5 Dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu site

5 Dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu site

Categoria: Notícias

19/05/2022 às 13:02

Destacar-se em meio à vários empreendimentos digitais tem se tornado uma tarefa cada vez mais constante para as empresas, isso porque tanto o tráfego pago quanto o tráfego orgânico disputam as primeiras posições em uma plataforma de buscas.

Esta espécie de ranking online é o que acaba atraindo atenção dos usuários para que naveguem por entre as páginas e seus conteúdos que, por sua vez, é a principal maneira para um negócio ser capaz de atrair os leads para o funil de vendas e convertê-los.

Feito através de palavras-chave que são ou estão relacionadas ao que o usuário buscou, o tráfego orgânico no marketing digital exige a criatividade das empresas para sair na frente em um meio concorrido, como o de conserto de celular mais próximo.

Inclusive, o tráfego na internet trata-se de tudo o que é visitado dentro de uma página, podendo ser um site ou um blog, cuja busca é feita por meio de plataformas de busca online.

Quando não há um investimento financeiro para que as visitas cheguem com uma maior facilidade, o chamado tráfego pago, todas as visitas que ocorreram de forma natural são conhecidas como tráfego orgânico. 

Por que apostar no tráfego orgânico?

Pensar em estratégias de marketing que possam ajudar um empreendimento a aparecer entre as primeiras posições de uma pesquisa em buscadores como o Google, Bing e Yahoo, para conquistar bons consumidores na rede, demanda atenção às tendências.

Afinal, o tráfego orgânico proporciona vantagens para uma organização que valem a pena serem investidas, sendo elas:

  • Custo-benefício;

  • Durabilidade;

  • Relevância;

  • Construção de relacionamentos.

O custo-benefício de um tráfego orgânico constitui na redução de custos, sendo um anúncio de produtos como tijolo leve ou quaisquer tipos de serviços. O não investimento em um anúncio pode ser algo que ajude a receita do empreendimento a ter um saldo positivo.

O resultado pode ser benéfico também em relação a sua durabilidade, visto que não há um prazo para o conteúdo de uma página obter um bom posicionamento nas SERPs, mas a longo prazo, pode gerar lucros mesmo depois que o anúncio não esteja em circulação.

A relevância que um conteúdo de tráfego orgânico apresenta em um buscador, onde há o impulsionamento de anúncios é algo de grande valor, especialmente para o consumidor que o enxerga como credibilidade.

O que significa que o conteúdo teve vários acessos e subiu suas colocações em um resultado de pesquisa porque apresenta o que o usuário está buscando e deseja encontrar, o que o leva a ser considerado relevante.

Como uma loja que fabrica corrimão com cabo de aço e consegue se destacar nas buscas de forma orgânica e acaba por ser considerada uma empresa relevante no ramo.

Como resultado, essa ação gera confiança nos usuários, que podem se tornar consumidores, estabelecendo laços de relacionamento entre empresa e consumidor, que por conta do tráfego orgânico, consegue acompanhar ainda melhor o andamento da venda.

Isso porque a companhia pode ter um acompanhamento adequado da jornada do cliente, bem como das visitas entre as páginas do site ou do blog, entendendo como o usuário busca os conteúdos e o que mais lhe interessa, antes de fechar alguma compra.

Dicas de como melhorar o tráfego de modo orgânico

Aperfeiçoar ainda mais as técnicas de marketing digital é fundamental, independente do segmento em que atua, como a prestação de serviços de remoção de entulho de obra.

Afinal, boa parte das estratégias auxiliam no conhecimento do público-alvo e definição da persona, o que é essencial em uma realidade competitiva no mundo dos negócios.

Uma dica básica para entender o tráfego orgânico é estar sempre por dentro das tendências do mercado e estudar o comportamento que os concorrentes e os consumidores têm em relação a um produto ou serviço oferecido.

Nesse sentido, é possível aperfeiçoar uma página que já existe e está em circulação com estratégias como:

1. Otimizar o recurso SEO

Sendo a base para todos os conteúdos online, o SEO é o processo de otimização dos motores de busca, tornando um conteúdo fácil de ser encontrado quando buscado por meio das palavras-chave que estão no corpo de um texto ou relacionadas a uma imagem.

