Como aumentar as avaliações positivas do seu e-commerce?

Como aumentar as avaliações positivas do seu e-commerce?

Categoria: Notícias

30/10/2021 às 13:23

É essencial, para que um e-commerce ganhe destaque, a presença de avaliações positivas sobre o seu serviço.

Uma vez que ele está inserido em um ambiente de muitas dúvidas para o consumidor, necessitando de uma base. 

Qual a importância desse feedback positivo?

É preciso ter em mente que quando se tem um e-commerce, os compradores não têm acesso ao produto de forma concreta ou à loja em si, o que gera um cenário de muitas dúvidas, pois ele não tem certeza da qualidade daquilo. 

Por exemplo, quando um usuário entra em um site de avaliações patrimoniais, por mais que ele veja que o design é profissional e mais, ele não tem certeza ainda se aquela empresa é compatível com ele ou não. 

Sendo assim, eles precisam encontrar formas de identificar se a compra vale a pena ou se ele deve buscar por esses recursos em uma outra loja. 

Uma delas é por meio das avaliações positivas de outras pessoas que compraram. 

Nesse contexto, torna-se importante analisar os impactos positivos que possuir esse feedback bom no site pode proporcionar para a empresa. Logo, segue a análise dos principais.

Desencadeia novas compras

A partir do momento que um novo consumidor entra em um site por acaso, ele não tem certeza de que a página é confiável, nem que os produtos são da qualidade que ele deseja, o que causa um cenário de insegurança e dúvida sobre comprar. 

Dessa forma, ele precisa encontrar alguma forma de identificar se deve comprar, alguma coisa que consiga o convencer de que é um bom negócio, como a recomendação positiva de uma pessoa que já adquiriu o produto ou serviço oferecido. 

Por exemplo, se um usuário pesquisa em um buscador por empresa de comunicação visual, ele irá se deparar com diversas opções, cada uma com suas características. 

Ao escolher um site para acessar, ele precisa entender se é a escolhida ou se deve ver outra.

Se ele se deparar com vários comentários dizendo que o serviço foi impecável e que a qualidade era enorme, é criada uma maior tendência de ele adquirir daquela empresa, pois outras pessoas testaram e recomendaram. 

Portanto, ter comentários positivos no site faz com que a segurança do novo visitante seja aumentada em relação àquela marca, consequentemente, há um aumento do número de vendas e de novos clientes.

Melhora no SEO

SEO ou Search Engine Optimization, traduzido para Otimização dos Motores de Busca, é uma estratégia que tem como objetivo melhorar o ranqueamento de uma página nos mecanismos de pesquisa. 

Isto é, quando um usuário pesquisar por “programa para gestão financeira” no buscador, a empresa relacionada que investiu em SEO de qualidade aparecerá entre os primeiros resultados, aumentando o tráfego e os resultados. 

Se um e-commerce possui avaliações positivas em seu site, os motores de busca entendem que aquela página é de qualidade e irá ajudar os seus usuários, então, ela o coloca mais acima nos resultados de pesquisas.

Isso devido ao fato de que essas recomendações garantem maior relevância e confiabilidade na empresa, em geral. 

Dessa forma, torna-se uma forma de se destacar frente aos concorrentes. 

Assim, se duas empresas vendem os mesmos serviços de comunicação visual pelo mesmo preço, a página de busca dará o destaque para aquela possuir um número maior e de melhor qualidade de avaliações, pois entende que há maior credibilidade. 

Possibilitador de compreensão do negócio

Quando um e-commerce possui diversas avaliações positivas, é permitido à empresa o acesso a uma forma de entender o seu negócio e seu desenvolvimento em geral, conseguindo identificar que suas estratégias estão sendo bem-sucedidas. 

Sendo assim, se uma marca de assessoria empresarial possui várias pessoas comentando que gostaram do trabalho e que se sentiram satisfeitas, ela consegue entender que as estratégias que está aplicando estão sendo de qualidade. 

Portanto, basicamente, surge como um parâmetro para compreensão da qualidade do que ela está trabalhando e como isso tudo vem afetando os seus compradores, um termômetro de seu desempenho. 

Nesse caso, se, após a criação de um novo design do site, ela percebe que suas avaliações estão mudando de positivas para negativas, ela consegue adaptar tudo de novo e garantir uma melhora contínua. 

O que fazer para aumentar as avaliações?

