Extensão de sitelink: Descubra como funciona e o impacto positivo para sua estratégia.

Extensão de sitelink: Descubra como funciona e o impacto positivo para sua estratégia.

Categoria: Notícias

19/05/2022 às 13:04

Há diversas ferramentas presentes na internet que ajudam o usuário navegar pelos sites de forma mais otimizada e que também geram métricas mais assertivas para as estratégias de comunicação, e a extensão de sitelink é uma delas.

Ganhando destaque no universo digital e, principalmente, com aqueles que desejam melhorar seus anúncios e o SEO da página, o sitelink é uma ferramenta muito comum atualmente e que vem gerando diversos benefícios.

Todo mundo certamente já se deparou com um sitelink naquele momento em que estava fazendo uma pesquisa. Por exemplo, quem buscou por braço robótico industrial deve ter encontrado uma página em que aparece esse tópico e o site em que ele está presente.

Essa busca mais otimizada não é benéfica apenas para o usuário, mas também para o proprietário do site, que poderá investir em anúncios e ter um melhor faturamento com eles.

Contudo, antes de saber como ocorre essa melhora na monetização dos anúncios, primeiro é preciso entender de maneira integral o que é essa ferramenta, como utilizá-la e todas as suas vantagens.

Extensão de sitelink: do que se trata?

Quando um usuário pesquisa por um tema e aparece um site com sub-listas que são clicáveis, esses tópicos tratam-se do sitelink, que é uma ferramenta promovida pelo próprio Google para melhorar a experiência dos usuários na plataforma.

Em alguns casos, a pessoa que está navegando não deseja ver a página inicial do site, mas sim os tópicos que estão dentro dele.

Vamos supor que procurando por uma página de revendas alguém queira ir diretamente para a aba esteira residencial usada. Assim, esse direcionamento pode ocorrer exatamente na hora da pesquisa, levando o usuário a um resultado mais preciso.

Ou seja, a função do sitelink é ranquear os links mais acessados ou mais importantes para que eles sejam clicados já no momento da pesquisa.

Surgindo em 2005, mas ganhando força e popularidade apenas em 2007, a extensão de sitelink precisa ser implementada por quem entende de otimização de site, pois nem sempre está acessível para todos os usuários.

Tal alcance só ocorre quando o site é bem estruturado, já possui um certo tempo desde a sua criação e que faz uso de ferramentas de SEO. Quando esses elementos não estão presentes na página, é provável que o Google barre a visualização dessa ferramenta.

Afinal, a empresa só deseja mostrar para os seus usuários o sitelink quando há relevância para esses navegadores e também quando os resultados mostrados são pertinentes.

Assim, quem deseja implementar a extensão de sitelink precisa apostar em uma estratégia voltada diretamente para aperfeiçoar a página para os algoritmos do Google.

Vamos supor que uma empresa de pasta de papel personalizada tenha criado um site e está o alimentando com as informações corretas. Porém, mesmo assim não possui sitelinks na hora em que o seu nome é pesquisado na plataforma de busca.

Isso ocorre devido a duas situações: primeiro, quando o site foi desenvolvido, não houve a construção de uma estrutura em que é possível que os algoritmos encontrem os sitelinks. Depois, os sitelinks que foram detectados pelo Google não são importantes.

A definição dessa relevância, ou seja, se são importantes ou não, vem da própria plataforma que analisa com precisão o que o usuário deseja encontrar.

A importância de investir em sitelinks

Com vantagens tanto para os usuários quanto para quem alimenta um site, essa ferramenta possibilita, além da economia de tempo durante a pesquisa, uma série de benefícios, como:

  • Melhora na taxa de cliques;

  • Desenvolvimento de credibilidade;

  • Aumento da consciência da marca;

  • Melhor navegação na página.

Assim, independente de qual seja o segmento de atuação, como serviços de limpeza de carpete residencial, agência marketing digital, roupas plus size ou qualquer outra área deve investir neste instrumento. 

1 - Taxa de cliques 

Conhecida como CTR, a taxa de cliques, juntamente com o ranking no Google, são muito importantes para aumentar o tráfego orgânico, ou seja, aquele que não teve investimento monetário.

Assim, quem deseja melhorar esse fluxo deve obter os sitelinks, pois de acordo com um estudo, os três primeiros resultados que aparecem no momento da busca refletem 55% de todos os cliques, situação que torna-se ainda mais intensa com a extensão de sitelinks.

