Você conhece o sistema de help desk? Entenda o impacto positivo gerado ao site

Você conhece o sistema de help desk? Entenda o impacto positivo gerado ao site

Categoria: Notícias

30/10/2021 às 13:15

Trabalhar com help desk dentro do site da sua empresa, principalmente, nos casos de e-commerce, pode trazer muitas vantagens para o negócio.

Sobretudo, dentro do relacionamento com o cliente, que sai da experiência online satisfeito e bem atendido.

O help desk está presente, também, dentro de empresas, auxiliando nas atividades diárias de equipes de trabalho, em problemáticas relacionadas a operações dentro de páginas.

Para reconhecer um formato de help desk basta olhar para aqueles espaços em um site de uma empresa de programa para gestão financeira que trata do auxiliar e suporte com questões relacionadas a interações e mecanismos dentro de uma plataforma online.

Implementar esse setor pode trazer inúmeras vantagens para um negócio, não apenas a atenção ao cliente, mas sobretudo a organização e o alívio dentro dos principais setores.

No texto a seguir vamos entender um pouco mais sobre o que é o help desk, apresentando os principais pontos de tê-lo em espaços de coworking e como o seu cliente precisa desse apoio durante a interação dentro do seu site ou e-commerce.

O que é o help desk?

O help desk é conhecido como um setor mas também uma modalidade de trabalho, dedicada a ajudar usuários dentro de suas vivências em páginas na internet. 

Em outras palavras, esse é um suporte ao cliente, específico para práticas dentro de plataformas.

Entender tudo isso fica fácil quando sabemos que dentro de um site, como o caso de uma empresa de comunicação visual, alguns mecanismos podem apresentar dúvidas.

Se um cliente está efetuando uma compra, e presencia um erro na página e na hora de colocar uma senha, é ao help desk que ele pode recorrer para uma rápida resolução, sendo este setor geralmente em pleno funcionamento 24 horas por dia.

Alguns dos problemas que podem ser resolvidos são:

  • Dúvidas de navegação;

  • Problema no sistema;

  • Troca de senha;

  • Envio de confirmações;

  • Gerência de e-mails.

Essas são algumas das principais dificuldades que uma pessoa pode passar dentro de um site, seja um cliente ou o funcionário de uma empresa de assessoria contábil.

Geralmente, no caso dos negócios que trabalham com um help desk internamente, as funções são cada vez mais recorrentes, já que constantemente pessoas estão tendo acesso a sistemas e a plataformas, e quase sempre algo pode dar errado na experiência.

Um dos pontos essenciais para viabilizar o trabalho de um help desk é submeter uma boa comunicação, onde o usuário possa encontrar ajuda com facilidade dentro da página.

Esse é o caso de um chat, fóruns de ajuda, call center, e-mail de contato e tantas outras maneiras de estar conectado a um setor ou a profissionais que possam ajudar uma pessoa a resolver um problemas dentro de uma página, rapidamente e sem estresses.

Também é importante constar a diferença do help desk para o service desk. Este último tipo de serviço é considerado um nível 2 do help desk, voltado a problemas mais específicos e difíceis de serem resolvidos por qualquer profissional de Tecnologia da Informação.

Em outras palavras, podemos dizer que o help desk é considerado um nível básico, com problemas que afetam a usabilidade dentro de uma página ou um sistema fácil de acessar.

Já o service, quando é procurado em um coworking sala privativa costuma a trabalhar com questões que envolvem não apenas os sistemas, mais servidores e até mesmo pontos de programação dentro de um site, bem como erros de segurança.

Por que é benéfico para as empresas?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o help desk, é o momento de sabermos mais sobre os seus benefícios dentro de empresas. 

Um primeiro ponto que deve ser avaliado é a funcionalidade do serviço dentro de sites de vendas: e-commerce.

No momento em que uma pessoa está desejando fazer uma compra, alguns pontos estão envolvidos para que a ação dê certo, como senhas, e-mails e pagamentos.

Todas essas questões, juntas, nem sempre acabam saindo como desejado, principalmente por páginas na internet naturalmente podem apresentar erros, atrapalhando o desejo do usuário e dessa forma impedindo que ele consuma algo com uma empresa.

O help desk, então, entra para trazer uma maior tranquilidade e rápida resolução de problemas, permitindo que todas as ações sejam rapidamente restauradas no site.

