Sistemas de vendas online: Qual escolher e como potencializá-los?

Sistemas de vendas online: Qual escolher e como potencializá-los?

Categoria: Notícias

13/09/2021 às 18:53

Os sistemas de vendas online são muito importantes porque existem cerca de 134 milhões de pessoas que acessam regularmente a internet no Brasil.

Isso significa que as empresas que vendem pela internet têm muitas oportunidades de aumentar seus lucros e aproveitar oportunidades.

Esse sistema é uma ferramenta que proporciona ajustes, melhorias e otimizações, além de realizar todo um trabalho de maneira otimizada.

É dessa forma que o seu negócio consegue aproveitar as demandas, além de se posicionar e posicionar o próprio produto, impactando uma quantidade maior de pessoas.

Quanto mais pessoas você consegue impactar, mais visibilidade conquista, o que ajuda a aumentar o número de vendas.

Antes de prosseguir com esse assunto, é importante entender que um canal de vendas pela internet não é privilégio deste ou daquele segmento.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e com as vendas online crescendo continuamente, hoje em dia, é possível vender os mais diferentes tipos de produtos e serviços.

Só que para atender a um público cada vez mais exigente, é necessário contar com um bom sistema de vendas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre a importância desse sistema, quais são as melhores opções e dar algumas dicas para fortalecê-los.

Importância de uma presença forte de venda online

Recentemente, temos visto um aumento considerável das vendas pela internet. 

O consumidor já percebeu todas as vantagens desse tipo de negócio, pois pode comprar tudo o que precisa, por um valor mais acessível e com todo o conforto.

Entretanto, não é só o consumidor que tem acesso a vários benefícios, pois as empresas que investem nessa modalidade conquistam maior visibilidade.

Assim como um letreiro de loja bem projetado garante o destaque do estabelecimento em sua localização, uma presença de vendas sólida aumenta as possibilidades de negócio, independentemente de barreiras físicas e geográficas.

O negócio pode atingir um público muito maior quando comparamos com as lojas físicas, tendo em vista que a internet tem mais potencial de visibilidade, de maneira mais democrática, dinâmica e econômica.

Isso se deve ao marketing digital que se transformou em uma ferramenta acessível para qualquer tipo e porte de empresa.

As vendas pela internet também oferecem ótimo custo-benefício para os negócios, tendo em vista tinha uma loja física demanda investimentos, como:

  • Aluguel;

  • Água;

  • Luz;

  • Pagamento de funcionários.

Ao fazer essa economia, o empreendedor direciona os recursos para questões estratégicas da marca. 

Você pode diversificar as soluções que vende, melhorar o seu estoque e trabalhar com um bom sistema de vendas.

Uma presença bem estruturada também pode ser considerada um reforço estratégico para o negócio, visto que ela é capaz de trazer mais pessoas para o seu canal.

Um fabricante de copo personalizado com canudo também consegue segmentar o seu público em suas estratégias de divulgação. Isso torna as práticas mais eficientes e aumentam as chances de retorno.

Ademais, quanto mais você consolida a sua presença de venda na web, mais fáceis os processos se tornam no que diz respeito ao seu gerenciamento.

Dentro de uma loja física, o empreendedor pode ter dificuldades para lidar com alguns processos, como fluxo de caixa e controle financeiro. 

Quando as vendas são feitas pela internet, conseguimos reduzir boa parte da burocracia administrativa.

Assim, sabendo a importância de ter uma boa presença de vendas online, no próximo tópico, vamos mostrar algumas das melhores opções de sistemas de vendas.

Melhores sistemas de venda

Se você está procurando um bom sistema de vendas para sua loja online, saiba que existem várias possibilidades que ajudam a automatizar esse processo, dentre os principais estão os citados abaixo.

Agendor

Esta é uma excelente ferramenta CRM, pois possui um sistema de gestão intuitivo, o que permite ao empreendedor acompanhar o fluxo de cliente e ainda faz projeção de vendas, tendo como base dados reais.

Dentre suas tarefas está o registro de visitas, relatórios sobre métricas de vendas mais utilizadas, análise de interação com os clientes.

Além de um painel que exibe vendas em tempo real, que são divididas de acordo com o processo em que se encontram.

É ideal para empresas que possuem a necessidade de controlar melhor o fluxo de clientes e de vendas.

Tiny ERP

Por meio desta ferramenta, um fabricante de almofada para bebê consegue padronizar os processos do negócio e administrar suas informações de maneira integrada.

