Qual a importância de um bom domínio para seu site?

Qual a importância de um bom domínio para seu site?

Categoria: Notícias

28/11/2022 às 20:02

O domínio de um site é o nome que aparece logo após o “www”, sendo um item fundamental para criar um site profissional na internet.

O endereço virtual também é conhecido como URL, e é por meio dele que o usuário consegue encontrar a empresa ou loja na web. Na loja física, os clientes precisam saber o nome da rua, número e bairro para chegar até ela.

Quando o consumidor quer acessar uma loja virtual, então ele precisa de seu endereço, como: “www.sitedonegocio.com.br”. Assim sendo, o domínio funciona como um atalho para os arquivos que estão dentro dele.

O endereço do site é um conjunto de números dinâmicos e únicos, mas memorizá-los é muito difícil, por isso foram substituídos pelo nome do site seguido por seu código de hospedagem, que pode ser .com.br, .com e assim por diante.

Hoje em dia, todas as empresas precisam de um site institucional, porque ele representa o canal oficial da marca na internet, e é por meio dele e nele que a companhia vende, comunica-se com as pessoas e baseia suas estratégias de marketing.

Pensando nisso, neste artigo, será possível entender a importância de um domínio, os impactos que ele pode gerar nas vendas de produtos e serviços e como desenvolvê-lo.

Importância do domínio

Quando o gestor ou empreendedor coloca o negócio na internet, o objetivo é fazer com que a marca seja conhecida por uma quantidade maior de pessoas, mas para que isso seja possível, é necessário contar com algumas ferramentas.

Uma delas é o site institucional que reúne informações sobre os produtos e serviços e atua como um importante canal de comunicação com o público.

Mas para que uma escola de curso de comissario a distancia tenha um site interativo, é necessário contar com domínio personalizado. Isso é possível por meio de opções pagas e gratuitas, algo muito vantajoso para quem está começando agora.

Mas conforme o negócio cresce, é muito importante mudar para a opção paga, tendo em vista todos os diferenciais que ela oferece. De qualquer forma, ter um domínio é importante por conta das vantagens que oferece. São elas:

  • Mais confiança;

  • Personalização de e-mails;

  • Maior divulgação;

  • Mais visibilidade;

  • Usar estratégias SEO.

Uma das principais vantagens está relacionada à confiabilidade, visto que possuir uma URL própria mostra que a organização se preocupa em disponibilizar um espaço exclusivo para os clientes, de maneira segura e eficiente.

Isso é algo muito importante para plataformas e-commerce, uma vez que são realizadas transações financeiras por lá.

Também fica muito mais fácil padronizar a comunicação com as pessoas, potencializando a identidade durante os canais de interação com o público, como mensagens e campanhas de e-mail marketing.

Ao ter seu endereço de e-mail personalizado, uma clínica estética especializada em micropigmentação olhos superior consegue transmitir mais credibilidade do que se eu estivesse usando uma conta pessoal.

O domínio próprio permite criar um nome que potencializa o alcance do negócio e fortalece sua identidade como marca perante os clientes. Também fica muito mais fácil associá-la ao negócio e colaborar com as ações de propaganda.

Uma ferramenta personalizada aumenta as chances de as pessoas terem acesso ao produto, e as plataformas que colaboram com isso são buscadores como o Google e Yahoo.

Isso porque eles priorizam sites com domínio próprio, visto que esses endereços conseguem proporcionar uma experiência positiva para o usuário.

Por fim, fica muito mais fácil investir nas estratégias de SEO e monitoramento de tráfego, com a ajuda do Google Analytics.

Por meio da extração desses indicadores fica mais fácil verificar informações sobre conteúdos lidos na plataforma, tipo de mensagem que gera mais engajamento, produtos que chamam mais a atenção das pessoas, entre outras informações.

Uma empresa que conquista a confiança das pessoas, é bem divulgada na internet e tem boa visibilidade também terá mais credibilidade.

Para uma escola de curso mopp e carga indivisível isso é muito importante porque ajuda a conquistar mais leads, gera boas oportunidades de vendas e aumenta as conversões de potenciais clientes em clientes de fato.

Com isso, conclui-se que ter domínio próprio é fundamental para aumentar os lucros do negócio, algo fundamental para a marca crescer ainda mais.

Como desenvolver o domínio do site?