Portanto, como já há conhecimento da importância de ter um número considerável de avaliações em um e-commerce, serão listadas diferentes formas de fazer o número de avaliações positivas aumentar no site.

  • Peça diretamente que realizem a avaliação;

  • Ofereça avaliação em diversas plataformas, como as redes sociais;

  • Faça questão de agradecer pela ação;

  • Garanta que os funcionários entendem essa importância;

  • Faça pesquisas;

  • Conheça o público.

Essas são apenas algumas das ações que podem ser realizadas para aumentar a quantidade e qualidade das avaliações do e-commerce. 

Contudo, segue a análise mais aprofundada de outras ações importantes.

Faça questão de escutar os clientes

O primeiro passo para conseguir aumentar o número de avaliações positivas de uma página é fazer questão de ouvir o que os clientes ou visitantes têm para falar e suas opiniões, uma vez que, para que esse número suba, é necessário que eles se sintam satisfeitos. 

Isto é, o cliente só irá deixar uma avaliação positiva se se sentir satisfeito com o serviço ou produto que consumiu daquela empresa, então é imprescindível que ela esteja constantemente acompanhando seus desejos e necessidades. 

Dessa forma, ela é capaz de melhorar exatamente nesses pontos que incomodam os consumidores ou que eles sentem falta, o que, consequentemente, irá aumentar a satisfação deles e o número de avaliações boas. 

Por exemplo, uma empresa que faz fachada de loja e vê que os comentários em seu site estão predominantemente dizendo que a comunicação com os clientes está muito demorada. Assim, ela consegue mudar exatamente isso.

Como consequência, esses clientes que estavam incomodados se sentirão ouvidos e satisfeitos com a melhora, garantindo uma avaliação positiva sobre a melhora, garantindo também um relacionamento mais pessoal com eles. 

Garanta uma experiência fácil

É preciso ter em mente que, para que um usuário deixe uma avaliação em um site, ele precisará parar o que estiver fazendo só para entrar no site e dizer que gostou do serviço. 

Portanto, é essencial que esse processo seja algo rápido e fácil de realizar. 

Deve-se garantir que a página não fica aparecendo diversos anúncios, atrapalhando a sua navegação, e que o usuário consiga encontrar rapidamente o espaço que procura para deixar a avaliação. 

Assim, ele consegue deixar uma avaliação boa sem se estressar pela complexibilidade e a empresa sai na vantagem, uma vez que aumentou o número de pessoas recomendando o seu produto ou serviço. 

Por exemplo, para uma marca de automação empresarial é importante que seu website tenha uma seção que aparece logo no topo da página dizendo “Avaliações”, pois irá diminuir o tempo que uma pessoa passa para conseguir escrever o que achou. 

É fundamental destacar a necessidade desse tópico, uma vez que, se o processo for muito complicado ou demorado, há grandes chances de desistência por parte do usuário, o que faz com que ele não complete a recomendação e os resultados não mudem.

Ofereça uma recompensa em troca

Uma outra opção de garantir uma avaliação sobre o seu negócio é a partir do oferecimento de uma recompensa pelo comentário publicado, como forma de incentivo e de reciprocidade como persuasão. 

É possível realizar isso com cupons de desconto ou participação em sorteios de produtos da loja para aquelas pessoas que depois de testarem, deixam uma recomendação no site do e-commerce. 

Por exemplo, uma empresa que faz fachada comercial moderna pode oferecer após a compra por e-mail um cupom de 10% de desconto na próxima contratação do serviço se o usuário deixar sua opinião sobre o serviço.

Deve-se lembrar que esse impulso para avaliação não deve ser visto como um prejuízo para o negócio, uma vez que os benefícios gerados pelo cumprimento da ação são significativamente mais importantes.

Além disso, essa quantia gasta com estímulo poderia ser convertida rapidamente, devido ao fato de as vendas aumentarem logo em um primeiro momento graças a mais pessoas recomendando aquele serviço. 

Conclusão

Em suma, as avaliações positivas são, muitas vezes, pontos decisivos para que um consumidor compreenda se deve comprar daquela empresa ou se precisa procurar outra que atenda os seus desejos e interesses de maneira mais assertiva.

Sendo assim, torna-se essencial que um e-commerce possua avaliações positivas em seu site, desencadeando diversos benefícios e resultados, como o que foi citado ao longo deste artigo, assim como conhecimento sobre como aumentar o seu número. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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