Segmentar sites: Como fazer isso no seu?

Segmentar sites: Como fazer isso no seu?

Categoria: Notícias

26/11/2021 às 16:17

Nesse universo, a importância de saber como e por que segmentar sites é algo que vai além do que muitos imaginam em um primeiro momento.

Pois, vivemos a era da customização e da personalização dos serviços, produtos e soluções comerciais como um todo. 

De fato, hoje as novas gerações simplesmente querem alternativas que sejam feitas de modo especial para elas. 

Isso vale na hora de montar um lanche ou um prato do modo como ela preferir, assim como vale em termos de interação com sites e conteúdos digitais.

Basta imaginar o caso de uma empresa especializada em contabilidade, que precisa marcar presença nas redes sociais como maneira de humanizar sua marca. Ali ela aplica uma linguagem mais informal, que aproxima a marca do seu público-alvo.

Outro exemplo são os chatbots e a Inteligência Artificial como um todo, que também estão aí para garantir que o visitante de um website ou o usuário de qualquer plataforma simplesmente tenha uma experiência única e memorável.

Neste contexto, a pior coisa que uma marca pode fazer é ignorar essas tendências e sair agindo de qualquer modo, seguindo apenas um “feeling” ou aquela falsa convicção que alguns sócios e gestores têm, de que conhecem seu público.

Na verdade, é preciso racionalizar esse esforço, como uma firma que faz entrega via motoboy, e vai precisar fazer pesquisas de mercado, benchmarking e até mesmo tentativa e erro, até pegar o ponto exato da própria identidade perante a clientela.

Também é aí que surge o recurso da segmentação do site, que se baseia em estratégias muito específicas voltadas para o filtro do que cada cliente vai visualizar ou receber. 

Por isso decidimos conceber este texto, com conceitos básicos e conselhos práticos.

Um ponto muito importante é justamente o de trazer exemplos práticos e concretos, para que cada empresário ou gestor consiga visualizar a aplicação da estratégia em seu próprio negócio, sem ficar em generalizações que só prejudicam.

Também assim, um ponto muito interessante desse tipo de segmentação de sites é que hoje essa frente está tão avançada que já pode ajudar empresas de qualquer ramo, seja como uma fábrica do setor industrial ou uma firma de endereço comercial virtual.

Por isso mesmo, se o seu interesse mais genuíno e imediato é entender de uma vez por todas como medidas simples podem aumentar e muito a assertividade do seu site, captando cada dia mais leads e mais clientes, então basta seguir adiante na leitura.

Do que se trata, afinal?

Ao falar sobre comportamento humano estamos lidando com uma das dimensões mais complexas da vida. 

Por isso mesmo, aqui o marketing pede ajuda para a Psicologia, tanto que o nome técnico do que estamos falando é “behavioral targeting”.

Sendo que a primeira palavra remete a tudo o que seja behaviorismo, que nada mais é do que uma escola psicológica focada no comportamento humano. 

Ao passo que targeting quer dizer algo como acertar o alvo, aqui no sentido comercial do termo.

Sendo assim, com isso uma empresa de controles patrimoniais consegue entender melhor os tipos e grupos de pessoas que possam ter interesse em sua solução.

Deste modo, se antes as marcas eram obrigadas a anunciar na televisão ou distribuir panfletos, sem saber qual era a assertividade daquela ação e quantos indivíduos vão consumir sua propaganda sem ter o perfil para isso, atualmente a coisa mudou e muito.

No marketing digital é possível atingir níveis incríveis de segmentação e assertividade quando o assunto é comunicação com o cliente. 

Lembrando que há vários tipos ou modos de segmentar, tais como:

  • Segmentação de marketing;

  • Segmentação de público;

  • Segmentação de mercado;

  • Segmentação de e-commerce;

  • Segmentação nos buscadores;

  • Segmentação nas redes sociais,

  • Segmentação no website.

Naturalmente, algumas dessas divisões simplesmente se complementam ou são uma subdivisão de outras que abrangem as demais, como é o caso da segmentação de marketing, que abarca todas as outras, indo além de cada uma delas.

No caso da segmentação de website que vamos analisar aqui, trata-se de segmentar a plataforma digital da própria da marca, seja um website institucional, um blog ou uma loja virtual, que é bem diferente de um marketplace, por exemplo.

O papel do analytics

Primeiramente, não é possível falar sobre segmentação sem falar no poder que as plataformas de analytics desempenham no universo digital hoje em dia.

