Quais são os primeiros passos para desenvolver um site?

Quais são os primeiros passos para desenvolver um site?

Categoria: Notícias

19/12/2022 às 13:33

Criar um site é algo muito importante para as empresas porque essa plataforma assume vários papéis fundamentais no cotidiano dos negócios. Trata-se do canal oficial da marca na web que divulga seus produtos e serviços e ajuda a vender.

Ele precisa ser bem construído e com foco naquilo que a marca deseja alcançar, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre a criação do site. No entanto, com as novidades tecnológicas ficou muito mais fácil fazer isso.

Antigamente, criar essa plataforma era algo muito mais difícil e complexo, e somente quem conhecia linguagem de programação e dominava programas conseguia desenvolver o trabalho.

Ao longo do tempo, alternativas começaram a aparecer e agora as empresas precisam apenas registrar o nome, criar as imagens que querem publicar e desenvolver o site com visual agradável.

Mas mesmo diante das facilidades que existem, ainda se vê empreendedores que ignoram a existência do site e vão direto para as redes sociais, fazendo delas seu principal canal on-line.

Estar presente nas redes sociais é muito importante, mas não é o suficiente. Este artigo vai mostrar a importância de criar um site institucional e quais são os primeiros passos para seu desenvolvimento.

Importância de criar um site

O site institucional representa o endereço oficial do negócio na internet. Assim como o empreendimento tem um endereço no mundo físico, também precisa ter um endereço no universo digital.

O site institucional é como se fosse o cartão de visitas da marca, divulgando seus produtos e serviços, além de funcionar como loja virtual. Uma autoescola para regularização da cnh tem muitas outras razões para investir na plataforma, como:

  • Fortalece a imagem do negócio;

  • Transmite credibilidade;

  • Mostra informações importantes;

  • Atrai pessoas interessadas;

  • Conquista clientes.

Uma das grandes razões para criar um site institucional é que ele fortalece a imagem da empresa na internet, algo indispensável aos dias de hoje.

De acordo com uma pesquisa, cerca de 100 milhões de brasileiros acessam algum tipo de site todos os dias, portanto, as ações online da marca podem alcançar uma grande quantidade de usuários no país.

É a chance de mostrar os produtos e serviços para as pessoas e despertar o interesse pelas soluções. A marca precisa mostrar que está sempre atenta às tendências e próxima do cliente, e nada melhor do que a presença online para fazer isso.

Quando a pessoa procura pelo site da organização, quer saber como ela interage com as novidades digitais e acessa informações que vão influenciar a decisão de compra.

Se o negócio não tiver uma página na internet, vai perder espaço para os concorrentes, afinal se alguém precisa do auxílio de um profissional para endereço fiscal para ecommerce, pode encontrar muitos que prestam esse serviço.

Qualquer organização que não possua uma página oficial é vista como ultrapassada e até mesmo gera desconfiança entre os consumidores.

Outra razão é o fato de ter um local onde as pessoas podem consultar informações importantes, confiáveis e atualizadas. É uma forma de visualizar dados comuns, como endereço, horário de funcionamento e telefone e expor produtos e serviços.

Plataformas que destacam os detalhes da oferta influenciam a decisão de compra e ainda fazem com que as pessoas tenham convicção de suas ações, o que reduz os arrependimentos futuros.

Canais que oferecem uma base de conhecimento também reduzem as ligações para o atendimento ao cliente. Para as organizações que atendem presencialmente, é importante facilitar a resolução de problemas, sem que o cliente precise sair de casa.

Um bom site institucional tem espaço exclusivo para o blog, canal onde a marca vai publicar conteúdos relevantes para a audiência, abordando questões importantes para as pessoas.

Eles falam sobre tudo aquilo que a audiência precisa saber antes de tomar uma decisão de compra e até mesmo tentam esclarecer algum problema do dia a dia.

Atualmente, é assim que um fabricante de caixa maleta personalizada consegue atrair os usuários e convertê-los em leads. Nem todos os visitantes serão transformados em leads, mesmo assim, existe a possibilidade de atrair mais pessoas.

Por fim, um site bem elaborado e alimentado ajuda a aumentar o número de clientes e a razão para isso é o aumento na visibilidade na internet.

