Prospecção de clientes: Qual é o melhor para o seu negócio e como fazer no site da sua empresa?

Prospecção de clientes: Qual é o melhor para o seu negócio e como fazer no site da sua empresa?

Categoria: Notícias

13/09/2021 às 13:38

Prospecção de clientes se refere ao processo de achar clientes em potencial que se adequem ao perfil da empresa e a realizar o primeiro contato para a realização de vendas. 

O objetivo é evoluir os prospects até que eles se tornem consumidores.

Contudo, é importante ressaltar que esse processo fica muito mais voltado para criar um relacionamento com o cliente. 

Por esse motivo, ao invés de apenas tentar vender o seu produto ou serviço, a empresa entrega uma solução aos consumidores. 

Para isso, a empresa precisa conhecer o seu potencial, entendendo suas necessidades, interesses e problemas, permitindo a criação de estratégias que consigam de fato afetá-los e permitindo ajudá-los com eficiência. 

Por exemplo, uma empresa que vende fachada para loja entregará o seu serviço como uma maneira de ajudar os seus possíveis clientes.

Isto é, uma maneira de entregar mais credibilidade e clientes para a sua loja. 

Dessa maneira, o processo de prospecção de clientes engloba diversas etapas, desde pesquisar o comportamento deles até criar uma conexão para entregar um produto como solução, e no final, conseguir gerar vendas e lucro para o negócio. 

O momento de prospecção é fundamental para o desenvolvimento do processo de vendas, pois, é nessa etapa que há um direcionamento deles para a venda, uma vez que já há uma aproximação com a empresa e demonstração de potencial de compra. 

Com isso, ele consegue evoluir o estágio do comprador no funil de venda. É preciso realizar essa abordagem para garantir o amadurecimento deles e a evolução no processo de compra, podendo trocar a empresa por outra da concorrência. 

É fato que uma empresa precisa agir de qualquer forma para garantir a sua evolução, a atração de novos interessados e a realização da compra por parte deles. Isso consegue ser feito por meio da prospecção de clientes. 

Isso porque, por exemplo, um cliente interessado, mas não necessitando, em comprar semijoias finas só irá comprar de fato se ela entender que aquilo pode ser uma opção favorável para ela, processo realizado pela própria empresa, mostrando-se como solução. 

É uma forma de se aproximar do cliente por meio da demonstração de preocupação e de que a empresa se importa com suas necessidades e problemas, instituindo uma relação de confiança e gratidão. 

Como realizar a estratégia

Portanto, existem diversas maneiras para conseguir prospectar clientes, sendo o meio mais utilizado o pelo ambiente digital.

Uma vez que é amplo e consegue afetar diversas pessoas aplicando uma única estratégia. 

Isso acontece devido ao crescimento da internet, tendo cada vez mais pessoas utilizando-a e conseguindo reunir em um só ambiente usuários de todos os lugares, o que aumenta o alcance da empresa e facilita a comunicação com o seu público. 

Faça uso do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se refere à uma estratégia de atrair público criando conteúdo que seja relevante para eles, uma vez que já há conhecimento sobre todas as suas características e interesses. 

Para isso, é aconselhável a criação de um blog ou de um perfil nas redes sociais, pois, assim, consegue-se entregar conteúdo que consiga ajudar o público e resolver os seus problemas. Por isso, eles precisam ser úteis na visão dos clientes. 

Por exemplo, uma empresa de suporte financeiro poderia publicar dicas de organização e controle de documentos, fornecendo um conteúdo que ajuda o público a não perder datas de pagamento e aumentando a divulgação do seu serviço, surgindo como suporte. 

Visando criar um conteúdo que seja realmente de qualidade, é interessante pedir a opinião dos clientes e pedir os seus depoimentos para aumentar a autoridade e garantir que mais pessoas se sintam seguras em comprar daquela empresa. 

Realize parcerias

A realização de parcerias na internet é um recurso muito prático de colocar em prática e consegue melhorar consideravelmente os resultados das empresas, uma vez que há atração de clientes de forma simplificada e sem custo. 

Para isso, duas empresas se juntam por meio de uma campanha ou projeto, com o objetivo de compartilhar os seus públicos, garantindo que mais pessoas as conheçam, trazendo benefícios para ambas.

É importante ressaltar que essa parceria deve ser feita com empresas de nichos e públicos semelhantes, mas que não sejam concorrentes diretos, conseguindo criar conteúdos de promoção para elas, mas sem remover os compradores da outra. 

Por exemplo, uma loja de decoração quarto de bebê menina pode fazer uma parceria com uma influenciadora digital que está grávida, postando sobre conteúdo comum, mas sem afetar os negócios. Assim, elas realizam uma troca de tráfego muito eficiente. 

