Site responsivo: Como desenvolver o que ele pode proporcionar?

Site responsivo: Como desenvolver o que ele pode proporcionar?

Categoria: Notícias

13/09/2021 às 13:42

Sites responsivos se referem ao tipo de site que é capaz de se adaptar ao layout das telas em que são exibidas, como de celulares e tablets, permitindo que o conteúdo se encaixe em qualquer ferramenta que o usuário utilizar para visualizá-lo. 

Fora isso, ele é capaz de expandir a página, garantindo a visualização de detalhes por meio do uso do zoom. 

Contudo, para a sua criação, é preciso que as páginas sejam adaptadas para se tornarem sites responsivos, entre as mudanças:

  • Alteração do layout;

  • Destacar as principais configurações de acesso;

  • Alterações nas imagens e cores;

  • Aumento do espaçamento entre links.

É imprescindível realizar essas mudanças, uma vez que cada vez mais pessoas estão utilizando os celulares como meio de acessar sites, realizar compras online e como meio de uso normal, o que exige uma adaptação por parte da web.

Além disso, ele surge como uma opção muito viável, pois já é de conhecimento geral que as empresas precisam utilizar sites em versão mobile, mas criar um desse tipo e outro direcionado ao desktop pode ser um gasto de trabalho adicional dispensável. 

Por exemplo, se uma empresa de bolinhas de piscina criar um site responsivo, ela não teria que analisar duas páginas estruturadas físicas, assim como os seus resultados, o que daria muito mais trabalho e poderia ser facilmente substituído por apenas um flexível. 

Como desenvolver essa estratégia

Existem algumas técnicas que existem como forma de implementar a estratégia de site responsivo para as empresas. 

Visando um esclarecimento completo, elas serão analisadas a seguir. 

Escolha o momento

Para empresas que já possuem uma landing page, blog ou site convencional que tem o desejo de torná-lo responsivo, não deve existir uma espera maior, é preciso realizar a mudança o quanto antes. 

Não é preciso ter medo de aplicar essa estratégia, nem ter a ideia de que tudo que foi feito anteriormente está perdido e não terá resultados, uma vez que o site responsivo surge como uma forma de melhorar o trabalho anterior. 

Acompanhe o tráfego

Antes de iniciar o trabalho de um site responsivo é preciso analisar as estatísticas da página, identificando a quantidade de pessoas que entra no site por meio dos aparelhos celulares, pois ajuda a projetar o sucesso que deve ser alcançado com a mudança. 

Busque por inspiração

Na hora de criar um novo site responsivo, torna-se muito favorável visitar outros sites em busca de inspirações. 

Para isso, navegar na internet, investir URLs de negócios similares ao da empresa se torna uma ótima oportunidade de englobar qualidade. 

É importante analisar quais páginas e dispositivos são mais fáceis de navegar. Entre esses requisitos estão páginas que não exigem diversas adaptações de zoom ou uso constante da barra de rolagem. 

Utilize ajuda

Quando uma empresa está entrando nesse novo universo de oportunidades, pode ser uma opção considerar ajuda externa de um especialista em programação e design para organizar toda a estrutura e garantir eficiência. 

Eles são formados na área e capazes de proporcionar diversos benefícios, prestando atenção aos detalhes, à aparência e à funcionalidade do site em geral.  

Importância desse recurso

Portanto, é possível concluir que o site responsivo se tornou uma realidade essencial para as empresas no cenário atual, contudo seus motivos de importância abrangem diversos outros pontos, seguem alguns deles:

Dá valor a experiência do usuário

A importância dessa ferramenta surge uma vez que, com a expansão do marketing digital, a experiência do consumidor deve ser valorizada e abranger mais do que apenas a compra do produto ou serviço. 

Ela precisa englobar fatores maiores como a comunicação entre as partes dos consumidores e da empresa em si, assim como a impressão que ela é capaz de causar em todos os meios de contato. 

É preciso destacar que no que se refere ao marketing digital, é exigido ao usuário tomar decisões que aumentam a aproximação entre ele e a empresa da qual consome, assim como exige dela algo em troca para a geração de um relacionamento com confiança. 

Nesse contexto, a marca precisa ter canais de comunicação com um bom desenvolvimento, seja por meio de um aplicativo, das redes sociais, mas o que não pode faltar é um site de qualidade. 

Por esse motivo, o site responsivo se torna tão importante, uma vez que garante qualidade de navegação pelas páginas na web, graças a sua adaptabilidade a qualquer dispositivo eletrônico.