Assim, em um artigo sobre telha francesa, a otimização pode estar diretamente ligada ao produto, como “arquitetura francesa” ou “materiais de construção”, de modo que quando o usuário fizer a pesquisa sobre reformas, possa achar esse conteúdo ou similares.

Portanto, otimizar o conteúdo para que qualquer vertente ligada ao tema possa trazê-lo para o topo dos resultados de uma página de busca, torna-se um meio de se destacar a partir do uso do tráfego orgânico.

2. Divulgação em redes sociais

Se tornando cada vez mais um ambiente onde não somente o número de usuários crescem dia após dia, mas também as empresas, que encontraram um modo de obter consumidores, as redes sociais são ótimos ambientes para aumentar o tráfego de uma página.

Isso porque, nessas plataformas o perfil dos usuários é variado, o que se mostra como um meio para encontrar o público-alvo do qual a empresa deseja, além do fato de também servir como uma pequena demonstração dos conteúdos que estão nas páginas do negócio.

Como a aplicação de uma etiqueta resinada para moveis, que pode ser demonstrada em um vídeo nas redes sociais que leva a um conteúdo mais abrangente no blog do negócio, o que conduz o usuário para a página no momento em que ele se interessar pelo vídeo.

As redes sociais também podem funcionar para a divulgação dos conteúdos recém-postados, dando um espaço para a interação com o público por meio de comentários ou de mensagens privadas, originando um futuro relacionamento entre empresa e público.

Especialmente se os conteúdos na página forem tão diversificados quanto os das redes sociais, que podem cativar os mais diversos tipos de usuários, com base no que eles preferem ver, como vídeos demonstrativos ou fotos com legendas. 

3. Desenvolver títulos atrativos

Sendo um dos primeiros pontos que prendem a atenção do usuário quando ele está a procura de algo, os títulos dos conteúdos devem ser bem atrativos para gerar uma visita orgânica na página.

A escolha de palavras-chave e até mesmo os textos de apoio, caso haja algum, devem ser feitos com cuidado, de forma que o consumidor não perca o interesse e vá para outra página.

Ferramentas que podem ajudar na elaboração de títulos para inseri-los na otimização SEO são interessantes meios para que o texto ganhe um aspecto ainda mais chamativo em relação aos demais conteúdos que aparecem nas buscas.

4. Uso de links internos

Durante um conteúdo textual, prender a atenção do usuário que está navegando pelas páginas é essencial para conduzi-lo de forma natural pelo processo de compra, e um dos meios para manter essa atenção é utilizando links internos.

Assim, um conteúdo que foi postado anteriormente na página sobre locação de grupo gerador pode fazer parte dos links internos do texto, mostrando ao usuário que a empresa tem uma certa autoridade no ramo que atua.

A permanência no site ou no blog também acaba gerando um aumento nas visitas de forma orgânica através dos links internos, que podem ser uma parte definitiva do processo de vendas. 

5. Automação de marketing

Recurso bastante utilizado, considerando que o custo para se converter é baixo, à medida que a receita da empresa aumenta, a automação de marketing pode ajudar em tarefas das quais a rotina da marca possa ser esquecida.

Com uma automação, uma empresa pode se ter um maior controle em saber como está o estágio do funil de vendas de um consumidor pelo site, para não perder a data de atualização das postagens e ajudar a enviar e-mails marketing.

Essa automação pode ser personalizada para que o consumidor se sinta especial, e, com isso, se transforme em um cliente consolidado.    

Considerações finais

O tráfego orgânico vem se tornando uma estratégia de marketing digital cada vez mais adotada pelas empresas. Isso porque é um dos meios que além de passar confiança ao usuário sobre o que ele procura, é também uma maneira para economizar capital.

Sendo vantajoso a curto e longo prazo, uma página que utiliza o tráfego orgânico e possui uma boa otimização nos seus conteúdos pode alcançar ótimos resultados, bem como uma consolidação no mercado de atuação.

Afinal, ao subir no ranking  de resultados das páginas de busca quando o usuário pesquisa algo como raspador de tacos, é uma demonstração de que além do conteúdo ser de boa qualidade, ele possui relevância dentro do tema.

Portanto, apostar em tráfego orgânico e saber transformar os conteúdos em algo que seja de fato relevante é uma boa opção para empresas que desejam se consolidar, mas ainda possuem pouco capital para investimentos mais abrangentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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