Comportamentos do consumidor online: o que vai fazer diferença nas estratégias?

Comportamentos do consumidor online: o que vai fazer diferença nas estratégias?

Categoria: Notícias

19/05/2022 às 12:58

O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos, mas quando se trata das compras pela internet, as mudanças são ainda maiores.

A web e a tecnologia transformaram o mundo em algo muito mais dinâmico e a inovação passou a fazer parte da rotina de empresas e clientes. Os consumidores, por sua vez, assumiram uma posição mais ativa na relação de compra.

Diante desse cenário, as empresas perceberam a importância de entregar conteúdos de valor, para as pessoas certas, além de investir em estratégias para humanizar a marca.

Diante de tantas transformações, as empresas precisam se adaptar em uma velocidade que nunca foi vista antes. Isso acontece porque a realidade é cada vez mais dinâmica e o mercado é feito de soluções disruptivas.

Frente a tais características, muitos gestores não sabem o que esperar do comportamento do consumidor digital, principalmente porque as experiências online se misturam com as experiências offline.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é consumidor 4.0, quais são os comportamentos que eles apresentam quando estão online, a importância de conhecer esse comportamento e como reunir essas informações.

O que é consumidor 4.0?

O consumidor 4.0 reúne algumas características nunca vistas anteriormente. Em primeiro lugar, ele está conectado em tempo integral e acessa diferentes redes sociais, aplicativos, plataformas e sites.

Essas pessoas não precisam mais esperar chegar em casa ou no trabalho para acessar a internet, tudo está na palma da mão, por meio dos dispositivos móveis, como os tablets e smartphones.

Se ele quer comprar alguma coisa, como o mouse pad personalizado com gel, pesquisa no Google e encontra empresas que oferecem esse produto. Nesse contexto, é crucial ter uma boa presença online, por meio de diferentes plataformas.

O consumidor 4.0 também é mais crítico e informado e isso acontece porque estamos vivendo a era da informação. As pessoas conhecem muito mais sobre seus direitos, sabem exatamente o que querem e identificam a qualidade dos produtos.

Nesse sentido, é fundamental ser transparente e estudar estratégias diretas e criativas para atrair o público. Esse tipo de consumidor também valoriza as trocas online, então ele quer interagir para ouvir e compartilhar opiniões.

Tanto é que de acordo com uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, cerca de 88% dos consumidores pesquisam alguma informação sobre os produtos e serviços, antes de fechar negócio.

O consumidor moderno tem a necessidade de saber a opinião de outras pessoas e pesquisar tudo sobre a marca, antes de comprar alguma coisa com ela.

Por fim, o consumidor 4.0 também é socialmente consciente, portanto, se ele quer comprar uma mochila personalizada empresa, vai procurar uma marca sustentável e socialmente responsável.

Em outras palavras, essas pessoas procuram empresas que compartilham suas preocupações, objetivos, ideais e pensamentos.

Como os consumidores se comportam na internet?

O consumidor 4.0 está moldando o modo como as empresas atuam, e seu comportamento é marcado por alguns fatores que se destacam, são eles:

  • Experiência positiva;

  • Uso de internet móvel;

  • Uso de diferentes canais;

  • Controle das decisões;

  • Prefere marcas humanizadas.

As estratégias de marketing ainda são muito importantes, tanto online quanto offline, mas o consumidor moderno prioriza uma experiência positiva.

Ele está rodeado de ofertas e conteúdos e por isso se sente mais atraído pela marca que oferece a melhor experiência em diferentes aspectos, como no atendimento, na qualidade do produto ou serviço, na comunicação e nos valores transmitidos.

As compras online, como o próprio nome sugere, são feitas pela internet, mas isso não quer dizer que os produtos e serviços são comprados pelo computador.

O consumidor moderno acessa a internet de diferentes tipos de dispositivos, pode ser o computador, mas também pode ser o celular, o notebook, tablet ou qualquer outra possibilidade.

Só que, de fato, procurar por estamparia digital ou qualquer outro tipo de empresa é muito mais comum pelos dispositivos móveis, nos dias de hoje.

Em vista disso, se a empresa não se adaptar e não adaptar seus canais de comunicação para essa realidade, vai sofrer impactos negativos.

Outra coisa que esse tipo de cliente valoriza muito são as experiências omnichannel, ou seja, ele quer interagir e se comunicar com a marca por meio de diferentes canais.

Afinal, as pessoas usam diferentes dispositivos durante o dia, como:

  • TV;

  • Celular;

  • Notebook;

  • Tablet.

