Descubra 5 novas maneiras para conquistar backlinks para o seu site

Descubra 5 novas maneiras para conquistar backlinks para o seu site

Categoria: Notícias

19/05/2022 às 13:24

Os backlinks são links provenientes de outros sites que direcionam os usuários para a sua plataforma. Conquistar esse recurso é muito vantajoso porque é uma forma de aumentar as visitas de maneira orgânica, e ainda conquistar autoridade na internet.

Tal como a publicação de uma maquiadora no blog inclui um link que direciona os seus leitores para o site de uma marca de maquiagens.

Quando o visitante estiver lendo o conteúdo, pode navegar pelas páginas da empresa para conhecer um pouco mais sobre seus produtos e serviços.

No entanto, os donos de sites não devem apenas buscar soluções para aumentar o número dessas menções.

Isso porque o Google percebe quando o site de origem não tem boa qualidade, o que acaba prejudicando a página de destino. Em outras palavras, mais do que conquistar backlinks, é necessário que eles tenham qualidade.

Portanto, para começar, comece mostrando que seu site possui um diferencial, a partir de pontos de interesse, como:

  • Autoridade no mercado;

  • Conteúdos informativos;

  • Oferta de produtos e serviços de qualidade;

  • Pesquisas e dados relevantes.

Também é necessário ter em mente a necessidade de atrair o público certo para a plataforma, ou seja, receber visitas de pessoas realmente interessadas em suas soluções.

É pensando nisso que, neste artigo, vamos explicar a relevância dos backlinks, seus impactos para o ranqueamento do site e como conquistá-los. Confira!

Importância dos backlinks

Os backlinks funcionam como uma referência, por isso, se um site de qualidade gera links que direcionam os usuários para a sua plataforma, o Google vai confiar mais nos seus materiais.

Eles não influenciam apenas a autoridade da página e do domínio, mas também acabam impactando a aquisição de tráfego de referência, fortalecendo a marca e ajudando a construir relacionamentos.

Imagine, por exemplo, que o site de um fabricante de caneca personalizada empresa conquista um link da maior companhia de cerâmica do país. Certamente, vai ganhar mais autoridade porque o Google confia na página que fez a menção.

Tanto é que a empresa de cerâmica está sempre entre os três primeiros resultados de pesquisa nos buscadores. Justamente por isso, acaba recebendo uma grande quantidade de visitas e boa parte delas vai visitar o link mencionado.

Muitas pessoas que não conheciam a marca passam a conhecê-la, o que ajuda a conquistar parcerias e novas oportunidades de vendas. Com base nesse exemplo, já deu para entender a importância dessa estratégia.

Impactos dos backlinks no ranqueamento

Quem quer garantir o sucesso das estratégias de marketing digital precisa investir nos backlinks de qualidade, pois é como se uma empresa estivesse recomendando o seu canal para os visitantes dela.

Esta é uma das principais estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e que cada vez mais ganha destaque pela capacidade de melhorar o posicionamento nos motores de busca.

Por meio deles, é possível aumentar a autoridade da página, tendo em vista que um dos critérios que o Google considera na hora de avaliar a autoridade do site é a quantidade de links que ele recebe de outras páginas.

O maior buscador do mundo entende que quando o site de uma empresa de impressão de cartão de visita na hora recebe um backlink, possui um voto de confiança em relação aos seus conteúdos.

Uma página com boa autoridade também tem um bom posicionamento nos resultados de busca, e a empresa passa a ser vista como líder em seu segmento.

Outras estratégias de marketing digital que se destacam muito é o guest post e as ações de co-marketing, e elas também ajudam a conquistar esses links.

O negócio tem a oportunidade de construir relacionamentos com outras empresas do mesmo setor e que oferecem produtos e serviços complementares, como no caso de uma loja de suplementos alimentares e uma academia.

Os backlinks melhoram o posicionamento nos resultados de busca, portanto, seu site receberá mais visitas. Além de aumentar o tráfego de maneira orgânica, também aumenta o tráfego de referências, uma fonte muito importante para o marketing digital.

Logo, uma clínica de exame demissional motorista precisa do tráfego de referência porque não pode depender exclusivamente do Google, tendo em vista que existem mudanças constantes em seu algoritmo.

As companhias precisam variar as estratégias para atrair diferentes origens de tráfego, e aumentar as visitas por meio dos backlinks traz mais credibilidade para o conteúdo.

Por fim, essa prática acaba por melhorar o custo-benefício dos investimentos em marketing digital, sendo uma estratégia mais barata do que os links patrocinados, que dependem de investimentos constantes para gerar tráfego.