Portanto, em um sentido interno, como dentro de uma empresa de letreiro de loja, o help desk consegue trazer uma outra importante funcionalidade: produtividade no trabalho.

Como dito acima, plataformas e sistemas, bem como as próprias ferramentas de acesso a elas costumam apresentar problemas naturais, ainda mais dentro de um uso contínuo.

Por isso, ter o help desk internamente pode resolver de modo eficaz o problema daquela pessoa ou do setor, possibilitando um retorno veloz ao serviço, ainda mais dentro de espaços de atendimento direto ao cliente, como em vendas de avaliações patrimoniais.

Outro ponto importante da presença de um setor específico de help desk é a facilidade da organização de tarefas, algo que nem sempre acaba ocorrendo dentro dos negócios.

No momento em que o setor é chamado e um atendente assume uma demanda de problema, existe uma verificação prévia da situação, e uma devida organização tanto do atendimento quanto das prioridades principais que devem ser trabalhadas.

Sem a existência desse setor, sobretudo da atuação em meio a páginas e setores, seria mais complicado resolver todos os problemas que podem surgir com usabilidade.

E em meio aum site movimentado, feito por uma empresa de comunicação visual, ou até mesmo em uma empresa multinacional, tudo fica ainda mais complicado, justamente pela quantidade de pessoas que utilizam uma plataforma, e podem apresentar problemas.

O atendimento ao cliente, de modo geral, é um dos pontos mais preciosos de trabalhar com help desk, pois é de fato uma forma de melhorar a atenção dada dentro de uma compra.

Isso pode fazer toda diferença no momento em que uma pessoa está comprando em uma página, mas passa por problemas para completar um formulário ou efetuar um pagamento. 

Neste sentido, cuidar desse atendimento é uma maneira de não perder dinheiro.

Começando a montar um help desk

Apesar de ser uma importante ferramenta para qualquer empresa ou e-commerce, é importante que antes de montar um help desk no seu negócio alguns pontos sejam verificados e trabalhados com rigor, tendo em vista que este será um novo setor.

O primeiro ponto dentro disso é a verificação de um volume de atendimentos, tendo em vista que problemas eventuais podem não valer tanto a pena na contratação do serviço.

Sendo assim, antes de qualquer coisa entenda se seus clientes passam por problemas constantes nas páginas da sua empresa, e se o mesmo acontece dentro dos sistemas por parte de seus funcionários, para entender a quantidade de demanda existente.

Um segundo argumento dentro da montagem de um setor de help desk é a disposição financeira do seu empreendimento, verificando se é possível entrar com um investimento.

O help desk, seja seus materiais, ferramentas e profissionais, é um setor relativamente caro, e apesar de ter uma função essencial dentro de uma empresa, pode apresentar um gasto significativo, algo que nem toda empresa está pronta para segurar.

A partir dessa análise e entendimento da possibilidade de inserção de um help desk, é o momento de começar a estabelecer um canal adequado de contato e atendimento.

Por exemplo, dentro da sua página de vendas de roupas femininas é possível criar um setor visível de help desk, seja por meio de um chat de uma página de dúvidas ou de um canal direto para contato com a equipe de ajuda, por um número ou e-mail comercial.

O serviço deve estar disponível e ser facilmente encontrado por quem está em trabalho direto com páginas na internet, pois só assim vai ter uma boa funcionalidade.

Neste sentido, na hora de construir a comunicação visual de um site, é importante que empresas contem com a estrutura de divulgação do help desk, principalmente, dentro de páginas onde erros constantes costumam acontecer.

Por fim, o treinamento da equipe de help desk é essencial para a empresa, não para ensinar os modos de trabalhar as resoluções.

Entretanto, ensinar problemas eventuais com a página da empresa, trazendo mais informações sobre as especificações dos clientes.

Considerações finais 

Portanto, o help desk é um dos setores mais importantes dentro de uma empresa, sendo responsável não apenas pela resolução de problemas em sistemas e páginas.

Sobretudo pela produtividade de equipes internas e pela satisfação no atendimento ao cliente.

Sem dúvida é um dos principais investimentos que devem ser feitos por empresas, sobretudo aquelas de grande porte, ou que trabalham com e-commerces.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Top