Tenha um perfil ótimo nas redes sociais

Hoje em dia, a grande maioria da população tem um perfil nas redes sociais e passa uma parcela considerável do dia navegando por elas. 

Sendo assim, as primeiras ações antes de comprar de uma empresa são voltadas para buscar o perfil e avaliá-lo. 

Portanto, é imprescindível garantir presença online naquelas em que há concentração do público relevante para a empresa, sem esquecer do visual personalizado que consiga chamar a atenção dos prospects. 

É imprescindível ressaltar que ter uma conta nas redes sociais só será benéfico se ela tiver constância na publicação de conteúdo.

Uma vez que o cliente desistirá se encontrar um ambiente abandonado e sem informações atualizadas. 

Por exemplo, um cliente interessado em comprar uma camisa polo lisa entrará no perfil de uma empresa e buscará por informações sobre ela, como sua localização, preços e avaliações de outros compradores. 

Para isso, o perfil precisa estar com as informações atuais dela, caso não encontre, ela procurará por uma empresa que sabe que pode comprar sem ter o perigo de perder o dinheiro. 

Faça proveito das datas comemorativas

Uma ótima forma de atrair clientes novos é através da realização de ações especiais durante as datas comemorativas, uma vez que nesse período as pessoas buscam por marcas para comprar, havendo maiores chances de prospecção. 

Algumas datas podem ser:

  • Dia dos namorados;

  • Dia das mães;

  • Black Friday;

  • Dia do consumidor. 

Planejar datas de desconto e promoções consegue ser uma atividade muito mais efetiva, principalmente em momentos em que o potencial de compra é maior. 

Para isso, é preciso analisar o desejo de compra em momentos de acordo com os gostos. 

Por exemplo, uma empresa que vende camiseta personalizada casal seria mais interessante realizar promoções durante o período de dia dos namorados, uma vez que seus produtos tem potencial de venda para as pessoas que se interessam pela ocasião. 

Além disso, a empresa precisa investir em anúncios publicitários nas outras plataformas para divulgar a campanha e conseguir atrair mais pessoas. 

Com a criação de um site

Existem muitas empresas que possuem um site próprio e que preferem utilizar essa plataforma para realizar a prospecção de clientes, possuindo algumas táticas próprias, como as analisadas a seguir. 

Colabora com a experiência do consumidor

Quando um cliente entra em um site é importante que a sua experiência seja facilitada, permitindo que ele consiga realizar a compra de maneira simples, pois gostar do tempo que gastou com uma empresa, aumentam as chances de prospecção e venda.

Por exemplo, se uma empresa vende fachada de loja infantil, seria interessante que o consumidor não tivesse que preencher diversas páginas com suas informações para conseguir comprar, pois, caso contrário, há maiores chances de desistência. 

Usufrua do co-marketing

Usar o co-marketing significa juntar empresas para promover conteúdos tendo custo zero. 

Em sites, isso pode ser feito por meio do uso de links que conseguem gerar tráfego para a página, aumentando o número de visitas e o posicionamento nos mecanismos de busca. 

Além disso, é possível realizar os guest posts, em que há produção de conteúdo por um convidado para o blog de uma empresa que não é a sua, garantindo assim, um material diferenciado e ajudando outras empresas.

Por exemplo, uma empresa de fachada comercial moderna que produz conteúdo para o seu blog pode ter o link de seu site inserido em outros blogs, transferindo a sua autoridade e garantindo que mais pessoas tenham acesso aos seus serviços. 

Utilize a mídia paga

As plataformas de busca são ótimas portas de entrada de clientes para a página de uma empresa, e muitas delas possuem opções de criação de anúncios, promovendo o site, em troca de recursos financeiros.

No entanto, para essa estratégia, é necessário realizar a segmentação correta do público, definindo um bom direcionamento para o seu público-alvo. 

O bom dessa etapa é que ela é muito eficiente e consegue iniciar mesmo com pouca quantidade de recursos financeiros. 

O necessário de fato é conseguir criar um conteúdo e uma preparação de qualidade e que irá funcionar para os objetivos daquela empresa. 

Conclusão

Dessa maneira, é muito importante para as empresas realizarem a prospecção de clientes, conseguindo manter o seu crescimento e desenvolvimento. 

É interessante aplicar essa estratégia tanto nas redes sociais, quanto no blog ou site de uma marca.

Deve-se ressaltar que existem diversas formas de aplicar essa estratégia com qualidade na rotina de marketing da empresa, como foram analisadas as principais dicas durante o artigo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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