6 dicas para desenvolver conteúdos melhores para o seu público-alvo

6 dicas para desenvolver conteúdos melhores para o seu público-alvo

Categoria: Notícias

15/03/2022 às 21:10

O público-alvo é a peça principal quando se está planejando começar um empreendimento, afinal, são os clientes que irão fazer o negócio funcionar e ser reconhecido pelo mercado.

Assim, conquistá-lo com bons conteúdos pode ser uma tarefa árdua, que caso não seja bem planejada e executada, pode gerar algumas consequências negativas.

Para que isso não ocorra, a estratégia a ser utilizada nessas situações é a de marketing de conteúdo. Diferentemente de um balcão de venda, que se trata de uma estratégia offline, o marketing de conteúdo também transmite a missão, visão e valores do negócio.

O que é marketing de conteúdo, afinal?

O marketing de conteúdo trata-se de uma técnica de produção de conteúdo para atrair clientes de um determinado empreendimento, de forma que sejam atrativos ao ponto de despertar o interesse e necessidade de compra, mas sem fazer uma propaganda direta.

Além da venda, essa estratégia tem como objetivo a fidelidade do consumidor, ao ponto da empresa se tornar uma referência quando esse mesmo cliente precisar de seus serviços. Ademais, os principais formatos de conteúdos são:

  • Textos;

  • E-books;

  • Infográficos;

  • Vídeos.

Nesse sentido, se os conteúdos de uma impressão de banners for bom, logo que o consumidor concluir o pedido, poderá recomendar o serviço para os amigos ou familiares, além de voltar a buscar os serviços quando necessário.

Entenda o conceito de inbound marketing

Considerada a principal estratégia de marketing digital, o inbound marketing pode se aliar ao marketing de conteúdo. Trata-se da criação de um conteúdo específico que irá ser mostrado durante cada etapa que o consumidor percorrer no funil de vendas.

Na maior parte das vezes, o inbound atua com a oferta de respostas para dúvidas que possam atrapalhar o processo de compras, comunicando-se de forma mais direta com o cliente, atraindo-o e criando laços mais duráveis.

Em um processo de abertura de empresa eireli, os documentos necessários ou questões burocráticas podem causar empecilhos para a realização do serviço, e é sobre isso que as estratégias de inbound marketing que as empresas devem focar.

Com a publicação do conteúdo em determinadas plataformas que o público-alvo se encontra, mais facilmente eles irão ser atraídos e, como decorrência, o conteúdo irá atingir o seu propósito.

Impactos positivos de bons conteúdos

Mesmo que o foco do marketing de conteúdo seja atrair os consumidores por meio de materiais relevantes, que educam a audiência para gerar valor e conquistar novos segmentos de público, ainda é possível obter conquistas maiores.

O primeiro deles é o posicionamento da marca e a autoridade no assunto, posto que quanto mais conteúdo educativo é produzido, maiores são as chances do empreendimento ganhar destaque no segmento em que atua.

Assim, uma página na web que conta com materiais que sejam pertinentes ao tema de locação de sala comercial por hora, é capaz de aumentar o tráfego da página para os interessados no assunto.

Um material bem planejado e que faz uso de palavras-chaves corretas pode se destacar em plataformas de busca mesmo com o tráfego orgânico, que não necessita de pagamento para ganhar destaque quando os termos relacionados ao conteúdo forem procurados.

Se o conteúdo for familiar ou tiver feedbacks positivos sobre o modo como a empresa trabalha e trata seus consumidores, o reconhecimento da marca cresce ainda mais, visto que o engajamento será alto.

Iniciando assim um relacionamento entre cliente e empresa que pode ser denominado como LTV (Lifetime Value), ou o Valor do Tempo de Vida, que é o valor que o cliente gastou com os produtos ou serviços oferecidos pelo empreendimento.

É uma estratégia que deve ser cultivada após a venda, pois as chances de gerar uma fidelização se tornam ainda mais fortes.

Também deve-se ter em mente que os Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é ainda maior do que para manter um cliente antigo, por conta dos gastos que serão feitos com novas propagandas de marketing e as estratégias de venda.

Portanto, o investimento a ser feito com conteúdos visuais, textuais ou tráfego pago não deve sair do orçamento destinado à área de marketing da empresa para não impactar diretamente a receita, sobrando para reformas, como a da fachada de loja moderna.

