Sobrecarga de informações pode atrapalhar os clientes? O que fazer para não acontecer?

Sobrecarga de informações pode atrapalhar os clientes? O que fazer para não acontecer?

Categoria: Notícias

15/03/2022 às 20:57

Para conquistar clientes, as empresas investem em propagandas e ações que chamam a atenção das pessoas para seus produtos e serviços. 

Mas, o excesso pode provocar o que chamamos de sobrecarga de informação. Todas as marcas fazem propagandas de seus produtos e serviços, e elas estão em toda parte. 

Basta o usuário fazer uma pesquisa para que, em questão de segundos, seja direcionado para a resposta que procura.

De certa forma, isso é muito positivo, mas por outro lado, as pessoas se sentem sobrecarregadas, o que pode paralisar os consumidores devido à quantidade de informação na cabeça deles, e isso acontece com mais frequência do que você imagina.

Na verdade, o excesso de informação acontece há muito tempo, mais precisamente desde o Renascimento e durante a Revolução Industrial. 

Entretanto, isso continua acontecendo por causa da internet e não há chances de acabar tão cedo.

Só que as empresas precisam começar a se preocupar com a sobrecarga de informação, pois os consumidores estão sob diversos níveis de estresse e podem desencadear transtornos como ansiedade.

Vamos explicar como essa sobrecarga atrapalha os clientes, de que maneira você pode identificá-la e o que fazer para evitar essa situação.

Como a sobrecarga de informação atrapalha os clientes?

Antes de falar como ela atrapalha os clientes, é interessante compreender seu contexto. Qualquer instituição ou indivíduo que trabalhe com informação de alguma maneira, tanto na internet quanto nos meios tradicionais, deve gerenciar a quantidade de informações.

Aliás, é papel da sociedade fazer esse gerenciamento, para evitar o excesso de exposição a uma quantidade muito grande de informações. 

Podemos consumir conteúdos de todo tipo, por meio de vários canais, como:

  • E-mail;

  • Sites;

  • Blogs;

  • Redes sociais;

  • Aplicativos;

  • TV;

  • Rádio.

E empresas dos mais variados tipos, como uma escola de cursos de inteligência emocional, pode usá-los para divulgar seus produtos e serviços. Essa explosão de informações serve para todas as áreas da vida.

Mas, ela acaba provocando uma sobrecarga, que nada mais é do que um volume excessivo de materiais disponíveis para que a pessoa tome uma decisão, responda uma pergunta, execute uma tarefa, dentre outras necessidades.

Com tantas informações, fica difícil tomar uma decisão e isso pode provocar grandes níveis de estresse e ansiedade. Ao invés de fazer com que a pessoa se decida, ela vai procrastinar, atrasar a escolha e acabar tomando uma decisão de baixa qualidade.

O excesso de conteúdos pode afetar a capacidade do indivíduo em processar dados e tomar decisões compatíveis com suas necessidades.

A sobrecarga de informação desencadeia estresse e ansiedade, e além de afetar os consumidores, pode prejudicar a imagem do negócio.

Quando isso acontece, o cérebro humano perde o poder de processar os conteúdos disponíveis, levando à estafa e impedindo que os clientes tomem uma atitude.

É diferente quando uma pessoa se dirige ao balcão de venda, pois ele está dentro de uma loja e ali vai receber estímulos apenas dela.

Na internet e em outros canais, as informações se misturam, e a entrada constante de informações dificulta a tarefa de armazená-las, já que o cérebro precisa estar em atividade constante.

Se não houver um descanso para a mente, a eficiência cognitiva pode ser prejudicada e a pessoa sente dificuldades de se concentrar naquilo que as empresas propõem. Consequentemente, ele demora para tomar uma decisão e pode nem mesmo se decidir.

Outro impacto da sobrecarga de informações é o desenvolvimento de transtornos de déficit de atenção, fazendo com que os consumidores se sintam esgotados e deprimidos.

Os indivíduos podem se tornar menos produtivos e menos inovadores, apresentar problemas psicossomáticos e afetar até mesmo a saúde física, como interrupções respiratórias.

Se uma empresa afetar os clientes dessa maneira, vai prejudicar sua própria imagem e seus resultados.

Como identificar a sobrecarga de informação?

Existem muitos aspectos que nos ajudam a identificar a sobrecarga de informações, e empresas de todos os tipos, como uma de quadro de gestão, podem avaliar os seguintes pontos:

Não trabalhar com marketing de conteúdo

Se não houver uma boa estratégia de marketing de conteúdo, a marca começa a divulgar informações sem considerar se elas vão ajudar os clientes ou apenas sobrecarregá-los.