Essa ferramenta pode ser usada por negócios que querem trabalhar com uma boa emissão de notas fiscais, melhorar seu controle de estoque, gerenciar os fornecimentos, avaliar o desempenho e trabalhar o deslocamento de produtos.

Pluga

Essa ferramenta é indicada para quem deseja integrar seus sistemas e tornar processos burocráticos mais simples.

Por meio de sua interface de aplicação, é possível selecionar os dispositivos que serão integrados e autorizar a conexão entre eles.

Anymarket

Essa ferramenta é útil para pessoas que vendem em marketplace, porque ela une integra essas plataformas, tem boa usabilidade e é conhecida por ser segura em seus processos.

Por meio dela é possível integrar plataformas de marketplace utilizadas no mundo todo, o que vai potencializar as suas vendas.

Trello

O Trello é indicado para quem quer organizar e fazer uma boa gestão de seus projetos e processos. 

Esse sistema organiza um processo de gerenciamento em cartões e colunas, em que o usuário pode nomear, de acordo com o status do processo de vendas.

Também é possível alimentá-lo com tarefas, de modo que elas sejam constantemente acompanhadas e atribuídas às suas novas colunas, para melhorar o andamento do projeto.

Help Scout

Uma empresa especializada em higienização de estofado pode utilizar essa ferramenta para organizar interações com seus clientes e potenciais clientes, por meio de chamados gerenciados na plataforma.

Com isso, podemos gerenciar melhor as tratativas e controlar as respostas para as perguntas, bem como prazo de estornos, dentre outras necessidades.

Como fortalecer o seu sistema de vendas

Dito isto, a partir do conhecimento dos principais sistemas de vendas que podemos utilizar, vamos mostrar de que forma é possível potencializá-los, dentre as principais dicas estão as seguintes.

Envolver a equipe de vendas na elaboração das estratégias

Toda empresa precisa dividir suas funções por setores, é dessa forma que todo o trabalho será realizado com precisão.

Dentro de um fabricante de envelope personalizado A4 a elaboração de estratégias para atrair novos clientes não depende apenas dos gestores.

Os vendedores são aqueles que assumem a linha de frente do setor comercial, e são os responsáveis pela interação direta com o público. Por conta disso, eles são fundamentais no planejamento de um sistema de vendas.

Os vendedores precisam fazer parte da criação de campanhas, planos e práticas para alcançar bons resultados. Cada membro precisa estar engajado, de modo que todos se comprometam com os objetivos do negócio.

Aprimorar os fluxos de trabalho

Tarefas repetitivas ou mecânicas precisam ser automatizadas, assim, um corretor de imóveis não precisa desperdiçar tempo e dinheiro com tarefas que podem ser realizadas por um sistema.

Os fluxos de trabalho devem ser simplificados e os colaboradores são liberados para realizar atividades mais complexas e que exigem mais conhecimento.

Trabalhar com uma ferramenta CRM atual

Essa ferramenta auxilia nos processos empresariais, e evoluiu muito nos últimos anos. 

Ela ganhou novos recursos, como no caso da integração de banco de dados, automação de tarefas e aplicações em nuvem.

Com base nisso, uma empresa de outsourcing de impressão SP pode utilizar ferramentas mais modernas, tendo em vista que são tecnologias que trazem mais qualidade para a equipe comercial.

Identificar problemas no sistema de vendas

Alguns imprevistos, como falhas técnicas, queda de produtividade em retrabalho podem afetar os resultados do seu negócio, geralmente, são conhecidos como gargalos de produção.

É importante identificá-los para saber quais são suas causas e evitá-las, o que ajuda a otimizar os processos.

Um sistema de vendas é muito útil porque a padronização oferecida por ele reduz o índice de erros nas atividades operacionais,

Uma empresa de locação de impressora, por exemplo, consegue localizar os erros facilmente nos relatórios, garantindo mais qualidade para seus produtos e serviços, e consequentemente aumentando a satisfação dos clientes.

Reconhecer os líderes da equipe

Por fim, busque identificar quem são os membros da equipe que mais se destacam, tanto na hora de vender quanto na hora de se comunicar.

São pessoas que sabem trabalhar em equipe e não permitem que a hierarquia afete o seu comportamento. 

Eles vão compartilhar suas experiências com os sistemas de venda e melhorar a produtividade da equipe.

Conclusão

Portanto, um bom sistema de vendas é útil não apenas para os estabelecimentos físicos, como também para as lojas virtuais, como vimos ao longo deste artigo.

Trabalhar com eles é otimizar os processos, tornando-os mais ágeis e satisfatórios para os seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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