Diante de tantos impactos positivos no ranqueamento, é natural querer saber como conquistar backlinks para a sua página, e existem muitas formas de fazer isso.

Como conquistar backlinks?

Até aqui, você entendeu a importância dessa estratégia para o site do seu negócio. Agora, é o momento de descobrir como conquistá-la. Algumas dicas são:

1.    Encontrar páginas quebradas

Essa estratégia consiste em encontrar páginas com links externos que direcionam os visitantes para páginas inexistentes ou quebradas.

Elas costumam apresentar erros como o 404 ou oferecem um conteúdo alternativo que nem sempre é bom, dessa forma, é possível construir links de qualidade.

Supondo que o conteúdo seja sobre exame t3 livre, a clínica que deseja substituí-lo precisa apresentar um conteúdo semelhante ao que estava vinculado ou prepará-lo o quanto antes.

Essa estratégia pode trazer resultados surpreendentes, tendo em vista que, muitas vezes, os usuários do site que gerou o link não estão se beneficiando com uma página quebrada.

Assim, seu site consegue ajudar o desenvolvedor a resolver um problema e ainda sugere uma substituição relevante para ele.

2.    Criar conteúdos ricos e relevantes

Ter um material de qualidade no site é uma necessidade para se posicionar como autoridade no mercado e ter mais credibilidade perante o público.

O marketing de conteúdo surgiu porque as pessoas buscam informações de valor o tempo todo, e mais do que beneficiar a sua empresa dessa forma, também é uma maneira de conquistar backlinks.

Na hora de escrever sobre assuntos relacionados ao seu mercado, como lavagem de epi, lembre-se de se aprofundar.

Em outras palavras, não se contente com materiais medianos e lembre-se de que eles podem assumir diferentes formatos, como os textos e imagens, áudios, vídeos e infográficos.

Quem quer conquistar backlinks precisa desenvolver uma excelente abordagem, pois somente dessa forma vai receber links de referência de páginas igualmente relevantes.

3.    Fazer parcerias

Uma plataforma e-commerce que vende produtos de outras marcas tem a oportunidade de conquistar links confiáveis para seu site.

Tanto é que muitos fornecedores contam com uma página que orienta os visitantes sobre locais onde eles podem comprar seus produtos.

O fabricante indica sites e estabelecimentos onde os consumidores podem adquirir as mercadorias, e esta é uma excelente oportunidade de ganhar um link.

Da mesma forma, uma empresa de limpeza de estofos de carros pode indicar produtos para seus visitantes, por meio de links que mencionam algumas marcas.

Faça uma lista de todos os seus fornecedores e verifique quais deles possuem páginas indicando revendedores. Se perceber que não está na lista, proponha uma parceria.

Entre em contato com a empresa e compartilhe a sua página, pois com certeza é do interesse dos fornecedores indicar mais lugares que vendem seus produtos.

4.    Criar links para outros sites

Esta é uma excelente estratégia para aumentar as chances de conquistar backlinks, mas quando você vincula um material de qualidade como referência para seu conteúdo, o autor vai descobrir sua existência.

Muitos costumam retribuir a menção, fazendo novas menções em links futuros. Mas lembre-se de que essa alternativa pode levar um tempo, de qualquer forma, os resultados são promissores.

5.    Investir em links de associações comerciais

Quando o consumidor pesquisa sobre piso pavifloor preço, tem a oportunidade de comprar em diferentes estabelecimentos e muitos fazem parte das associações comerciais.

Se o seu negócio também pertence a uma delas, como a Câmara do Comércio ou qualquer outro órgão especializado, também pode aproveitar essa oportunidade para ganhar links.

O esquema funciona quase da mesma forma para obter links de fornecedores. Faça uma lista das associações às quais você pertence e procure pela página “membros” ou “associados” de seus sites.

Se uma empresa de manutenção de celular lauro de freitas for membro, mas não estiver listada, pode entrar em contato com a associação e perguntar como aparecer na lista.

Se quiser, também pode procurar as organizações de maneira mais ativa, indo diretamente onde ela está localizada e procurar pelo setor que cuida dessa parte.

Considerações finais

Existe uma disputa muito grande para aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa, afinal, é a melhor maneira de aumentar o número de visitantes e se tornar uma autoridade naquilo que faz.

Uma das estratégias mais eficientes para isso é o backlink, onde a sua marca é mencionada por empresas e sites de confiança, por meio de links que direcionam os visitantes para seu portal.

Existem muitas maneiras de conquistar essa estratégia, e com as dicas que demos aqui, certamente o seu negócio terá muito mais chances de conquistar links.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Top