro de um mercado cada vez mais competitivo, conquistar engajamento é essencial para estar na mente dos consumidores.

Fideliza os clientes

Depois de fechar uma venda, os negócios precisam manter contato com os clientes para estimular novas compras ou incentivá-los a recomendar a marca para outras pessoas.

As estratégias de marketing digital também têm como foco a fidelização de clientes, inclusive, elas são muito mais baratas do que as práticas utilizadas para conquistar novos consumidores.

Por meio da internet, as organizações podem trabalhar com diferentes ferramentas e canais que possibilitam um contato contínuo com o público. Exemplos disso são os conteúdos para blog, que ainda podem assumir diferentes formatos, como:

  • Textos;

  • Vídeos;

  • Imagens;

  • Áudios;

  • Infográficos.

Uma empresa de serviço de entrega motoboy também pode enviar ofertas personalizadas por e-mail para os seus clientes.

Para que toda e qualquer estratégia de marketing digital dê resultados, é necessário conhecer o perfil e os interesses do público-alvo.

Público mais segmentado

Nos canais tradicionais de comunicação, é difícil segmentar o público com quem você vai falar. No entanto, na internet, é muito mais simples falar com um perfil específico, que realmente esteja interessado nas soluções.

A internet possui um grande potencial de alcance, mas o foco das estratégias por meio dela é falar com as pessoas certas e no momento adequado.

A segmentação se faz presente desde o primeiro contato da pessoa com a marca, o que faz com que a experiência de compra seja satisfatória e gere sentimento positivo.

Ao utilizar um computador novo para elaborar suas estratégias, a empresa consegue segmentar os conteúdos de acordo com as etapas da jornada de compra.

Por exemplo, o envio de um e-mail só vai acontecer após a identificação de que o usuário está na etapa certa para receber uma abordagem de vendas.

Essa possibilidade existe porque é o próprio usuário quem fornece as informações sobre ele, ao preencher um formulário ou ao aceitar os cookies que rastreiam as páginas que ele visita na web.

Com essas informações em mãos, as companhias podem analisá-las, entender o comportamento dos consumidores e, assim, elaborar estratégias segmentadas, de acordo com o público.

Resultados por mais tempo

No marketing digital, é possível contar com recursos pagos e orgânicos para divulgar a marca e se relacionar com os clientes. Dentre as estratégias orgânicas podemos mencionar o SEO e o marketing de conteúdo, que trazem resultados duradouros.

Por exemplo, o blog de um fabricante de caixa de papelão personalizada com logo armazena conteúdos que nunca serão perdidos e, com isso, ele mantém a reputação que conquistou ao longo do tempo.

Os materiais podem ser acessados enquanto a empresa decide mantê-los no ar, portanto, é possível continuar gerando acessos e conversões, desde que sejam relevantes e atualizados.

Em linhas gerais, uma estratégia de conteúdo bem elaborada vai gerar ativos para a empresa, permitindo que ela obtenha resultados por muito mais tempo.

Dicas de estratégias para pequenas empresas

Como abordamos ao longo deste conteúdo, o marketing digital pode ser utilizado por empresas de qualquer tamanho, mas algumas estratégias são mais adequadas para os pequenos negócios, tais como:

1 - Anúncios nas redes sociais

Os anúncios nessas plataformas são segmentados, isso significa que você vai atingir um público específico, de acordo com a idade, localização, interesses, comportamentos, dentre outros.

Se você anunciar um notebook novo vai contar com ferramentas que simplificam o processo, por meio de testes para garantir a melhor performance.

Para os negócios com forte apelo visual, uma das melhores redes sociais para anunciar é o Instagram, visto que essa plataforma é a segunda mais utilizada pelas pessoas, ficando atrás apenas do Facebook.

2 - Investimento no Google Ads

O Google Ads (ou AdWords, como antes era conhecido), assim como um folder promocional, já existe há muito tempo e continua sendo um aliado das estratégias de marketing digital.

Trata-se de uma opção paga que entrega resultados de pesquisa relevantes aos usuários, e os anúncios têm preços acessíveis.

Isso acontece porque o buscador atribui o índice de qualidade ao anúncio, à relevância e à página de destino.

São índices de qualidade que influenciam a taxa de lance necessárias para exibir um anúncio, considerando o ponto ações mais altas para reduzir o custo do lance.

É uma ferramenta intuitiva que guia o usuário durante a criação dos anúncios para que ele possa atingir seus objetivos em diferentes canais e formatos.

3 - Marketing de conteúdo

Diferentemente das estratégias mostradas anteriormente, o marketing de conteúdo é uma opção orgânica, que ajuda a atrair, converter e fidelizar clientes, por meio da produção de materiais relevantes e com foco nas necessidades do público.

Essa ação se concentra em resultados de longo prazo, por isso, o retorno inicial é baixo, mas com o passar do tempo, tem um crescimento sustentável, capaz de conduzir o negócio.

O objetivo é fazer com que, ao mesmo tempo em que os usuários consomem os conteúdos, eles identifiquem a marca como referência em seu mercado.

Em outras palavras, um fabricante de convites personalizados vai construir sua autoridade de forma natural, melhorar o seu branding e atrair clientes potenciais.

Conclusão

O marketing digital acompanha as tendências do mercado e atende às necessidades do consumidor moderno. É a melhor forma de se comunicar com as pessoas e divulgar os produtos e serviços.

A mídia offline continua sendo importante, mas ela não é mais o principal recurso para convencer os consumidores a comprarem suas soluções.

Para os pequenos negócios, as estratégias e canais pela internet, são a melhor forma de consolidar a empresa e conquistar mais espaço no mercado, e com as estratégias que mostramos ao longo deste conteúdo, seu negócio certamente vai crescer e se desenvolver.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Top