As plataformas que a marca utiliza precisam ser capazes de integrar todos esses tipos de acesso de maneira eficiente. Mais do que isso, a companhia precisa saber unir o online e o offline, expandindo a rede de opções de seus clientes.

Dentro da internet, o consumidor moderno também tem um grande poder de decisão, aliás, ele gosta de estar no controle de suas decisões.

Ele não está vendo os produtos no expositor para loja de maquiagem, por exemplo, por isso não tenho um vendedor que vai argumentar com ele e convencê-lo da compra.

A marca precisa disponibilizar algumas opções e ferramentas, para que o visitante possa gerenciar os produtos e tomar suas decisões de maneira totalmente independente.

Por fim, na hora de pesquisar produtos e serviços da internet, as marcas humanizadas são as que ganham mais a atenção dos consumidores.

Isso acontece porque eles querem criar laços e se relacionar de maneira genuína com as organizações, mas tudo isso precisa ser feito de maneira leve e totalmente humanizada.

Importância de conhecer o consumidor 4.0

As empresas precisam entender o comportamento do consumidor digital porque ele traz muitas mudanças culturais, tecnológicas e econômicas para todos.

Para que as estratégias de marketing funcionem, é necessário conhecer o público-alvo e essa máxima deve ser seguida na hora de entender como as pessoas se comportam ao consumir produtos e serviços na internet.

Para vender laudo de insalubridade e LTCAT pelo site, o consumidor precisa ser encarado como o centro das estratégias, visto que isto se configura como uma das principais práticas de mercado da atualidade.

Existe uma grande quantidade de ofertas e a ausência de limites geográficos somada às opiniões dos usuários acabam sendo mais fortes do que as estratégias de publicidade. Em outras palavras, os consumidores ditam as regras do jogo.

As empresas que conseguem adaptar as suas soluções e seu atendimento às necessidades do consumidor acabam se destacando.

Essa realidade chega a impactar até mesmo as grandes companhias, pois elas apostam em ações cada vez mais personalizadas. Mas, como as marcas podem entender o comportamento do consumidor digital?

Como conhecer o consumidor digital?

Uma empresa de ferragem para telhado pode conhecer melhor o consumidor digital de várias maneiras. Uma delas é usar as informações do site ou das redes sociais, pois elas reúnem dados que ajudam a traçar o perfil de cliente ideal.

Outra dica é descobrir o tipo de informação que o público consome e onde ele busca essas informações. Identifique de que maneira ele faz essas pesquisas e o tipo de informação que consome.

Veja se ele quer saber mais sobre preço, quantidades, características, modo de uso, dentre outras questões pertinentes, pois sabendo as informações mais importantes, fica mais fácil descrever o produto no site e criar conteúdos para a audiência.

Se um fabricante de persiana para varanda de apartamento quer saber mais sobre o público que compra seus produtos, nada melhor do que perguntar diretamente para essas pessoas.

A internet está cheia de canais que promovem a interação entre marca e clientes, como no caso do e-mail e das redes sociais. Envie pesquisas e faça perguntas nessas plataformas, estimulando a participação do público.

Além disso, responda a comentários nos canais onde os consumidores podem falar com você, sem esperar muito.

Veja o que a audiência costuma comprar, pois isso ajuda a entender os hábitos de consumo da pessoa e assim delimitar melhor o perfil da persona.

Uma loja virtual deve observar o tipo de produto que os visitantes compraram e se eles adquiriram alguma outra solução junto com a compra, como um celular e uma capinha.

Um fabricante de esquadria preta com vidro verde também deve criar conteúdos relevantes para seus consumidores e o observar quais deles geram mais engajamento e interações.

Essa observação é uma forma de entender os assuntos que interessam para essas pessoas e continuar trabalhando em cima de pautas semelhantes, o que vai aumentar a audiência para a marca.

Considerações finais

Sendo assim, o consumidor moderno mudou muito nos últimos anos, mas quando realiza suas compras pela internet, assume padrões de comportamento ainda mais distintos.

Tendo em vista que as vendas digitais cresceram muito nos últimos anos e tendem a continuar crescendo, é muito importante entender essa dinâmica para se destacar e atrair a atenção das pessoas.

Lembre-se de que não existem mais limites geográficos e isso transforma a web em um ambiente muito mais competitivo do que o universo offline. Mas, quem entende o comportamento do consumidor moderno consegue sair na frente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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