Inteligência artificial: Qual é a estratégia por trás desse recurso em um site?

Inteligência artificial: Qual é a estratégia por trás desse recurso em um site?

Categoria: Notícias

20/08/2021 às 23:21

A inteligência artificial já se tornou um mecanismo presente no cotidiano das pessoas, permitindo que as empresas trabalhem mais eficientemente e que os consumidores tenham acesso a serviços e produtos de maneira mais eficaz. 

Portanto, entende-se por inteligência artificial a habilidade de aparelhos eletrônicos de funcionar, lembrando capacidades do pensamento e da inteligência humana, por meio da união de diversas tecnologias.

Funcionalmente, ela consegue identificar variáveis, tomar decisões e solucionar problemas, em outras palavras, trabalhar seguindo uma lógica similar ao raciocínio. 

Ela é, principalmente, utilizada com o objetivo de que os dispositivos criados pelos humanos consigam realizar determinadas atividades sem a necessidade de interferência do homem.

Por exemplo, uma empresa que envia seu folder de apresentação para o público que se interessa pelo seu conteúdo, pode ser realizado por uma inteligência artificial. 

Funcionamento da inteligência artificial

O software das máquinas é a própria inteligência artificial, uma vez que funciona como a parte lógica delas devido ao fato de ser responsável por ter programas capazes de orientar as ações realizadas por ela. 

Dessa forma, esse mecanismo é baseado totalmente na ciência da computação que estuda os mecanismos e táticas usados para o processamento de dados, por meio da criação e desenvolvimento de algoritmos. 

Da mesma forma que, por exemplo, as redes sociais são dependentes da instalação de internet, a inteligência artificial é dependente da criação de fórmulas  e direcionamentos para funcionar com qualidade.

Simplificando, algoritmos são, como uma receita de bolo, uma sequência de instruções com o objetivo de direcionar o trabalho e funcionamento de um programa da máquina, software. 

Quando há uma combinação complexa desses algoritmos, permitindo a criação de diferentes regras, permitindo-o de solucionar problemas por si só e escolher entre diferentes maneiras de realizar uma função, é que entra a inteligência artificial. 

Em suma, a máquina irá processar todas as suas informações, analisando um código que engloba diversas variáveis, chamada de programação prévia, e definirá qual das ações deve realizar de acordo com cada situação específica. 

Ela compreende as informações enviadas e surge com uma estratégia pronta para o consumidor.

Ela funciona como um microempreendedor que envia suas informações e recebe de volta um contrato de endereço fiscal pronto sem fazer por si só. 

Tipos de inteligência artificial

Existem dois tipos de inteligência artificial: a simbólica e a conexionista, cada uma delas seguindo um mecanismo que atua de diferentes formas.

Na primeira, as tecnologias realizam as transformações a partir do uso de símbolos, letras, palavras e números. 

Já na segunda, eles trabalham de acordo com a forma com a qual os neurônios do corpo humano funcionam, funcionando como um cérebro. 

Um tipo desse é o deep learning, em que a máquina consegue aprender profundamente, como se possuísse um cérebro. 

Estratégias em possuir IA em um site

Existem diversas maneiras com as quais uma empresa pode aplicar a inteligência artificial em seu trabalho, como forma de otimizar os processos. Seguem algumas das estratégias.

Atendimento ao usuário

O principal uso da inteligência artificial nas empresas, e consequentemente, o mais conhecido, é o atendimento ao usuário por meio de chatbots, que são o mecanismo programado para falar com o consumidor em caso de necessidade de comunicar a marca. 

Com ele, o atendimento é otimizado, uma vez que ele possui um banco de possíveis perguntas ou desejo de informações, fazendo com que o cliente não tenha que esperar por diversos minutos para solucionar algum problema que enfrentou. 

Esse tipo de mecanismo precisa ser muito evoluído e eficiente, uma vez que ele tem que ser capaz de entender o que o usuário está falando ou digitando e analisar nos seus dados qual a melhor solução para aquela situação em específico. 

Na prática, para alguém que comprou um computador novo, mas não está conseguindo configurá-lo, é muito mais fácil entrar no site da empresa e conseguir ter um acesso rápido às informações ao invés de precisar esperar para resolver o problema com uma pessoa. 

Esse acesso rápido é feito, muitas vezes, por uma inteligência artificial, ao permitir que essa pessoa acesse um chat e mande sua dúvida, tendo o sistema para analisar a pergunta pronta e direcionar o procedimento. 

Em resumo, é uma estratégia muito eficaz, pois consegue substituir o papel de atendentes humanos, disponibilizando a possibilidade de contato a qualquer momento, 24 horas por dia.