Para criar o domínio do site, a primeira coisa que o proprietário precisa fazer é pensar em seu nome. Vários aspectos devem ser levados em conta. 

Lembrando, entretanto, que essa escolha é muito importante, e o endereço não deve ser mudado para não confundir os clientes.

Quem já tem uma marca e quer criar um site para ela, o ideal é que o domínio receba exatamente o mesmo nome da empresa. É assim que um negócio especializado em escolta armada será identificado pelos usuários na web.

Além de usar o mesmo nome da companhia, é fundamental que ele seja fácil de pronunciar. É muito comum ver domínios difíceis de serem pronunciados e ainda com a presença de elementos aleatórios, como letras e números após o nome principal.

Esse erro é algo muito crítico, tendo em vista que o cérebro humano tem mais facilidade para se lembrar daquilo que a pessoa tem facilidade para pensar e falar.

De modo geral, evita-se que o domínio seja difícil de pronunciar, que tenha números, que conte com letras adicionais, que tenha uma pronúncia diferente, que seja ambíguo ou que faça trocadilhos e misture palavras.

Um bom exemplo de domínio ruim seria “meunegocioo1.com.br”, Uma vez que repete letras e ainda insere o número no final.

Depois de definir qual será o nome do domínio, então chegou o momento de começar a criá-lo. Para que isso seja possível, é necessário utilizar-se da seguinte disposição de passos:

Verificar a disponibilidade

Existem sites que mostram a disponibilidade do domínio, e caso ele não esteja disponível, sugerem outras opções, inclusive com mudanças de extensões para manter o nome que o proprietário deseja.

Registrar o domínio

Além de verificar a disponibilidade do nome, se estiver tudo OK, uma empresa especializada em laudo técnico pericial de insalubridade e periculosidade deve registrá-lo, preenchendo algumas informações solicitadas.

O site de registro vai pedir CPF do proprietário, CNPJ da empresa, endereço, telefone, além do DNS do servidor de hospedagem do site. Também é possível selecionar o serviço DNS no site de registro, caso a plataforma ainda não tenha um.

Escolher um plano de pagamento

O proprietário do site pode escolher um plano de pagamento, que pode ser anual, a cada dois anos, mensal, entre outras possibilidades.

Também é nessa etapa que a organização encontra o redirecionador de e-mail para ter um endereço com o nome da plataforma, com isso, o e-mail usado por uma empresa de treinamento de integração segurança do trabalho será mais profissional.

Escolher uma extensão que faça sentido

As extensões mais recomendadas são “.com” e “.com.br”, mesmo porque costumam ser mais lembradas pelos usuários. Nesse sentido, ao criar um domínio profissional, o ideal é escolher entre um deles, embora existam algumas exceções.

Por exemplo, se o negócio for uma organização não governamental pode optar pela extensão “.org”, visto que faz mais sentido para o nicho de atuação.

Da mesma forma, uma escola, universidade ou qualquer outro tipo de instituição de ensino, preferencialmente deve usar a extensão “.edu”.

Propósito do domínio

As empresas, como um fabricante de rótulo auto adesivo, precisam construir sua visibilidade na internet, e é por meio do site institucional que isso acontece.

Todos os sites presentes na web possuem um endereço de IP único, e ele é formado por números que se conectam ao servidor, responsável por armazenar seus dados.

O número de IP é bem extenso, por isso, é impossível fazer com que todas as pessoas possam memorizá-lo para acessar o site da organização.

É algo totalmente diferente de memorizar o número de um documento de identidade ou um número de telefone. É totalmente impossível memorizar endereços de IP de todas as plataformas acessadas ao longo do dia.

Tendo isso em vista, os sites na internet, como de uma empresa de portaria terceirizada, possuem um domínio que facilita a memorização do endereço, a vida dos usuários e os algoritmos dos buscadores.

Considerações finais

Ter domínio próprio é fundamental para que o site conquiste mais profissionalismo e credibilidade perante os usuários na internet. O site institucional serve como base para todas as estratégias de marketing e vendas, por isso precisa de um bom domínio.

Sabendo qual é sua importância, conceito e como criá-lo, fica muito mais fácil estruturar a plataforma do jeito certo e conquistar ótimos resultados com ela. O negócio vai expandir suas atividades e alcançar resultados satisfatórios com o site institucional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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