As estratégias de marketing digital colaboram muito nesse sentido, principalmente na criação de conteúdo relevante que faz as páginas da plataforma aparecerem entre os primeiros resultados de pesquisa.

Como começar a criar um site?

Depois de entender a importância do site para os negócios, para aproveitar todos os benefícios que o canal traz, é necessário dar os primeiros passos para sua criação. São estes:

Registrar o domínio

Assim como uma fachada em ACM com LED o nome do estabelecimento está impresso, o site do negócio também precisa ser nomeado. O domínio é justamente isso, ou seja, o nome do site e ele precisa ser escolhido cuidadosamente.

As organizações costumam colocar o nome da marca ou de um projeto, seguido pela terminação. Dentre as opções mais comuns estão .net, .edu, .gov, .org etc.

Quando a organização foi criada o site, é mais vantajoso comprar o domínio do que usar versões gratuitas. A versão gratuita transfere a autoridade do site para as plataformas, além de não trazer um aspecto muito profissional.

Para registrar o domínio, é necessário acessar um dos diversos sites que fazem esse trabalho e os valores dependem da terminação escolhida. De qualquer forma, a maioria vai oferecer um serviço de hospedagem.

Também existem algumas considerações importantes na hora de escolher o domínio, como no caso da disponibilidade.

Para um escritório de arquitetura especializado em sala planejada para apartamento pequeno, a melhor forma de aumentar as chances de ter o nome do domínio desejado é ser bem específico na escolha e procurar algo que represente a marca.

Lembrando que ele precisa ser fácil de entender e memorizar, como aqueles nomes que são ouvidos uma única vez e são guardados na mente. Para isso, é necessário que ele seja curto, tendo no máximo 3 palavras.

Recentemente também surgiram as extensões de domínio e de e-mails que saem do tradicional “.com.br”. É possível registrar domínios com terminações genéricas de diversas opções e todas aumentam a segurança e evitam que outra pessoa use o domínio.

Contratar uma hospedagem

A hospedagem é o uso de um servidor que permite a disponibilidade da plataforma para os visitantes. Diferentes planos podem ser contratados e a organização pode optar por registrar o domínio e hospedar o site com a mesma empresa.

Um fabricante de bloqueador de umidade pode escolher entre 3 tipos de hospedagem, e uma delas é a hospedagem compartilhada que abriga centenas de sites, além de oferecer um custo inferior.

A hospedagem dedicada, por sua vez, é usada por muitas plataformas, mas cada uma conta com um servidor exclusivo. Possui custo mais elevado, mas o nível de segurança é muito maior.

Também existe o servidor virtual privado, e nele os usuários compartilham o servidor, mas cada um fica isolado, o que reduz os problemas no desempenho da plataforma.

Escolher um CMS

Depois de contratar o serviço de hospedagem, finalmente começa a construção da plataforma e é necessário que o construtor tenha bons conhecimentos em HTML para criar o template e outras partes da estrutura.

Para facilitar o processo, uma gráfica especializada em plotagem de engenharia pode contar com um CMS (Content Management System). A solução é usada para gerenciar o conteúdo e o comportamento dos elementos do site de maneira intuitiva.

Tudo é muito simples e costuma dispensar a intervenção de um programador, e entre as alterações que podem ser feitas, estão as correções do conteúdo da página, mudar ordem de elementos do menu, alterar o título da página e publicar novos posts.

Escolher um template

O template do site deve ser responsivo para que as páginas possam ser acessadas por meio de qualquer dispositivo. O design responsivo se adapta a qualquer tamanho de tela, desde o smartphone até um desktop.

Além de ser responsivo, o template de um especialista em oftalmologia veterinária deve corresponder à identidade da marca. Cores e outros elementos precisam ser cuidadosamente escolhidos para que o visitante identifique a empresa.

Considerações finais

O site institucional é uma necessidade atualmente e serve como base para muitas outras ações da marca, como as campanhas de marketing e as estratégias de vendas.

Hoje, esse canal atua como uma verdadeira vitrine e potencializa os lucros da organização. Mas para que possa ajudar a marca em muitos sentidos, é necessário que seja bem elaborado desde o início.

É assim que a empresa terá um canal oficial na web compatível com seus propósitos e que colabore em muitos sentidos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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