O que elas fazem é justamente escanear os bastidores do desempenho de um website. 

Neste sentido, engana-se muito quem pensa que para marcar presença digital basta subir o domínio e deixá-lo no ar, o que na verdade não é mais que o primeiro passo.

Depois, é preciso começar a observar o desempenho das páginas, por meio de insights analíticos, métricas e toda uma rede de monitoramento.

Assim, uma empresa de software de gestão comercial consegue investigar números como o de bounce rate, que é a taxa de rejeição do site. 

Portanto, a taxa de pessoas que abriram o portal, mas permaneceram poucos segundos nele e não viram outras páginas.

Basicamente, essas pessoas não estão interagindo com a sua proposta, então tem algo de errado aí, ou o texto e as imagens não estavam bem realizados.

Outra possibilidade é que aquela pessoa não tinha perfil para sua empresa, portanto foi parar ali por algum equívoco.

Basta dar este exemplo para começar a ficar claro como as possibilidades de interação da marca com o público é algo infinito. 

Daí a necessidade de utilizar softwares, plataformas e até aplicativos de analytics, como modo de racionalizar e automatizar o processo.

Adiante aprofundaremos o próprio bounce rate e as demais estratégias de segmentação. Só o que precisa ficar claro desde já é o papel que os programas e até a Inteligência Artificial desempenham no dia a dia do marketing.

Mais sobre o bounce rate

Já entendemos do que se trata essa métrica, mas os desafios para diminuir a negatividade da taxa é algo que passa por muitas e muitas estratégias.

A primeira delas consiste em segmentar seu site por meio de uma gestão bem feita das palavras-chave, que são as keywords principais do seu segmento.

Assim, quando o cliente em potencial pesquisa algo como banners personalizados, ele vai encontrar sua página. 

Portanto, fazer um estudo das melhores palavras permite que apenas as pessoas interessadas entrem em sua plataforma digital. Isso já vai diminuir e muito a taxa de rejeição. 

Depois, você precisa otimizar suas páginas, formatando cada uma conforme as regras de SEO (Otimização de Páginas para Motores de Busca), assim o leitor tende a gostar mais do seu conteúdo.

Ele seguirá padrões de títulos, parágrafos curtos, fotos de alta qualidade, listas e tópicos educativos, infográficos e tudo o mais que torna agradável consumir seu conteúdo, o que gera mais tempo na página e maior engajamento.

Conteúdos e afinidades

Além da taxa de rejeição, da duração da visita e do engajamento real, você precisa segmentar seu site por meio dos conteúdos e da afinidade do seu público-alvo.

Hoje as melhores plataformas de analytics e de segmentação oferecem dados cada vez mais detalhados, como sobre os conteúdos e o mapa de navegação dos usuários.

O próprio Google, que é a maior plataforma de analytics do mundo, oferece isso com base no fluxo de visitantes e nos rastros que eles deixam.

Assim, ao entrar em uma página de banner azul uma pessoa pode clicar em um link que explica melhor como funcionam também as faixas, placas e a instalação desses recursos na fachada de uma loja física.

Também é possível pesquisar conteúdos a serem gerados por afinidade. Por exemplo, os snippets do Google, que nada mais são do que as perguntas mais comuns em torno de uma palavra-chave, o que ajuda a criar páginas e conteúdos bem mais assertivos.

Isso permite que seu marketing se torne adaptável, de maneira que a segmentação do site passa a ser feita com base em dados reais e concretos, já não com base no “achômetro”.

Sobre os testes A/B

Por fim, não é possível falar sobre segmentação de sites sem mencionar os testes A/B, que são o suprassumo das métricas e das análises.

Aqui, em vez de analisar campanhas e ações empreendidas em si mesmas, você vai criar duas variações para o mesmo conteúdo, a fim de compará-los.

Assim, entre a página A e a B a respeito de um letreiro de loja, certamente uma terá melhores taxas de permanência, de engajamento e de resultados gerais.

Ao descobrir isso, com o tempo você vai declinando e descontinuando o que não traz resultados, ao passo em que foca naquilo que já se provou eficiente.

Considerações finais

Portanto, a segmentação de um site é algo que passa pelo esforço de segmentar também o público, as campanhas e o seu marketing como um todo.

Com isso, qualquer website se torna mais eficiente e assertivo, seja um blog ou uma loja virtual. Com as informações essenciais e as dicas práticas dadas aqui, fica mais fácil e até mais seguro entrar nesse universo, extraindo dele o que há de melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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