Cuidado, o estresse diário pode gerar depressão e outras doenças!

Cuidado, o estresse diário pode gerar depressão e outras doenças!

Categoria: Notícias

01/02/2022 às 11:35

Você sabia que somente na cidade de São Paulo - maior metrópole brasileira - cerca de 40% da população sofre com o estresse diário?

Condição que mina a qualidade de vida e o bem estar geral, o estresse, quando vivido diariamente,  é capaz de desencadear diversos efeitos negativos em nosso organismo, tornando os indivíduos mais suscetíveis ao desenvolvimento de transtornos, por exemplo.

Quer entender quais as consequências a longo prazo desse problema, descobrir os principais sintomas do estresse diário e como mitigar esta condição para viver a vida com mais qualidade? Continue acompanhando este conteúdo.

Mas o que é o estresse?

O estresse é um estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional, levando o organismo a aumentar a secreção de adrenalina.

Ou seja, em linha mais gerais, é uma reação do corpo a situações de ameaça, onde o organismo aumenta a produção de hormônios como a adrenalina (hormônio do medo) e o cortisol (hormônio do estresse), estimulando o corpo a agir diante do perigo. 

Quando o estresse ultrapassa as barreiras do normal… 

As alterações hormonais provocadas pelo estresse são boas quando em pequena quantidade. Afinal, isso contribui para equilibrar as funções orgânicas e para enfrentar diversos problemas do dia a dia.

Porém, quando a situação se torna crônica, ou seja, constante e diária, pode provocar sérios problemas à saúde como tensão muscular, problemas gastrointestinais, problemas cardíacos, além de outras doenças sobre as quais falaremos a seguir. 

As principais doenças causadas pelo estresse

  1. Depressão 

Além da adrenalina, como já dito, as taxas de cortisol também aumentam quando estamos numa situação de estresse. E quando os níveis deste hormônio aumentam muito, simultaneamente, ocorre uma redução de dopamina e serotonina - a “dupla da felicidade”.

Neste sentido, praticar atividades físicas, procurar dormir bem e se alimentar bem são algumas atitudes para vencer a depressão presenteada pelo estresse diário. Ademais, pode ser fundamental, em alguns casos, evitar ambientes e pessoas tóxicas.

  1. Insônia 

As alterações hormonais provocadas pelo estresse em excesso também podem atrapalhar as noites de sono. Com isso, não é incomum ver pessoas estressadas reclamarem que estão cansadas.

Para minimizar tal problema e escapar da insônia, vale levar em conta as mesmas dicas redigidas no tópico da depressão, bem como evitar bebidas alcoólicas e com cafeína durante o período da noite.

  1. Alzheimer 

A ansiedade decorrente do estresse e o cansaço podem aumentar em até 40% o risco de doenças neurológicos, como o Alzheimer, segundo um estudo feito pela Universidade de Copenhague em parceria com o Centro Dinamarquês de Pesquisa e o National Research Centre for the Working Environment. 

  1. Câncer 

Alguns estudos indicam que fatores emocionais causadores de estresse podem influenciar o resultado de tratamentos em uma pessoa com câncer.

Ademais, evidências científicas mostram que o estresse, físico ou psicológico, também podem estar relacionados à evolução mais agressiva do câncer. A população israelense que sobreviveu ao holocausto em campos de concentração, por exemplo, apresentaram uma incidência significativa maior de câncer em comparação àqueles de idade semelhante que não foram expostos aos campos de concentração. 

É importante identificar as fontes de estresse diário 

Diversos fatores podem estar relacionados ao seu estresse diário. E na maior parte das vezes, os agentes estressores estão presentes no trabalho ou no campo familiar.

Identificar situações que lhe causam estresse dia após dia ou com bastante frequência é o primeiro passo para se livrar do estresse e viver uma vida com mais bem estar. Por isso, mais e mais pessoas têm buscado na hipnose as respostas para o seu estresse através de técnicas como a regressão.

Quer viver sua vida com máxima qualidade e ter controle de suas emoções? Conheça o curso de hipnose do IBND!

Top