Isso porque, quando um cliente desejar comprar algum produto ou serviço, ele optará por aquele com o qual consegue ter facilidade e praticidade de compra, o que os sites responsivos são capazes de proporcionar. 

Por exemplo, se um usuário deseja realizar a locação de impressora, sua primeira ação será procurar através do celular, escolhendo a empresa que conseguir realizar o serviço. 

Senão, ao invés de buscar pelo desktop, há maiores chances de optar pela concorrência. 

Diminui a taxa de rejeição

A criação de um site responsivo consegue ser capaz de reduzir a o número de usuários que acessam a página e saem dela sem intenção ou interação alguma. 

Assim, este tópico está conectado à experiência do usuário durante o processo. 

Isso porque, em casos em que o usuário não é bem recebido quando entra na página, há altas chances de fechar a página e desistir de interação ou compra em geral, fazendo com que existam maiores chances de optar por empresas concorrentes. 

Isto é, se um usuário busca por uma empresa de limpeza de cadeiras de tecido e encontra uma página de fácil acesso e com praticidade, ele irá decidir contratá-la ao invés de buscar por opções da concorrência. 

Elevação dos compartilhamentos

Já é de conhecimento geral que as redes sociais são fator cotidiano na vida de todos os consumidores, fazendo com que sites responsivos facilitem o compartilhamento dessas páginas nas redes sociais, pois há acesso por meio dos celulares e aparelhos móveis. 

Quando a experiência de navegação dos usuários através dos celulares é mais prática, há maiores chances de os usuários conseguirem compartilhar a página nessas plataformas, pois já estão conectados. 

Por exemplo, se um usuário acessa uma página de miniatura de carros antigos e gosta da sua experiência pelo celular, ele consegue compartilhar pelas redes sociais sem problemas, permitindo que outras pessoas conheçam a empresa, aumentando as vendas. 

Elevação da conversão

Como visto, há a possibilidade de aumento de vendas com o uso de sites responsivos, mas também há o aumento da taxa de conversão de visitantes em leads de uma empresa, uma vez que permite essa ação por meio dos dispositivos móveis. 

Isso porque, se uma página que vende letreiro para loja utiliza as redes sociais, ela permite que os usuários, por meio da navegação por elas, consigam visualizar um certo link, garantindo que não haja desalinhamento na página ou chance de não conversão. 

Preparação para o futuro

Um dos pontos fortes dos sites responsivos é que eles conseguem se adaptar a qualquer dispositivo, uma vez que é feito especialmente para diferentes resoluções, ou seja, não importa a resolução da tela usada, o layout da página conseguirá se adaptar.

Com isso, há maior facilidade para adaptação a dispositivos futuros lançados com quaisquer definições. 

Assim, um site responsivo de outsourcing de impressão SP se ajustará a qualquer dispositivo usado, não importando se ele existe ou não ainda. 

Abrangência de acesso

Um outro ponto que torna os sites responsivos essenciais para o sucesso das empresas é o fato de que esse tipo consegue abranger um público muito maior, uma vez que permite um acesso remoto e de qualquer localização que o cliente estiver, pois consegue com o celular. 

Isto é, se um cliente estiver viajando a passeio e lembrar que precisa contratar uma empresa de higienização de estofados para sua casa enquanto não volta, ele consegue entrar na internet pelo próprio celular e fechar o serviço. 

Com isso, abrange um número muito maior de pessoas e a qualquer momento, sem contar o fato de que cada vez mais pessoas compram celulares ao invés de outros aparelhos, o que necessita a adaptação por parte das empresas. 

Aumento das vendas

Por fim, como consequência geral, um último motivo para comprovar a importância de um site responsivo está o aumento das vendas, uma vez que o número de compras online cresce, devido à facilidade de aquisição. 

É possível identificar essa tendência de utilização como crescente no presente e que continuará em um futuro próximo e mais longo também. 

Isso porque, quando há uma diminuição da taxa de rejeição, há um aumento na taxa de conclusão de compras. 

Conclusão

Em suma, implementar o uso de sites responsivos ao cotidiano de uma empresa, seja ela vendedora de perfumes femininos ou especializada em contabilidade, uma vez que proporciona diversos benefícios. 

Ela consegue fazer com que a empresa se adapte às novas tendências do mercado tecnológico, sejam elas atuais ou futuras. 

Contudo, é importante levar em conta algumas ações para a sua implementação. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Top