Isso torna o marketing de conteúdo ainda mais valioso, porque se houver um bom planejamento e a utilização de tráfego orgânico, o CAC pode ser menor do que o estipulado.

Produzindo bons conteúdos

Planejar um conteúdo atrativo e envolvente pode muitas vezes parecer um grande empecilho, afinal, saber o que será feito para atrair a atenção do público-alvo demanda algumas etapas, que são:

  1. Fazer um bom planejamento;

  2. Ficar atento às tendências;

  3. Focar na criatividade;

  4. Definir a frequência de conteúdos;

  5. Domínio em SEO;

  6. Estabelecer os canais de divulgação.

Para atingir um público-alvo específico, após a segmentação, é necessário definir qual consumidor deseja atingir, para que o foco da escrita seja especialmente nele, por isso, é importante que pesquisas de conhecimento do público sejam realizadas.

Tanto por e-mail como pelas redes sociais, entender qual é o estilo de vida ou a região onde o público reside se tornam fatores importantes para o desenvolvimento de conteúdos.

Tal como uma comunicação visual supermercado mostra como o estabelecimento funciona e o que ele oferece para os seus clientes de acordo com o que está nas vitrines e prateleiras.

O que está em alta também pode se tornar uma base para o marketing de conteúdo, posto que as tendências acabam se interligando com o que está relacionado a elas.

Especialmente nas redes sociais, onde os conteúdos podem ter um maior número de visualizações ao ponto de criar tendências ou apenas por estar seguindo o que está em alta.

Algumas ferramentas e softwares podem ajudar a ver quais são as tendências do mercado por buscas online, tornando-se mais fácil de se fazer um plano que envolva a criação de conteúdo criativo, portanto, certifique-se de ter uma boa internet de empresas.

Títulos, vídeos e imagens criativas ou inovadoras, que prendem a atenção do consumidor são dicas que fazem o consumidor se sentir atraído pelo que a empresa oferece, pois desta forma, ele será conduzido a conhecer mais a fundo o produto ou serviço.

A produção de materiais com uma frequência estabelecida também é outra tática que atrai o consumidor, afinal, além de manter as páginas atualizadas para a conquista, demonstra que há um entendimento no que está sendo oferecido.

O que possibilita também a empresa mostrar que se importa com seus consumidores e dá espaço para que as dúvidas sejam sanadas, tendo a oportunidade até mesmo de criar quadros para estabelecer um contato direto com o futuro consumidor.

Deixar o consumidor mais tempo na página torna-se uma estratégia que o permite conhecer mais sobre o negócio, por isso, utilizar links ou placas pesonalizadas de layout que leve para outros conteúdos dentro da página se torna um benefício.

Ademais, as técnicas de SEO se tornaram uma estratégia bastante empregada quando o assunto é marketing digital.

Sigla para Search Engine Optimization, essa otimização torna mais fácil um conteúdo ser encontrado na internet, buscando as palavras-chaves que remetem à procura do usuário.

Conhecer e saber empregar o SEO em conteúdos de marketing pode ser uma boa forma de chamar a atenção para um empreendimento, especialmente se ele está no início ou se utiliza somente o tráfego orgânico.

Nas redes sociais, na maioria das vezes a otimização é feita através das hashtags na legenda dos posts, ao contrário de páginas como blogs ou sites.

Ao ser planejado, o marketing de conteúdo deve ter distinções de quais canais de mídia ele será distribuído, uma vez que o nicho de usuários em uma rede social não coincide com outra plataforma.

Materiais mais longos ou textuais que envolvam links ou abas devem ser prioridade de blogs ou sites, da mesma forma que as redes sociais devem possuir conteúdos mais objetivos nas legendas, enquanto outras podem abrigar melhor os vídeos.

Considerações finais

Um bom conteúdo faz grande diferença quando se trata de conquistar e fidelizar clientes, tanto quanto pode ser uma das bases para consolidar um empreendimento no mercado em que atua, tornando-o uma referência.

Algumas dicas podem se tornar partes importantes de uma estratégia de marketing de conteúdo para se atingir o público-alvo certo, e por conta disso, devem ser planejadas com maior atenção.

Conteúdos diversos e até mesmo interativos não devem ser deixados de fora, visto que qualquer contato ou ligação com o usuário pode cativá-lo e transformá-lo em um cliente fidelizado, tendo a chance de expandir ainda mais o produto ou serviço oferecido.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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