Um conteúdo bem elaborado ajuda as pessoas, responde às suas dúvidas, resolve seus problemas e por isso diminui a tensão e a ansiedade.

Não se atentar à qualidade

Quando a empresa não presta atenção na qualidade de suas estratégias, acaba criando conteúdos repetitivos, imprecisos, conflitantes e contraditórios.

Uma empresa de internet trabalha boas estratégias de SEO porque sabe que, além de estar bem posicionada nos mecanismos de busca, precisa orientar o consumidor dentro do funil de vendas e respeitar seu processo de amadurecimento.

Só que a maioria não faz isso, pelo contrário, na tentativa de alcançar o maior número de consumidores, elas mantêm o foco apenas em materiais que aumentam sua visibilidade, sem se preocupar com as necessidades das pessoas.

Incluir dados históricos

Os dados históricos são adicionados na internet para a conveniência dos consumidores, mas mesmo que isso pareça vantajoso, só aumenta a quantidade de informações.

O ideal é que as pessoas façam suas pesquisas para encontrar informações, se realmente acharem necessário, caso contrário, são apenas dados em excesso que se acumulam na mente delas.

Muitos canais de informação

Antigamente, os consumidores ficavam sabendo sobre produtos e serviços apenas pela televisão ou pelo rádio, e mesmo que pudessem ver anúncios no jornal ou nas revistas, nada se compara à quantidade de canais que temos hoje.

Além da mídia impressa e dos canais tradicionais, temos o e-mail, redes sociais, aplicativos, sites e blogs, dentre outros caminhos que cercam os consumidores na internet, onde quer que eles estejam.

Muita acessibilidade

Uma empresa de salas privativas têm muita facilidade para criar e compartilhar conteúdos. Na medida certa, isso é muito bom, mas o excesso também leva à sobrecarga de informações e os efeitos não são bons.

Muitos canais oferecem maneiras simplificadas de divulgar conteúdos na internet e qualquer pessoa pode fazer isso, o que está sobrecarregando a mente dos usuários.

Como evitar a sobrecarga de informações?

Se você não quer colaborar com esse estresse provocado pela sobrecarga de informações, pode investir em algumas práticas simples, mas que fazem toda a diferença. São elas:

Criar o conteúdo certo

Revise e melhore o site institucional do seu negócio, garantindo a quantidade certa de materiais em suas páginas. O ideal é que eles sejam relevantes, mas sem sobrecarregar os visitantes.

Faça como uma empresa de consultoria tributaria e otimize a plataforma para que ela seja fácil de navegar, contendo conteúdos que atendam exatamente às necessidades dos clientes e os ajudem a resolver problemas.

Remover excessos

Faça uma auditoria nos conteúdos da marca e nas ofertas que ela tem feito para melhorar a estratégia. A empresa precisa avaliar o que vem publicando, atualizar seus materiais e investir apenas no que realmente é relevante para a persona.

Feito isso, comece a excluir aquilo que não combina com a empresa ou com as necessidades dos clientes. Aprimore os conteúdos que atendem às necessidades deles, sem sobrecarregá-los.

Investir em técnicas empáticas

Uma empresa de impressão de banners também pode investir em estratégias de marketing mais empáticas. Isso é importante porque o público mais jovem deseja confiar nas empresas e escolhem aquelas que as tratam como indivíduos.

Algumas estratégias de marketing chamam a atenção desse público e fornecem informações valiosas.

Procure descobrir os problemas do público, que tipo de situação pode ser desmembrada e as informações necessárias para resolver este problema.

A companhia deve se colocar no lugar do cliente e tentar enxergar suas necessidades da mesma maneira que ele.

Monitorar o comportamento do visitante

Para saber até que ponto o conteúdo atende às necessidades dos clientes em potencial, procure monitorar o comportamento dos usuários no site.

Será que as pessoas ficam tempo suficiente para ler a página inteira, ou simplesmente a abandona depois de alguns segundos?

Uma empresa de logísticas para ecommerce também pode avaliar se as pessoas estão clicando nos links recomendados ou se envolvendo com o conteúdo de maneira mais profunda.

Pegue todas as informações obtidas para embasar a criação de conteúdo, o modo como constrói o link building, dentre outras estratégias que ajudam a reduzir a sobrecarga de informação.

Considerações finais

Estamos na era da informação, mas isso não significa que as empresas podem sobrecarregar os usuários com propagandas e conteúdos que não resolvem seus problemas e ainda sobrecarregam suas ideias.

Oferecer apenas aquilo que as pessoas realmente procuram é uma maneira de se diferenciar, e mostrar que o foco do seu negócio não é apenas vender, mas também ser útil para os consumidores e ajudá-los de todas as maneiras possíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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