Já que quando uma página faz uso dessa ferramenta e aparece logo no início da pesquisa tem 20% de cliques adicionais, o que representa um crescimento expressivo.

Dessa forma, um site de limpeza de carpete empresarial que possui sitelinks consegue ter um melhor fluxo em sua página, o que significa aumento de autoridade e maior geração de leads, que são os clientes em potencial.

2 - Maior credibilidade

É impossível negar que na internet existem sites de todos os tipos, especialmente aqueles que não são confiáveis e que podem acabar roubando os dados dos usuários.

Há alguns mecanismos para saber se uma página é confiável ou não, e um deles são os sitelinks, afinal, essa ferramenta só é fornecida pelo Google, que desenvolveu uma análise sobre o site para saber se aquelas informações estão corretas.

Assim, quando o usuário pesquisar por uma empresa de laudo de vistoria ecv, irá encontrar a página com os sitelinks e, com isso, saberá que os seus serviços são de confiança.

3 - Consciência de marca

Como a ferramenta mostra logo de cara os produtos ou serviços da marca, o usuário não precisará entrar no site para conhecê-la melhor, pois já conseguiu ter uma compreensão do que é oferecido já no momento da pesquisa.

4 - Navegação na página

Outro ponto positivo que a ferramenta possibilita é que os usuários tenham uma visão mais abrangente dos recursos que estão disponibilizados no site, como o blog, galeria de imagens, redes sociais, e-books e tantos outros itens que podem não serem vistos.

Com isso, o sitelink já dá uma prévia do que esse navegador irá encontrar a partir do momento que clicar na página.

Utilizando a extensão de sitelink

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o sitelink é totalmente gratuito e que qualquer pessoa pode adicioná-lo em seu site. No caso dos anúncios, ou seja, a extensão de sitelink, o valor cobrado continuará apenas para quem o visualizou.

Isto é, mesmo que o usuário clique em vários links, quem investiu no anúncio pagará apenas uma vez. lavagem de sofá a domicilio, por exemplo, poderá ter vários links disponíveis, mas o investimento será único.

Para fazer uso da extensão de sitelink, basta apenas escolher em qual ponto ele será utilizado, se será na conta, nos anúncios, na campanha e depois selecionar os textos e as páginas que serão mostradas para o usuário.

Nessa etapa, em alguns casos o próprio Google acaba dando uma ajuda e seleciona as descrições da página que irão ser utilizadas.

Após esse processo, as extensões serão mostradas em formato de anúncio nos resultados do Google, promovendo um melhor caminho para o usuário acessar o site.

Atualmente, é possível inserir até 20 links de site em cada campanha criada, com o número máximo de 25 caracteres para o título. 

Dessa forma, quem incluir a extensão em sua estratégia de divulgação não terá apenas um melhor alcance, mas também receberá informações mais precisas e métricas sobre o anúncio, elementos cruciais para saber se a campanha atingiu ou não o objetivo.

Esses dados que são fornecidos mostram como está sendo o processo de conversão e ajudam, com o auxílio do Google Analytics, no acompanhamento da campanha, sendo essenciais para a elaboração de novos objetivos e conhecimento do público-alvo.

Entretanto, para que esses quesitos sejam conquistados, é preciso investir na construção de uma boa extensão, processo que pode ser feito por meio de algumas dicas.

Primeiro, a extensão deve levar o usuário para as páginas mais importantes do site, aquelas que possuem as informações que ele precisa para continuar consumindo o conteúdo e sentir necessidade de adquirir o serviço ou produto.

Em seguida, apostar nas palavras-chave também é essencial, pois são elas que irão chamar a atenção de quem está navegando. 

Assim, uma empresa que oferece impermeabilização de telhado de amianto deve utilizar palavras-chave similares ao serviço.

Por fim, a descrição da extensão precisa ter informações relevantes sobre o site e serviço que está sendo oferecido. É crucial que esses dados deixem o usuário situado sobre o site que ele irá acessar e o que de fato irá encontrar.

Essa precisão evita a fuga do cliente e também que o anúncio pago não tenha o retorno esperado.

Considerações finais

Apesar da capacidade de ser feito por qualquer pessoa, o mais indicado é que o proprietário do site contrate um profissional especializado para a criação da extensão de sitelink, pois ele saberá aproveitar todos os recursos da ferramenta, promovendo um melhor alcance.

Com um site otimizado e extensão de sitelink adequada, o empreendimento poderá ter um grande destaque na internet e atrair mais clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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