Recomendações personalizadas

Certos sites têm a capacidade de realizar recomendações personalizadas de seus serviços disponíveis, o que pode garantir que o cliente o veja e aumentando as chances de ele adquirir, uma vez que o que for mostrado será similar aos seus gostos. 

Eles são capazes de analisar o comportamento de seus usuários, entender quais são os tipos de categorias que os interessam e fazer recomendações de serviços similares, com maiores chances de eles ficarem satisfeitos com o site. 

A maioria tem como base o big data, que está relacionada à enorme quantidade de dados que as tecnologias conseguem analisar e armazenar todos os dias, utilizando-o para alimentar seus algoritmos com informações que melhoram suas estratégias. 

Dessa forma, ele consegue melhorar seu conhecimento sobre os gostos dos usuários, permitindo criar estratégias mais eficientes. 

Como consequência, eles veem o site com maior satisfação e interesse, uma vez que têm acesso a coisas de seus gostos.

Eles ainda são capazes de incorporar os comportamentos constantes dos usuários com a página, identificando a interação ao longo do tempo e a mudança de procura, melhorando ainda mais a eficiência das indicações.

Por exemplo, um site que vende convites personalizados que indica diversos tipos de modelos que agradam cada usuário de acordo com pesquisas passadas, como desenho de bichinhos, se for pesquisa por crianças antes, utiliza a inteligência artificial para essa tarefa. 

Reconhecimento de voz

Sites com assistentes pessoais ou com chave de segurança o uso da voz, como bancos ou mecanismos de pesquisa, utilizando a inteligência artificial para conseguir entregar o conteúdo pelo qual cada usuário pesquisou por meio da fala. 

Além disso, outros sites conseguem, também, através de uma interação contínua adaptar as suas estratégias, pois adquire mais informações sobre os interesses do usuário, conseguindo tornar o serviço melhor e mais profundo. 

É uma forma de facilitar a experiência do usuário, uma vez que ele não precisa estar dependente das mãos para interagir com determinada página, pois pode falar enquanto realiza outras atividades, sendo algo muito benéfico para eles. 

Para isso, a tecnologia precisa compreender o tipo de linguagem utilizado pelas pessoas, a forma como falam para ter a capacidade de definir o que elas desejam e encontrar em seus dados a melhor forma de ajudá-la. 

Por exemplo, um cliente que deseja pesquisar por um local de reparo Iphone nas plataformas de busca, mas não consegue digitar porque seu celular quebrou, ele pode usar a fala, permitindo que o site disponibilize opções de serviço de acordo com os desejos. 

Segmentação do público

Por fim, uma outra utilidade da inteligência artificial para um site é a capacidade de segmentar o público, algo muito eficiente para as estratégias de marketing funcionarem com qualidade e eficácia. 

Cada vez mais empresas passaram a criar campanhas destinadas a um público específico que elas sabem que será capaz de ajudá-las a alcançarem seus objetivos. 

Essa inteligência, então, consegue identificar o comportamento de cada usuário, criando uma personalização do algoritmo e desencadeando ações específicas para cada situação desejada.

Por exemplo, a inteligência de uma empresa que percebe que parte do seu público se interessa mais pela sua área de papelaria.

Portanto, envia um e-mail de cupom de desconto para o bloco de pedido personalizado que vende, segmentando seus clientes. 

Dessa forma, ela consegue criar estratégias que afetarão um grupo específico e que tem maiores chances de adquirir determinado serviço, melhorando o desempenho da empresa e do site. 

Impacto dessa inteligência nos usuários

Nas empresas já foi entendido como a inteligência pode impactar, mas no que se refere aos usuários, os impactos podem ser um pouco diferentes, como os abaixo:

  1. Atendimento disponível a qualquer momento que precisar;

  2. Contato rápido com a empresa;

  3. Otimização do tempo para tirar dúvidas;

  4. Otimização do tempo para realizar compras;

  5. Facilidade para encontrar o que deseja;

  6. Acesso a opções similares aos seus gostos;

  7. Recebimento de informações sobre conteúdo que lhe agrada.

Portanto, essas são algumas das vantagens que o uso da inteligência artificial pode proporcionar aos usuários, sendo, muitas vezes, um fator decisivo na escolha de site de uso e consumo. 

Conclusão 

A inteligência artificial já faz parte do dia a dia das pessoas e possibilita que a sua vida corrida e cheia de atividades seja facilitada. 

Além disso, ela permite que as empresas consigam realizar os seus trabalhos de forma mais efetiva e menos desperdício. 

Ressaltando que ela funciona de diversas formas, podendo otimizar o trabalho, mostrar conteúdo de interesse com um banner personalizado para cada usuário ou apenas colhendo informações de interesse. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Top